terça-feira, 14 de junho de 2011

Projecto com pernas para andar??

 Em mais um projecto saído do excêntrico Don Panoz, surge este estranho modelo pensado para a participação já nas próximas 24 Horas de Le Mans de 2012.
 Mais se assemelhando a um Formula 1 do futuro, terá ainda este modelo que ser limado de modo a poder contemplar os dois lugares obrigatórios imposto pelos regulamentos de Sport Protótipos.
Eventualmente, também as rodas acabarão por ser forçadas a possuir uma cobertura.
 Já anteriormente outros similares loucos projectos foram levados à praça, mas sempre com resultados duvidosos.
 No entanto este excêntrico milionário americano, já nos habituou a levar à prática os seus inusuais conceitos, nalguns casos até com resultados acima do expectante.
 Outras aventuras de originalidade e revolucionaridade duvidosa, acabaram por levar de vencida os convencionais conceitos. Não foi no entanto o caso deste Lotus 80 em que Colin Chapman levou ao limite do conceito do "carro asa", resultando contra todas as expectativas, num verdadeiro falhanço.
 Mas será que o futuro passará mesmo por aqui?
Em forma de flecha, parece apresentar-se quase como a forma aerodinâmica milagrosa, mas e dinâmicamente? Funcionará??

Duvido!

1 comentário:

  1. Este carro, na sua versão monolugar, entrou no concurso para selecção dos chassis a substituir os chassis da IRL fabricados pela Dallara, que serão substituídos no final do ano. Sem grande surpresa não foi a alternativa seleccionada.

    Surge agora como alternativa biposto, sendo formalmente convidado para participar na maratona de 2012, tal como este ano foi convidado o Oreca de motorização híbrida da Hope Racing.

    Se o desempenho dinâmico nos levanta muitas dúvidas, principalmente devido à extrema falta de largura da via dianteira, num carro cujo ponto forte anunciado é o baixo arrasto aerodinâmico. Poderá atingir valores de velocidade máxima interessantes nas rectas de Mulsanne, mas no resto da pista? Indianapolis, Curvas Porsche, Tertre Rouge?

    Foi entretanto anunciado também, juntamente com o convite do ACO, a equipa que colocará a correr o Delta Wing na prova do próximo ano, nada mais nada menos que a Highcroft, que até há bem pouco tempo era a equipa oficial da Acura/HPD com a qual venceu dois campeonatos da American Le Mans Series.

    O motor deverá ser um 1.6l turbo, com especificações semelhantes aos usados no WTCC e WRC, sendo que se perfilam como possíveis fornecedores a Ford e a Chevrolet.

    Boas corridas

    ResponderEliminar