quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Parecidos, mas diferentes - Wiliams FW07

 O Williams FW07 faz parte das edições para Slot, por parte da FlySlot. Este modelo que teve participações nas edições do Campeonato Mundial de F1 em 1989 e 1990, acabou por permitir neste último ano, a obtenção do ceptro maior ao australiano, Alan Jones.
 Para o Slot, o fabricante espanhol acabou por editar ambas as versões, que numa primeira observação deixará os menos atentos, convencidos de que se trata afinal, do mesmo modelo.
 Mas não, embora detentores duma frente e duma secção traseira em tudo igual, surgem flancos laterais ou pontões sobre os quais funcionava a efeito de asa invertida, substancialmente modificados.
 O modelo de 1979 surge com umas paredes laterais cuja extensão para a retaguarda se eleva consideravelmente já muito próximo da roda traseira.
 Em 1980 este modelo em quase tudo igual à versão que o precedeu, já nos mostra os flancos quase planos desde a frente até ao seu limite mais à retaguarda e cujas paredes laterais já se arredondam na parte mais superior, para o remate com os ditos pontões.
 As duas afiadas pontas existentes até então junto à roda traseira, desaparecem por completo para surgir uma linha mais ténue e arredondada.
 E a FlySlot acabou mesmo por representar estas duas versões.

 Estaremos então perante duas versões de um modelo que, pela arrojada aposta num inovador sistema de ataque pinhão/cremalheira que lhes permitiu uma ímpar fidelização da linha do capôt-motor, se encontram perfeitamente reproduzidos. Esta aposta da FlySlot que não obrigou à deformação da secção traseira pela existência da inevitável cremalheira, não comprovou contudo que dinâmicamente se tenha justificado como válida. No entanto, para os nossos olhos foi uma vitória.
 Nas imagens que aqui se disponibilizam, torna-se mais fácil a observação das diferenças entre os dois flancos.
 Pormenores de somenos importância farão outras diferenças, como é o caso da cor das jantes traseiras, mas de maior ganho em termos visuais, está a pintura da representação da caixa de velocidades que passou a ser na versão de 1980, prateada e não preta como originalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário