quarta-feira, 8 de maio de 2013

A importância das engrenagens

 Um dos aspectos importantes numa prova de slot, é sem dúvida a maneira como se afinam os modelos. Das afinações, a regulação de ajuste entre pinhão e cremalheira pode ter importância primordial, sobretudo se a prova fôr de resistência. Aconteceu um invulgar desgaste de pinhões por parte de várias equipas, na última edição das 24 Horas da Trofa.
 Uma equipa chegou a ter que proceder à substituição de três pinhões, pois ficavam num estado tal, que outra solução não existia.
Repare-se no invulgar desgaste a que chegou este elemento mecânico.

3 comentários:

  1. Parece-me um defeito de concepção, pois a haver ruptura o problema estará no material utilizado no pinhão. O fabricante fica muito mal visto. Tal como a Ostorero ficou nas 24h do Porto...

    ResponderEliminar
  2. Pelo que li no blogue Aloyshop, sobre a participação da equipa deles nas 24 Horas de Igualada, com o novo regulamento de Gr.C a ditar o uso do Flat6 22500 rpm de caixa aberta... houve um fartote de motores a gripar pelo acumular de borracha dentro da caixa, o que ditou várias trocas de motor.

    Mais um factor a preocupar? As provas de 24 Horas começam a parecer mesmo à moda antiga, a ditar manutenção de rotina.

    ResponderEliminar