terça-feira, 3 de setembro de 2013

Os M1 que estão para vir


 É sabido que a marca bávara reúne um considerável número de adeptos. São imensos os fãs da hélice azul e branca, conquistados desde os ano 60/70, inicialmente com os 1800/2000Ti e mais tarde através dos 2002, 2800, 3000 e 3500.
Mais recentemente a sigla "M" tomou lugar de destaque dentro da marca, tornando cada um dos modelos M, uma distinção máxima dentro da marca BMW.
O modelo M1 seguiu uma carreira exemplar iniciada com a série "Procar" e que tomava lugar antes de cada grande Prémio de Formula 1 e onde, a convite da própria BMW, alguns pilotos da própria F1 participavam também. As próprias 24 Horas de Le Mans, foram terreno onde este modelo pautou por inúmeras presenças, mas a era dos Gr.5, elevou este modelo ao seu expoente máximo. Contudo, nunca aqui conseguiu os mesmos desempenhos históricos dos Ford Capri por exemplo, mas agora, para gáudio dos slotistas apaixonados pela marca, vemos a gama de modelos BMW a ser mais preenchida no mundo dos slot car.
 Para a história ficaram alguns resultados de relevo destas bestas, mas sobretudo as suas exuberantes e abrutalhadas linhas acabaram por se tornar intemporais.
E chegou a vez dos fabricantes de slot acolherem esses feitos e reproduzirem alguns destes preciosos históricos carros de corrida. A Sideways que se tem especializado na edição dos modelos de Gr.5, não deixa escapar a oportunidade de também com este modelo, poder brilhar. E na forja encontram-se já duas versões, ambas referentes a participações do extraordinário piloto Hans J. Stück

 A versão vencedora da edição de 1981 do campeonato DRM em Norisring, é bem mais apelativa pelo conjunto colorido com que se apresenta.




 Já a Scaleauto opta por um outro desenvolvimento deste mesmo modelo, surgindo com linhas divergentes relativamente às das edições da Sideways. Mais abrutalhado ainda e de linhas mais arredondadas, perde sobretudo as tomadas de ar existentes nos guarda-lama traseiros.
 A sua decoração não pauta pela mais interessante, mas sempre vai engrossando o número de decorações possíveis.



Outros desenvolvimentos surgiram sobre este mesmo modelo da marca, mas que certamente nunca os veremos no nosso mundinho.



Mas decorações houve, que certamente nos acabarão por chegar.







Depois, a variedade de versões e modelos nas provitas, vai acabar por ser verdadeiramente alucinante....

2 comentários:

  1. Bela mostra de modelos. Embora conhecendo os primeiros Procar, desconhecia muitos grupo 5 que aqui estão.
    É também uma boa forma de mostrar a evolução/rivalidade entre a Ford e a BMW; iniciando-se com os Escort-2002, depois Capri-CSL, depois Capri gr5 - M1 gr 5, depois Sierra-M3... tudo modelos que agora podemos ver nos slot : )

    ResponderEliminar
  2. Confesso que adoro as linhas do M1 normal, mas as vestes de um Gr.5 não me conseguem cativar.

    Ainda estou à espera do Tomaso Pantera Jagermeister por parte da Scaleauto, mas estes lembraram-se de antecipar o M1 para levar a luta à Racer. Pelo menos dá azo aos sempre interessantes comparativos directos, e neste caso, não é como comparar um Fly Gr.5 com modelos mais recentes e competitivos, mas sim duas marcas que oferecem uma boa base competitiva.

    ResponderEliminar