segunda-feira, 16 de maio de 2011

Team Gunston - Também na NSR

Com a referência 1073, chega-nos através da NSR, o Porsche 917K com o Nº1 e participante nas 9 Horas de Kyalami em 1970, pilotado pelo inglês Richard Attwood e a estrela local sul-africana da época, John Love, num modelo pertença de David Piper.
Nestas duas imagens, em cima o modelo da NSR e em baixo o da Fly há já alguns anos editado, onde para além do laranja interpretado de modo diferente por ambos os fabricantes, o modelo da NSR erra por completo no tipo de letra para a inscrição "TEAM GUNSTON" que surge na frente sobre a faixa castanha.
 
Também  ainda sobre a mesma faixa castanha, símbolo da Coca-Cola não deveria ultrapassar os limites da mesma ao mesmo tempo que as suas jantes nunca foram pretas mas sim douradas. O logo "David Piper" que surge lateralmente na parte superior do capôt-motor também se encontra incorrecto no modelo agora chegado, encontrando-se muito fiel no da Fly. O símbolo da "Goodyear" na capota, desapareceu nesta nova edição.
Como não fazia parte desta versão a tomada de ar existente naquela zona e que foi contemplada no modelo da NSR, esse aspecto condicionou a representação tanto do logo de "David Piper" como da própria "Coca-Cola" que surge mal dimensionada a mal colocada.
 E nesta duas imagens em que se podem observar os dois modelos lateralmente, pode verificar-se a faixa castanha com péssima representação no modelo de fabrico italiano, ao mesmo tempo que também o logo da "Goodyear" torna a estar em falta.

 Na traseira, as diferenças não são significativas, podendo acrescentar apenas que no modelo da NSR, surgem muito melhor representados os apêndices superiores na extremidade do capôt-motor com os respectivos ganchos de afinação.
Contudo, perce-me melhor a linha geral do modelo da NSR, ao mesmo tempo que a cor laranja utilizada se torna muito mais apelativa, tornando o conjunto mais agradável. E em pista, .... o NSR dá cartas....

Comparativo Mazda 787B - Slot.It VS Mr. SlotCar


O histórico modelo japonês de motor rotativo foi a aposta do novo fabricante de modelos de Slot. Como já anteriormente a Slot.It o havia feito, estamos perante a possibilidade de um comparativo estético, enquanto não se proporcionar um teste mais convincente e que se prende com a dinâmica de cada um.

 E garanto que me encontro perante um dos mais difíceis comparativos, tal a qualidade apresentada tanto por um como pelo outro fabricante.
De um modo geral, fico com a ideia deste novo fabricante nos ter trazido um Mazda onde sobretudo o refinamento das linhas gerais do modelo se encontram mais cuidadas, como se pode observar pelo cuidado das grelhas existentes sobre o guarda-lama da frente (imagem de baixo).
 E tirando esse aspecto que me parece mesmo ser o mais relevante, as pequenas diferenças existentes tornam-se difíceis de encontrar.
 O suporte rendilhado do aileron é um dos pormenores em que se nota diferença e onde o modelo italiano fica a ganhar. Mais perfeito e demonstrando enorme finura, sobressai sem dúvida. Mas se nos virar-mos para as questões dinâmicas, talvez se possa virar o bico ao prego, pois em termos de quebra deste aerofólio, poderá aqui o modelo canadeano ficar a ganhar.
Quanto ao limite mais à retaguarda do capôt-motor, talvez encontremos demasiado plástico nesta nova referência chegada até nós. Comparativamente com a imagem do modelo real, parece-me francamente melhor o modelo da Slot.It.
 Existem também diferenças na altura da tomada de ar para o radiador frontal. Mais alta no modelo da MR. SlotCar, fico com a percepção de que o meio termo teria sido o correcto.
Quanto à altura das carroçarias, mais alta a da Slot.It, parece-me mais proporcionada. Mas pela certa, dinâmicamente a vantagem irá para o modelo novidade.
 Na traseira, muito iguais, torna-se perceptível a menor altura do cokpit no carro canadeano.

 O pormenor das jantes encontra-se muito melhor conseguido no Mazda da Mr. SlotCar. No mesmo fabricante, a grelha surgido do lado direito da carroçaria, reproduz melhor o conjunto do escape de que se encontrava dotado o modelo verdadeiro.
 Também no mesmo modelo, a saída do escape em formato triangular se encontra melhor reproduzido.
Mecânicamente, estamos perante a incógnita.
O mesmo conceito de motor inline montado em berço independente, poderão levar a resultados similares. Ou talvez não, já que apesar do conceito ser o mesmo, o formato dos berços associado a pequenas diferenças de carroçaria, poderão revelar resultados divergentes.
Aguardemos então, para vêr a rolar os primeiros Mazda 787B da Mr. SlotCar.

Mazda 787B - Mr. SlotCar



A mais recente criação para o Slot em termos de construtores, acabou de chegar ao mercado.
Vindo do Canadá, o Mazda 787B da "Mr. SlotCar" chegou-nos através de duas opções, uma em versão tipo Kit, em plástico branco por pintar e alguns acessórios por colar e que recebeu a referência MR 1001 e a outra,  com a referência MR 1002, a versão Test Car do Mazda que em 1991 conseguiu o histórico feito de ter sido o primeiro modelo japonês e até à data o único, a vencer as clássicas 24 Horas de Le Mans.
 Pela sua própria cor, torna-se difícil através destas imagens, ficar-se com uma exacta noção da totalidade das linhas e pormenores deste modelo, mas no computo geral, estamos perante um trabalho de grande nível.
O Mazda 787 B de produção Slot.It, obrigava-os a que assim fosse, caso contrário estaria com toda a certeza a chover no molhado. Mas parece que este construtor esteve bem ciente da situação e apresenta-nos um trabalho de nível geral, muito interessante.


 O conjunto das engrenagens pinhão/cremalheira em linha, podemos assegurar, trata-se de um dos melhores que podemos apreciar nos modelos de série. Também a mesma referência para o conjunto do eixo da frente, onde os pneus rolam livremente sem qualquer encosto à carroçaria.
 A carroçaria está também muito bem delineada contemplando a totalidade dos elementos que a compõem.
 O modelo fixa-se à base por um sistema similar ao da Ninco.
O pormenor das grelhas laterais junto à saída de escape encontra-se excelentemente reproduzidas.
A reprodução das jantes é outro dos aspectos significativamente melhorados relativamente à concorrência, apesar de não terem ainda conseguido a excelência.
Surge ainda lateralmente o piloto luminoso laranja junto à palavra Mazda, numa reprodução feita num acessório independente. Teria sido mais fácil apenas uma pinta de tinta, mas este construtor decidiu primar.
A parte lateral inferior que surge noutra cor, faz parte da própria carroçaria, acabando por assegurar aos pilotos que este apêndice nunca se soltará da carroçaria, acontecendo o mesmo relativamente ao lábio frontal.

Mecânicamente será para já a grande incógnita. Um desconhecido motor que facilmente se identificará com o fabricante através das suas janelas quadradas e que se encontra montado num berço tipo NSR, poderá ditar um grande sucesso a este modelo, caso seja aprovado pelos inúmeros praticantes  da modalidade. 

Rali Caldas das Taipas - 3

A entrega de prémios

O 1º Rali das Caldas das Taipas - Slot, foi sem dúvida um grande êxito.
A modalidade ganhou e esperemos que os promotores locais possam também daqui, ter colhido a sua quota parte de êxito.


E no final da prova, todos os participantes tiveram a oportunidade  de conviver num interessante e salutar jantar, que culminou com a respectiva entrega de prémio que contou com a presença do Presidente da Junta, o Sr. Constantino Veiga e do Vice-Presidente do Centro de Actividades Recreativas Taipense, o Sr. Miguel Ribeiro. Não faltou também o Sr. Abel Marques o grande promotor do evento e também ele próprio participante na classe dos iniciados, a dar uma mãozinha na entrega de prémios.

E os Iniciados tiveram a honra de serem os primeiros a receber os respectivos troféus.





O pódio final dos iniciados, onde o Sr. Abel Marques soube impor a sua mestria no domínio da máquinas. Se já o faz nos grandes, parece continuar com a mesma veia nos carros pequeninos....

Na luta dos consagrados, os participantes do Grupo B, foram os primeiros a receberem os prémios. E houve até alguns regressos como é o caso de Rui Loureiro.

















No pódio dos Grupo B, não se fez presente Miguel Queirós, o segundo classificado, numa classe ganha por Emídio Peixoto.

Para a classe raínha, também Pedro Mota fez questão de regressar.

Eduardo Carvalho foi outro dos elementos a marcar o regresso às pistas e que regresso.....

O pódio dos Grupo B viu de novo Emídio Peixoto como grande vencedor, enquanto Augusto Amorim ocupava a segunda posição e Eduardo Carvalho chegava ao terceiro degrau.
Mais uma prova em que sairam vencedores, participantes, organizadores e a própria modalidade.
Um agradecimento público à organização, junta de freguesia e as próprias Caldas das Tapias, por tão agradável ambiente que nos conseguiram oferecer.

Obrigado.....