segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As gloriosas bombaças que a "Sideways" nos promete....

Pois parece que a Racer através da sua linha Sideways pretende manter-se de certo modo imbuída do grande espírito americano, ou apenas agarrada às poderosas máquinas que foram marcando o tempo dos potentes automóveis de competição.
 E no capítulo dos automóveis nascidos sob o desígnio dos regulamentos de Grupo 5, estão os abrutalhados BMW M1. Bem disformes relativamente aos seus antecessores, mantêm no entanto todo o esplendor que os marcou desde sempre.

 O Ford Capri marcou definitivamente este campeonato, através da sua supremacia traduzida em resultados absolutos. Além disso, talvez tenha sido o mais conseguido de todos os Grupo 5 no que a estética diz respeito. Bonito e estrondosamente imponente.

 Também os Porsche, mas mais através das produções americanas, com uma linha baseada no mais conhecido Moby Dick, surgem com uma linha ferozmente agressiva. Lembre-se que o modelo de cima, foi vencedor da importante prova, 24 Horas de Daytona em 1983. O de baixo, também corresponde ao exército que militou nos campeonatos americanos.
 Mais surpreendente é o Ford Mustang que abaixo se mostra. Com imensas semelhanças com o Ford Capri, não me lembro de nenhum resultado de relevo....

Avant Slot - Slotlandia

No stand da Avant Slot e enquanto se espera pela chegada do Porsche 959, expunha-se já a futura realização deste fabricante e que tem deixado alguns dos adeptos bem alerta.
Trata-se do Opel Manta 400 Grupo 4, modelo que fez algumas delícias no Campeonato do Mundo de Ralis.

A maqueta mostrada, apresenta-se de facto de muito bom nível. Bastante superior à anterior edição da Sloter, este parece mesmo vir, para convencer.
 Estranhos no entanto, são os rebites mostrados ao longo do rebordo exterior dos alargamentos de carroçaria traseiros, ao nível do seu eixo.
Como se observa na imagem de cima mais em pormenor, esses rebites não parece fazerem parte da realidade.
 Em baixo observa-se o fantástico Manta 400 na sua vista superior. E francamente, parece estarmos perante uma excepcional reprodução. E isto associado ao que temos constatado quanto às performances deste fabricante, talvez venha a surgir algo surpreendente.
E decorações também as há em abundância, a começar pelas versões oficiais.
Mas para mim, é disto que estou à espera. Será que serão editadas as versões do Dakar?

Mas a Avant Slot mostrou também uma nova decoração para o Alpine Renault A310, agora na popular decoração francesa da "YACCO".

Top Slot - Slotlandia

A Top Slot levou para a Feira "Slotlandia", para além dos habituais Pegaso, uma extraordinária lista de modelos da Mercedes-Benz.
 Mercedes Coupé Prototype

 Coupé Gullwing

 Fantástico 300 SL

 Extraordinário e belo 500K Autobahnkurier

 540K Special Cabriolet

 540K Special Roadster

 W196R

 E novidade das novidades, foi ter surgido nas suas bancas, este Lola T70 Spyder, que nada o fazia prever. Talvez fora de tempo uma vez que foi já alvo de atenção de alguns fabricantes, mas pode ser que traga algo de novo....

Com Barcelona na mira - Igualada

Depois de dado o primeiro passo com o trabalho decorativo sobre o Porsche 911/997 da NSR, chegou a vez da dedicação ao Ford GT 40 da Slot.It para a resistência que em Igualada decorrerá.
 E mantendo a mesma imagem de equipa apresentada no anterior Porsche, chegou a vez da inspiração percorrer as linhas deste recente modelo da Slot.It. E depois da base branca, há que trabalhar as restantes cores de modo a criar a "pinta" de família.
 Tendo já os Porsche como modelo inspirador, passemos ao acto seguinte.
Referenciar apenas, que se partiu para esta decoração, do recentemente disponibilizado modelo em Kit. E neste conjunto, surge uma surpresa. O modelo aqui disponibilizado não sei verdadeiramente a que corresponderá, já que a traseira que o equipa é equivalente à da primeira versão editada, mas não vem dotada das características duas tomadas de ar que surgem na parte superior. Contudo, o seu grupo óptico traseiro é duplo, o que corresponderá à primeira edição do "Allan Man". Enfim, uma misturada.
 Vermelho dado com muita máscara, resulta depois num fundo pleno de faixas brancas.

 E após as restantes cores e aplicação dos respectivos decalques, surge o modelo à semelhança do que lhe serviu de modelo inspirador.

 Mas ainda está um por decorar.....

4 Horas Clube Slot de Braga

O Clube Slot de Braga realizou uma mini resistência de 4 horas, para modelos protótipos clássicos. Tratando-se de uma pista Carrera, a totalidade das equipas acabou por optar pelos modelos da Slot.It.
A equipa "ART" foi mais longe e resolveu mesmo aquilatar as potencialidades do recém chegado Ford GT 40.
Cinco equipas estiveram presentes tendo recaído as restantes opções no Ferrari 312 PB e no Alfa-Romeo 33.
 Pelos "Gentleman Drivers", José Pedro, Pedro Correia e Hugo Figueiredo.

 Pela "ART", Luís Filipe Azevedo e Nuno Aguilar.

 Pelos "Smoke Off", Emídio Peixoto e Paulo Mendes.

 Pelos "Smoke On", António Maia, José Eduardo e Daniel Costa.

 Pelo "GT Team", Augusto Amorim e Rui Mota.

 Deu-se então o início da corrida e de imediato ficou claro que o equilíbrio entre 4 das cinco equipas presentes iria ser grande, pois a ART que apostara no novo Ford GT 40, de imediato mostrou que não estaria à altura de se bater com os adversários. E embora os primeiros comandantes tivessem sido os do "GT Team", a verdade é que a quebra de um fio os levou a uma inoportuna e errada troca do motor e mais tarde, à certa substituição dos fios. A partir daqui, a luta continuou renhida entre as restantes três equipas.
Grandes registos foram sendo marcados pelos três pretendentes ao trono, sendo os homens do "Smoke Off", aqueles que melhor souberam gerir a prova. Rápidos e constantes, conseguiram no final uma margem de nove voltas de vantagem. Já entre os "Smoke On" e os "Gentleman Drivers", o equilíbrio deixava grande expectativa no ar. Poderosos ataques de ambos iam marcando registos de relevo, o que levou Hugo Figueiredo a estabelecer a melhor volta absoluta com o tempo de 8.7 segundos e no final uma diferença de uma volta entre ambos, com a vantagem para os primeiros.
No final da tabela, os esforço dos homens do "GT Team" não dava frutos, não conseguindo anular a desvantagem acumulada, vindo mesmo a completar a prova ocupando o último lugar da classificação geral.

O pódio dos modelos, com clara supremacia para os modelos italianos da Ferrari.
No pódio, Paulo Mendes e Emídio Peixoto faziam a festa maior, ladeados pelos homens do "Smoke On" e "Gentleman Drivers".