terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Avant - 2012

 O catálogo da Avant Slot para 2012, contempla algumas peças de grande interesse.
 O Lotus Exige em versão GT1 é já nosso conhecido, apesar de ser dos modelos que ainda não chegaram ao circuito comercial. Mas é com grande ansiedade que os Slotistas praticantes, aguardam a sua chegada.

 Do Subaru anuncia-se nova decoração, para um modelo que pouco mais terá a dar, pois não foi dos carros que no panorama da realidade tenha conseguido registos de êxito que justifique muitas mais apostas sobre ele, além de em termos práticos e na modalidade, parecer também ter já chegado ao seu limite de desenvolvimento.
 Para o Peugeot 908 é que parece encontrar-mo-nos perante uma série infindável. Anunciam-se agora, o modelo privado participante na edição de 2011 em Le Mans, bem como os três participantes oficiais na mesma edição e ainda o modelo de testes, onde como nota de maior relevância, se encontrará a deriva vertical desde a capota até ao aileron.

Para a série TT, mais uma decoração para os camiões, numa versão participante no Dakar de 2011.

O Mirage GR8, parece finalmente ver sair o vencedor de Le Mans em 1975, vestido com as cores da Gulf e o dorsal número 11.

Mas novidade fresquinha, é mesmo o anúncio da edição de um dos gloriosos do Grupo B de Ralis. Chegou a vez do fantástico Peugeot 205 Turbo 16 ver as luzes da ribalta, já que este fabricante continua a ser uma das melhores referências no campo dos ralis. E se a isto aliarmos ainda a qualidade de maqueta com que nos têm vindo a brindar, então teremos algo que baterá largamente a anterior edição do 205 por parte da extinta Spirit.

Já à muito anunciado, encontra-se o Opel Manta 400. Claro que estamos em crer, venha também a ser uma fantástica peça de Slot e ainda de colecção. Porém, começa a tardar a sua chegada.

Novidade constitui também a edição de modelos "Dani Orozco", carros vendidos já totalmente preparados para competir. Material de ponta é-lhes aplicado e quem os adquirir, terá como preocupação única, calibrar o melhor possível o seu dedo, pois nada mais haverá com que se preocupar. É uma ideia, mas não sabemos se o custo final compensará o trabalho caseiro que possamos ter, nos nossos próprios desenvolvimentos.

E esta sim, FINALMENTE......
Aqui surge o Mitsubishi com que Armindo Araújo atingiu o ceptro maior, ao conquistar a vitória absoluta no Campeonato do Mundo de Produção. E o carro apresentado, parece definir apenas e só isso mesmo, já que não surge placa nenhuma identificativa de qualquer rali.
No entanto, junto ao número da capota, a placa "ADAC" identifica-o como sendo da participação no Rali da Alemanha. E se essa placa surge na capota, porque não na porta? Estarão os espanhóis apostados em enraivecer-nos?? ou esta imagem não será ainda do modelo final? Esperemos que sim......


 E a placa do rali que deveria encontrar-se do lado direito do capôt, porque não está lá também??

E foi assim que o nosso tuga andou nesse rali.....

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fiat - José Pedro Fontes - Rali Portugal

Através da FlySlot, é-nos possível desfrutar do Fiat Grande Punto com que José Pedro Fontes participou no Rali de Portugal. Duas versões foram editadas, a primeira delas, apresentando-se o modelo limpo e na segunda, com efeito de lama. Pode adiantar-se que nenhuma delas é cativante, uma vez que se na primeira a questão se prende por um verdadeiro flop pela maneira com os logótipos e encontram reproduzidos, na segunda a recriação do resultado de sujidade, deixa muito a desejar.
Fazendo parte das edições económicas, poderemos afirmar que para o preço, estamos perante algo interessante. O interior altamente detalhado que caracterizava os modelos da Fly, obviamente desapareceu, bem como algum do requinte exterior que definia este extinto fabricante.
Mas para o binómio preço/qualidade, não muito mais poderíamos pedir. Mas se não poderíamos ser mais exigentes quanto à qualidade final, outros aspecto há em que não seria exagero, pedir correcção. Repare-se por exemplo na largura do pilar posterior, comparando-se as imagens de cima do minimodelo e a debaixo, do modelo real. Em cima, temos mais stop do que chapa, enquanto na realidade, existe mais chapa do que stop. E também porque razão, o raio dos retrovisores surgem a branco, quando na verdade são vermelhos? E cadê o Nº11 que deveria existir nos vidros laterais? E claro que já nem menciono a cor preta que deveria existir nos pilares tanto do meio como no da frente do pequeno vidro triangular, pois implicaria um custo acrescido no melhoramento dos acabamentos. É também uma questão de pincel e tinta preta, se assim o desejar-mos.

Mas do que não gosto mesmo, é do trabalho que julgo teria sido escusado, de tentativa de recriar a ilusão de sujidade, como se de um rali de lama se tivesse tratado. E fica-se ainda com a ideia de que esta se encontra molhada, tal é o brilho com que nos brindam o modelo. Mas pior ainda, é o incrível mau efeito recriado no pára-brisas, de que os limpa-pára-brisas o tivesse limpo. Olhando-se para o resultado criado, não temos dúvida de que é um acessório único a funcionar estando a charneira no centro do modelo. Mas afinal,eu na imagem de cima, vejo duas escovas.....
Quem terão sido os génios com tamanha imaginação? Isto roça o absurdo. Com franqueza, mais parece uma ficção digna de Spielberg........
......mas não deixa de ser um modelo dum piloto português.....

Rali de Portugal em ponto pequeno

 Um pouco da história do automóvel, a partir da vitória do Renault 8 Gordini, na primeira edição do Rali de Portugal, em 1967.

 Muitos foram os automóveis de renome, que registaram vitórias nesta prova que fez parte do Campeonato do Mundo de Ralis, durante muitos anos.
 Desde os Lancia Fulvia aos Audi Quattro, passando pelo Escort e Fiat, Toyota e Subaru, muitas foram as marcas a registar o seu nome no estandarte dos vencedores.

 De entre os pilotos, alguns também foram portugueses, como Carpinteiro Albino, o vencedor da primeira edição deste rali.






A aventura do Rali de Portugal chegou também à banda desenhada, através das aventuras de Tintin.


Scaleauto - Novos anúncios


Assim sim!                                               

A Scaleauto prepara-se para preencher de argumentos os nossos campeonatos. Recheado de diversidades, o seu novo catálogo de 2012 encontra-se preenchido por modelos da classe GT3.
E há muito me questionava acerca da inexistência da reprodução do fantástico BMW Z4. Finalmente, aí vem ele a lume, pois já não é sem tempo.....


Outro dos por mim já há muito questionados quanto à sua inexistência, era o Spyker. Modelo detentor de uma carroçaria que pelas suas cotas, promete, porque razão terá sido dado por tanto tempo ao esquecimento? Agora, bem haja Scaleauto, pela sua lembrança.

Picados talvez pela proeza trazida pela Racer na sua série Sideways de trazer os famosos Grupo 5, eis esta inesperada surpresa. Um BMW M1 em versão Grupo 5. Vamos ter concorrência....

Quanto ao Pagani, o renascer do produzido pela MB Slot. Aqui já não saberei responder se se tratará de uma boa ideia. Pouco interessante e pouco utilizado em competição, mas que talvez reúna um bom exemplo de cotas que o porão no molhe dos mais performantes modelos de Slot.

Outro dos esquecidos modelos. Tendo marcado uma época, o De Tomaso Pantera, já merecia isto. Para que servirá, será outra questão, mas haverá muita gente que pela certa não se importará de aguardar pela sua chegada.

O HSV-010 ou Honda disfarçado, já se aguarda pela sua chegada à muito. Vem ou não vem, eis a questão?

O Audi R8 ao que parece, continua na berra. Ou melhor, talvez não fizesse sentido devotá-lo ao esquecimento, quando se detém a melhor linha de produção de modelos da Classe GT3. O Audi, indubitavelmente, é um dos protagonistas.

E que dizer dos Porsche? Com uma reprodução de carroçaria talvez encaixada no lote das menos conseguidas reproduções, poderiam ser bem vindos, se o molde fosse de encontro ao que este fabricante consegue hoje realizar. Se não, não passará de um debitar de decorações sobre uma conhecida mas mal reproduzida carroçaria.

O lote de acessórios vem também engrandecer as suas produções, através da edição de novos berços de motor e também chassis.
Em grande momento de forma, parece-nos apresentar-se como o mais vivo fabricante da actualidade. Atenção Slot.It!