segunda-feira, 5 de março de 2012

Chegou o rival......

 Depois de termos visto chegar pela mão da Scalextric/SCX, um dos protagonistas do transato Campeonato do Mundo de Ralis, eis que o mesmo fabricante nos contempla agora com o DS3 da Citroën, afinal o outro grande interveniente desse mesmo campeonato.
 Se para o Ford Fieta a escolha recaiu no modelo participante no Rali da Suécia, para o modelo francês, a escolha coube à participação no Rali da Argentina, ambos saídos vitoriosos em cada uma das suas participações.
 E tal como aconteceu com o Ford, também este Citroën recolhe da minha parte os maiores elogios. Claro que no campo da reprodução em si, já que no aspeto dinâmico, é algo que não tive ainda oportunidade de experimentar. Mas nesse particular, ambos se encontram em excelente nível de escala e reprodução, com as proporções corretamente reproduzidas.
 Muito bonito também, recai nele ainda o facto de ter sido Sebastien Loeb o Campeão do Mundo 2011 e o mesmo ceptro coube igualmente a esta marca.

 Na capota, a bandeira do país onde decorreu esta participação.

Mecânicamente, o mesmo conceito para ambos os modelos. Será o mesmo que dizer, que se um for bom, o outro é-o também certamente. E as diferenças entre ambos, ficam mesmo para os verdadeiros testes. Na pista claro....

domingo, 4 de março de 2012

Campeonato de Grupo 2 - 4ª Prova

Se a prova anterior deste campeonato se pautou por uma verdadeira guerra de nervos, esta pelo contrário, foi a confirmação das potencialidades inatas do Porsche 911, sobre os demais modelos, deixando a guerra de nervos, para os lugares seguintes.
Paulo Mendes e o seu Porsche , definiram isso logo no momento da qualificação, quando bateu a concorrência com grande facilidade. Mas nota de relevo, foi também a ausência do comandante Emídio Peixoto, que havia conseguido até ao momento, três vitórias em três provas.
Assim, a dúvida dos andamentos dos restantes participantes, era o que levantava as maiores expectativas, até porque se contava pela primeira vez neste campeonato, com o rápido Luís Azevedo, a inscrever-se com o BMW 2002 de Francisco Matos.
E a primeira manga definiu Rui Mota, António Maia, Rui Costa, Bruno Martins e Luís Azevedo, como os pilotos a iniciar esta 4ª prova deste sempre interessante Campeonato de Grupo 2.
Iniciada a mesma, Luís Azevedo e Bruno Martins mostraram-se de imediato como sendo os pilotos mais rápidos desta manga, acabando a mesma numa acesa luta que se cifrou numa diferença de uma volta apenas, favorável ao Luís Azevedo. Mais para trás, a luta era a três, até ao momento em que António Maia destrói o seu BMW num acidente. Ficavam então os dois Rui, numa guerra em que Rui Costa e o seu carocha punha a cabeça em água a Rui Mota. No entanto, o primeiro viria a ser prejudicado pela inadaptação ao seu novo punho, o que acabou por dar no final, a vantagem a Rui Mota.
Para a segunda manga, eram Paulo Mendes, Carlos Alvim, Augusto Amorim e José Eduardo, que iriam degladiar-se, numa luta a três, contra o impressionante Porsche de Paulo Mendes.
Iniciada a prova, o Poersche ditava a sua lei, enquanto atrás de si se registava uma impressionante luta, onde os dois Ford Escort presentes, se impunham ao BMW de Carlos Alvim, até ao momento do primeiro despista protagonizado por Augusto Amorim, o que o levaria a atrazar-se. Mas esta manga teve como nota positiva, o excelente andamento imposto tanto por José Eduardo como por Carlos Alvim, numa verdadeira luta titânica entre estes dois pilotos, vindo José Eduardo a impor-se por escassos metros. Ambos na mesma volta, viriam a ocupar os lugares a seguir a Paulo Mendes, seguindo-se-lhes na quarta posição, Luís Azevedo com menos uma volta. Também Bruno Martins acabava por conseguir mais uma volta do que Augusto Amorim, relegando este para a sexta posição. Seguiram-se na classificação geral, Rui Mota, Rui Costa e a fechar a tabela de classificação, António Maia.


Mais uma excelente jornada de Grupo 2, em que como nota final, se regista o incrível equilíbrio entre máquinas e pilotos, o que faz com que obrigatóriamente, não existam quase pilotos favoritos à partida. A exceção, prende-se com o Porsche de Paulo Mendes, que definitivamente, é superior aos restantes modelos que têm vindo a participar.
No Pódio, Paulo Mendes viu-se ladeado por José Eduardo, o segundo classificado e Carlos Alvim, o terceiro.
Mais uma excelente jornada.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Diabolique, ou Diabolique?

Eis a questão!!

Depois de ter adquirido o imperdível Ford RS 200 da MSC, na sua versão do team português Diabolique, chegou a vez da aquisição do novo Ford RS 200 do team português Diabolique.
Sim, é quase o mesmo, mas não se trata da mesma coisa......
Este tem certificado.
Certificado comemorativo de autenticidade da edição limitada que representa, numerado e assinado pelo proprietário da loja Slot Madeira. É que esta loja festeja este ano o seu 10º aniversário e como tal, a efeméride fica marcada com a edição deste bonito modelo que participou justamente, no rali da Madeira.

Como marca distintiva de realce maior, a existência do grupo óptico suplementar mas que oculta o famoso logótipo da "Diabolique".
Na caixa, também uma etiqueta define a proveniência da edição e a referência à série limitada. Na etiqueta do fabricante, o nº de série que lhe foi atribuído dentro das 500 unidades editadas.
O promotor da iniciativa, o Sr. Virgílio Fernandes, fez o favor de me ceder um número muito baixo. Coube-me o 5, o que muito agradeço.
Nestas duas imagens de similar aparência, podem ver-se os modelos da primeira edição e o mais recentemente chegado, de edição limitada.

A frente dos modelos proporciona-nos a imagem que nos permite com mais facilidade distinguir as duas edições, já que os faróis frontais, marcam essa diferença.
Se à frente os faróis provocam uma significativa diferenciação, já atrás, só pela cor do escape.
Existência de faróis suplementares e a cor das jantes, são aspectos que sobressaem.
Algum posicionamento diferenciado na colocação de alguns logótipos, como é o caso do "Castrol" e "Sogrape" no pára-choque, são algumas das marcas que permitem diferenciá-los. A cor dos retrovisores exteriores, é outra das caraterísticas que permite distingui-los.

Lateralmente, para além do próprio dorsal, apenas desaparece o logótipo da marca "Pirelli" para dar lugar a um ponto negro.


Vistos de cima....

Na capota da edição correspondente à versão do Rali de Portugal, surge a mini-placa do rali. Na versão do Rali Vinho da Madeira, esta não existe e como tal não surge representada.
Duas belas peças de colecção sobretudo para os aficionados portugueses, mas também porque visualmente se tratam de versões muito bonitas. Portanto, nem Diabolique nem Dabolique, os dois......

Já estivemos lá...... Brutal......


 Viana Motor Clube.
É isso mesmo, foi no Viana Motor Clube, um Clube dedicado sobretudo ao mundo automóvel mas à escala real, onde por acaso até já participei num encontro de clássicos por eles organizado, que fomos a convite dos seus dirigentes, convidados para a estreia da sua super e invulgar pista para modelos de Slot.
 Na Estrada Nacional à saída de Viana e a caminho de Vila Praia de Âncora, deparamo-nos com um grande reclamo luminoso que bem identifica a sua sede. Uma simpática sede, onde se expõem de modo organizado, alguns elementos bem identificativos da matéria que versam e onde não falta uma belíssima biblioteca recheada de literatura especializada. Uma belíssima sala de lazer, onde uma televisão vai passando fantásticas imagens de ralis do passado, recriam uma apetecida ambiência convidativa a uns belos serões.
 Algumas vitrinas, mostram-nos troféus orgulhosamente expostos, assim como também, se podem ver coleções de carrinhos. Alguns estáticos, mas outros já de Slot.

 Uma bela sala de lazer, que serve os intentos de convívio entre o imenso universo de associados que este Clube já tem.


 O Sr. Sá, o diretor deste Clube que nasceu da paixão pelos automóveis, é um dos históricos do Clube, que tem no seu passado participações como praticante de Slot Cars.
 E em baixo, uma invulgar pista que se carateriza por uma impressionante e brutal reta.
 E se de um lado é para dar calor, do outro, há que mostrar perícia. Uma zona totalmente pautada por curvas e contra curvas, fazem as delícias da condução de qualquer um, mas definem os mais aptos na eficácia da corrida contra o tempo.
 Um super manhoso túnel cria inesperada dificuldade, onde o mais sensato é mesmo deixar o carrito rolar de embalagem, ao invés de tentarmos ser os campeões da retinha.
 Bela pista onde Luís Azevedo, Bruno Martins, António Maia, Augusto Amorim, Paulo Mendes e eu próprio, tivemos a oportunidade de desfrutar de belos momentos de prazer, onde sentimos a dificuldade acrescida de dominar as máquinas numa pista Carrera, onde a falta de gripe sentida, se mostrou como a maior das dificuldades.
 A dimensão da reta é  absolutamente  impressionante, mas a zona sinuosa, não lhe fica atrás.
 Alguns elementos do Clube, mostraram-se atentos ás nossas reações à sua obra.
Parabéns a estes homens que vão começar agora com a organização de campeonatos, de onde se espera mais lá para a frente, a realização de uma prova de resistência, extensiva a equipas convidadas.
Parabéns Viana Motor Clube......

Audi R18 - Le Mans 2012

 Para esta edição de 2012 de Le Mans, a Audi aposta no modelo existente, mas com a opção do modelo hibrido. Mas  o mais interessante mesmo, é o abandono das tétricas decorações com que têm participado.