segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Flop da Avant Slot

 Foi detectada na última edição do Mitsubishi da Avant Slot, uma gralha na decoração deste modelo. Ou melhor, nalguns destes modelos, já que aqui mostram-se dois destes carros, em que num deles a decoração está correcta e no outro pode observar-se a gralha em questão.
 Se observarmos as capotas de ambos, verificaremos num deles as faixas preta, vermelha e azul se encontram de ambos os lados , mas no outro surgem apenas do lado esquerdo.
 Toda a restante decoração se apresenta sem mais notas de registo, à excepção da anunciada, como se pode observar pelas imagens aqui deixadas.

 Quantos modelos foram assim disponibilizados para o mercado, incorrectos, é o que não sabemos, mas até agora só existe a confirmação de um. Será motivo para estarem alerta, todos os compradores deste histórico modelo Campeão do Mundo de Produção.

domingo, 20 de maio de 2012

Razões para vir a ser uma referência - Lola B09/60 - Slot.It

 Chegaram muito recentemente ao mercado, dois dos mais esperados modelos anunciados para o Slot. Tratam-se por parte da Avant Slot, do Mitsubishi do português Armindo Araújo e a nova promessa do fabricante Slot.It, o Lola B09/60.
Abordaremos aqui apenas ao  modelo de produção italiana, já que Armindo Araújo vê outro artigo dedicado ao seu modelo.
 Mas se por parte da Avant Slot, consideramos que as suas reproduções se apoiam em produções de alta qualidade final, pela primeira vez e apesar do avanço técnico ao nível dos seus conceitos dinâmicos e que se tratam de avanços significativos, a Slot.It já deixa muito a desejar relativamente à qualidade final da apresentação deste seu novo produto.
 Modelo de estética que não agradará a todos, apresenta-se no entanto ao nível das suas proporções, como um modelo muito bem conseguido. O mais marcante no entanto, é a qualidade do molde da carroçaria, que se mostra bem deficitária quando comparada com as mais recentes produções duma Avant Slot ou MSC por exemplo. Um verdadeiro passo atrás dado por estes italianos que nos haviam habituado a belas reproduções.
 No entanto, a aposta neste modelo foi complementada com excelentes opções mecânicas, algumas delas em estreia absoluto para os actuais conceitos. A actual tendência das formas das carroçarias dos Sport Protótipos da actualidade na sua secção frontal, por serem muito estreitas, delimitam aos fabricantes a possibilidade de se conseguir um encaixe de patilhão que não fique atrapalhada quanto à tarefa a que se destina. Isso obrigou Maurizio Ferrari a desenvolver um novo conceito de patilhão que ultrapassasse este problema, o que foi perfeitamente conseguido.
 A forma da sua carroçaria e talvez por isso a opção nesta máquina, parece composta por dois conjuntos perfeitamente independentes. Na verdade não o são, mas a secção frontal á acoplada à secção traseira, quase exclusivamente pelas paredes do cockpit. Isso permite que o seu conjunto assuma uma flexibilidade invejável, acabando por minimizar a resistência à torção que o próprio chassis possa exigir. Pequenas lâminas na horizontal num plano superior a essa zona, disfarçam o quão frágil é na verdade a ligação entre a frente e a traseira deste Lola, já que a sua posição ao nível dos flancos, não permite essa observação.
 A decoração deste Lola é uma vez mais desenvolvida pelo processo de tampografia e neste particular só poderemos tecer também os maiores elogios. Muito bem decorado, deixa-me apenas uma suspeita quanto à cor verde base, pois a ideia que tenho é de se tratar de um modelo verde metalizado, mas como há ângulos em que olho para esta miniatura e fico também com essa ilusão, encontro-me seriamente na dúvida, se será na verdade metalizado.
 Como nota verdadeiramente negativa, a qualidade do molde deste modelo. Ao que parece, ou a Slot.It se muda da China para a Europa e Portugal seria uma verdadeira hipótese por ser uma referência mundial nessa matéria, ou correm sérios riscos de começarem a apresentar trabalho abaixo da qualidade por nós desejada e já exigida.

 Mecânicamente, este modelo LMP encontra-se equipado com um novo berço para motores em posição anglewinder. Também o motor é um novo Flat revestido com uma película amarela, sem qualquer tipo de referência impressa.
 O chassis, apresenta em ambas as extremidades, orifícios para se incluírem parafusos delimitadores da basculação deste, com a carroçaria. Uma opção que já outros fabricantes começaram a incluir nalguns modelos e que em alguns casos bem pode ser uma necessidade, pois acaba por permitir por exemplo, que as rodas não batam na carroçaria.

 A qualidade dos moldes, reflectiu-se também na qualidade final dos novos patilhões, já que a lâmina no seu limite mais inferior se apresenta ao nível do mais barato brinquedo, isto é, cheio de rebarbas. Talvez essa venha a ser a razão pela qual se inclui um destes acessórios extra e um pequeno papel com uma nota a sugerir exactamente a sua substituição.

 O novo formato do patilhão, obrigou a um novo estudo para a sua fixação no chassis. Também o patilhão se vê considerávelmente distante das habituais formas que conhecemos. Para já, um dos problemas que virão por arrasto, será a forma e as variadas qualidades de palhetas pela qual poderíamos optar para qualquer patilhão. Agora, estas exigem uma chapa na sua extremidade. Terão que ser específicas para este modelo, ou então exigirão algum trabalho de casa extra para a sua adaptação.

Mas a verdade é que este Lola já foi testado em pista e mesmo mantido no seu total estado de originalidade à excepção da remoção do imane, fez tempos brilhantes e prometedores.
A concorrência que se cuide.....

Uns são menos iguais do que outros.... Mitsubishi Avant Slot - Armindo Araújo

 É sempre para nós lusitanos fervorosos adeptos do desporto automóvel, vermos o reconhecimento da armada de pilotos portugueses exposta mundo fora, através da reprodução por parte dos fabricantes de carrinhos, das réplicas com que abrilhantaram resultados de nível mundial.
 Foi o caso do nosso Armindo Araújo que através dos modelos IX e X da Mitsubishi, participou no Campeonato do Mundo de Produção 2010, culminando o mesmo como campeão.
 Da minha parte, fui fazendo o possível para que este marco se perpetuasse no mundo do Slot, através da pressão em artigos neste Blog. Se foi suficiente ou não, nunca o saberemos, mas a verdade é que o modelo X deste nosso herói lá deu à costa para nosso imenso orgulho, devendo agora agradecer a nuestros hermanos da Avant Slot, esta prendita. Demorou, mas chegou e ainda bem, pois trata-se para além da história que o envolve, de um dos mais bonitos Mitsubishi até agora editados.
 Alguns erros no entanto, deverão ser assinalados, pois parece até uma perseguição, nunca sair um modelo direito, quando se trata da réplica de um portuguesito. E este, ainda não foi a excepção.
 Se atentarmos à imagem de cima da sua participação no Rali da Alemanha, no lado direito do seu capôt, encontra-se a placa identificativa desse rali. Na produção da Avant Slot, esta não foi reproduzida. Como não consegui imagens do modelo real e respeitantes à sua traseira, fica por confirmar se esta falha não acontece também naquela secção do carro, já que habitualmente, estas surgem tanto à frente como atrás. Ou terão havido razões de força maior? Poderá ter acontecido, mas esse pretexto não desculpará a ausência da faixa branca, existente abaixo da faixa preta do pára-brisas. Esta, não desculpo, apesar de por nós poder ser sempre acrescentada, dada a sua simplicidade.
 Mas reparem agora na imagem da miniatura que aqui se mostra e comparem-na como a do modelo real. Olharam?
Nada vos chamou a atenção?
Dou uma pista, olhem para a capota.....
Pois pois, pois foi, não estão todos assim, mas este só trouxe as faixas azul e vermelha do lado esquerdo.....

quarta-feira, 9 de maio de 2012

John Wyer - Porsche

Falar de John Wyer, é falar de um icónico nome associado tanto à Gulf como à Porsche como até à Ford, esta última durante os anos de 1968 e 1969 e com a Porsche, de 1970 a 1971.

Se com o construtor Norte Americano conseguiu vitoriosas presenças em Le Mans, já com a marca germânica foi em território Norte Americano com atingiu os seus intentos em Daytona.
Em 1970, John Wyer inscrevia três modelos 917 da Porsche nas 24 Horas de Le Mans, sob as distintas cores da petrolífera Gulf. Embora equipados de desenvolvimentos técnicos relativamente às máquinas de série, a sua presença nesta clássica  das resistências, acabou num verdadeiro fracasso. Dois dos seus modelos, o 21 e o 22, foram os dois primeiros modelos da marca a abandonarem a prova, com o modelo Nº21 a renunciar ao fim de 4 horas quando era segundo classificado e o Nº 22 a ter o mesmo fim na hora seguinte por acidente, quando era 20º classificado. A melhor presença coube ao Nº20, apesar de ter resultado igualmente numa desistência a sua participação. Ao fim de 12 horas, o motor acabou por ceder, quando ocupava a 4ª posição.
Já a sua participação em Daytona nesse mesmo ano, culminou com o festejo da vitória. Coube ao modelo Nº2 esse êxito, à esquerda na imagem de cima.

Para o ano de 1971, John Wyer adquire dois novos modelos cauda longa que Stutgard desenvolveu especificamente para Le Mans e repete a presença, completando a trilogia com a também mais recente versão 917KH, que sobressaía das anteriores versões pela inclusão de duas derivas verticais no capôt traseiro. Apesar de arredado da vitória, completou a mesma na segunda posição final, atrás de modelo idêntico inscrito pela "Martini Racing". Quanto às versões cauda longa, ambos desistiram, com o modelo Nº18 a fazê-lo à  14ª hora quando era sexto e o modelo Nº17 a sucumbir à 18ª hora quando ocupava também nessa altura a sexta posição da geral.
Mas Daytona viu John Wyer repetir a proeza do ano transacto e igualmente através do modelo com o dorsal 2. Se este preparador brilhou na Europa com os Ford GT40, com os Porsche viu o seu esforço recompensado na América do Norte.

Os dois vitoriosos de Daytona, não mostram grandes diferenças entre si, apesar de existirem algumas. No imediato, a existência de um aerofólio traseiro no centro do capôt, indica-nos que se trata da versão de 1971, apêndice esse já usado em Le Mans no ano transacto por esta mesma equipa.
A versão de 1971, contempla ainda no mesmo capôt duas tomadas de ar inexistentes na versão de 1970. Característico das versões de Daytona, é a curiosa janela criada na capota e mesmo a seguir ao pára-brisas, que ajudava os pilotos a olhar para os característicos banking's daquela pista.
A posição dos tampões dos depósitos é a terceira e última das diferenças existentes entre eles. No primeiro, no de 1970, estes encontravam-se a seguir às grelhas dos guarda-lama frontais, enquanto na versão de 1971, estes desapareceram tendo sido incluído apenas um, do lado direito e entre a porta e o capôt traseiro.
A decoração, é outra questão, apesar de muito pouco ter variado.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Hobby Slot Clasicos - Porsche 718 GTR

 De edição Hobby Slot Clasicos, um modelo da Porsche que na verdade não corresponde ao anunciado. Dado como sendo um Porsche 718 GTR, não sei verdadeiramente de que modelo se tratará. Na verdade, esta é uma carroçaria que corresponde a um Porsche 718/8 e a sua decoração diz respeito à participação de 1963 em Le Mans, tal como é anunciado.
 Não se trata também de uma boa reprodução, pois o rigor de linhas demonstrado, não faz jus ao que este modelo mereceria. O pormenor do espelho retrovisor exterior, é um desses exemplos, mas toda a linha se apresenta com grandes erros de reprodução, como é o caso também, do formato das ópticas frontais verdadeiramente lastimáveis.
 Foi um modelo inscrito pela Porsche System com o chassis 718-046, tendo sido entregue à dupla Bonnier / Maggs. Foi obrigado a desistir à 9ª hora de prova, quando na hora precedente ocupava o 7º lugar absoluto.

 Porsche Type 200 GGS
Porsche 718/8 Descapotável

Nesse mesmo ano, a Porsche System inscrevia mais dois Porsche Type 200 GS, chassis 122-992, modelo que participou com o dorsal 30 e 122-991, para o modelo com o dorsal 29, tendo ambos acabado também por desistir. O quarto modelo da marca, um 718/8 com o chassis 718-047, um descapotável com o dorsal 28, acabaria por ser o único representante da marca no final da prova, vindo a classificar-se na 8ª posição da geral.
Infelizmente, um dos aspectos mais identificativos dos Porsche desta época, foi esquecido. O característico escape de consideravel dimensão, não está cá.

 Os pormenores de acabamento deste modelo, infelizmente não acompanham o que de melhor hoje já se consegue fazer em resina.

MG Metro - MSC

 A MSC lança mais um MG Metro 6R4 dos antigos Grupo B. De decoração muito simples, acaba por surpreender pela eficácia estética. Provávelmente tratar-se-à de uma versão de testes, dada a ausência da placa de rali e o respectivo número.

 Mecânicamente, é mantido o conceito que equipou as anteriores edições.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

As surpresas de Barcelona - Slot.It

A Slot.It aproveitou o ensejo da organização desta prova do Europeu, para mostrar algumas das suas novas produções.
Assim, o recém chegado Lola B09, recebe já uma segunda decoração, que parece dar uma nova vida a este modelo.

 O anunciado Porsche 911 GT1 EVO 98, viu a luz do dia. De aparência brilhante, ficaremos a aguardar por um desempenho dinâmico ao mesmo nível.

 Surpresa mesmo, foi a apresentação do novo Audi R18, ainda que em fase de protótipo. Merece desde já uma crítica positiva, pois apresenta-se com uma dimensão de rodas que bem condiz com a realidade.