domingo, 20 de maio de 2012

Uns são menos iguais do que outros.... Mitsubishi Avant Slot - Armindo Araújo

 É sempre para nós lusitanos fervorosos adeptos do desporto automóvel, vermos o reconhecimento da armada de pilotos portugueses exposta mundo fora, através da reprodução por parte dos fabricantes de carrinhos, das réplicas com que abrilhantaram resultados de nível mundial.
 Foi o caso do nosso Armindo Araújo que através dos modelos IX e X da Mitsubishi, participou no Campeonato do Mundo de Produção 2010, culminando o mesmo como campeão.
 Da minha parte, fui fazendo o possível para que este marco se perpetuasse no mundo do Slot, através da pressão em artigos neste Blog. Se foi suficiente ou não, nunca o saberemos, mas a verdade é que o modelo X deste nosso herói lá deu à costa para nosso imenso orgulho, devendo agora agradecer a nuestros hermanos da Avant Slot, esta prendita. Demorou, mas chegou e ainda bem, pois trata-se para além da história que o envolve, de um dos mais bonitos Mitsubishi até agora editados.
 Alguns erros no entanto, deverão ser assinalados, pois parece até uma perseguição, nunca sair um modelo direito, quando se trata da réplica de um portuguesito. E este, ainda não foi a excepção.
 Se atentarmos à imagem de cima da sua participação no Rali da Alemanha, no lado direito do seu capôt, encontra-se a placa identificativa desse rali. Na produção da Avant Slot, esta não foi reproduzida. Como não consegui imagens do modelo real e respeitantes à sua traseira, fica por confirmar se esta falha não acontece também naquela secção do carro, já que habitualmente, estas surgem tanto à frente como atrás. Ou terão havido razões de força maior? Poderá ter acontecido, mas esse pretexto não desculpará a ausência da faixa branca, existente abaixo da faixa preta do pára-brisas. Esta, não desculpo, apesar de por nós poder ser sempre acrescentada, dada a sua simplicidade.
 Mas reparem agora na imagem da miniatura que aqui se mostra e comparem-na como a do modelo real. Olharam?
Nada vos chamou a atenção?
Dou uma pista, olhem para a capota.....
Pois pois, pois foi, não estão todos assim, mas este só trouxe as faixas azul e vermelha do lado esquerdo.....

quarta-feira, 9 de maio de 2012

John Wyer - Porsche

Falar de John Wyer, é falar de um icónico nome associado tanto à Gulf como à Porsche como até à Ford, esta última durante os anos de 1968 e 1969 e com a Porsche, de 1970 a 1971.

Se com o construtor Norte Americano conseguiu vitoriosas presenças em Le Mans, já com a marca germânica foi em território Norte Americano com atingiu os seus intentos em Daytona.
Em 1970, John Wyer inscrevia três modelos 917 da Porsche nas 24 Horas de Le Mans, sob as distintas cores da petrolífera Gulf. Embora equipados de desenvolvimentos técnicos relativamente às máquinas de série, a sua presença nesta clássica  das resistências, acabou num verdadeiro fracasso. Dois dos seus modelos, o 21 e o 22, foram os dois primeiros modelos da marca a abandonarem a prova, com o modelo Nº21 a renunciar ao fim de 4 horas quando era segundo classificado e o Nº 22 a ter o mesmo fim na hora seguinte por acidente, quando era 20º classificado. A melhor presença coube ao Nº20, apesar de ter resultado igualmente numa desistência a sua participação. Ao fim de 12 horas, o motor acabou por ceder, quando ocupava a 4ª posição.
Já a sua participação em Daytona nesse mesmo ano, culminou com o festejo da vitória. Coube ao modelo Nº2 esse êxito, à esquerda na imagem de cima.

Para o ano de 1971, John Wyer adquire dois novos modelos cauda longa que Stutgard desenvolveu especificamente para Le Mans e repete a presença, completando a trilogia com a também mais recente versão 917KH, que sobressaía das anteriores versões pela inclusão de duas derivas verticais no capôt traseiro. Apesar de arredado da vitória, completou a mesma na segunda posição final, atrás de modelo idêntico inscrito pela "Martini Racing". Quanto às versões cauda longa, ambos desistiram, com o modelo Nº18 a fazê-lo à  14ª hora quando era sexto e o modelo Nº17 a sucumbir à 18ª hora quando ocupava também nessa altura a sexta posição da geral.
Mas Daytona viu John Wyer repetir a proeza do ano transacto e igualmente através do modelo com o dorsal 2. Se este preparador brilhou na Europa com os Ford GT40, com os Porsche viu o seu esforço recompensado na América do Norte.

Os dois vitoriosos de Daytona, não mostram grandes diferenças entre si, apesar de existirem algumas. No imediato, a existência de um aerofólio traseiro no centro do capôt, indica-nos que se trata da versão de 1971, apêndice esse já usado em Le Mans no ano transacto por esta mesma equipa.
A versão de 1971, contempla ainda no mesmo capôt duas tomadas de ar inexistentes na versão de 1970. Característico das versões de Daytona, é a curiosa janela criada na capota e mesmo a seguir ao pára-brisas, que ajudava os pilotos a olhar para os característicos banking's daquela pista.
A posição dos tampões dos depósitos é a terceira e última das diferenças existentes entre eles. No primeiro, no de 1970, estes encontravam-se a seguir às grelhas dos guarda-lama frontais, enquanto na versão de 1971, estes desapareceram tendo sido incluído apenas um, do lado direito e entre a porta e o capôt traseiro.
A decoração, é outra questão, apesar de muito pouco ter variado.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Hobby Slot Clasicos - Porsche 718 GTR

 De edição Hobby Slot Clasicos, um modelo da Porsche que na verdade não corresponde ao anunciado. Dado como sendo um Porsche 718 GTR, não sei verdadeiramente de que modelo se tratará. Na verdade, esta é uma carroçaria que corresponde a um Porsche 718/8 e a sua decoração diz respeito à participação de 1963 em Le Mans, tal como é anunciado.
 Não se trata também de uma boa reprodução, pois o rigor de linhas demonstrado, não faz jus ao que este modelo mereceria. O pormenor do espelho retrovisor exterior, é um desses exemplos, mas toda a linha se apresenta com grandes erros de reprodução, como é o caso também, do formato das ópticas frontais verdadeiramente lastimáveis.
 Foi um modelo inscrito pela Porsche System com o chassis 718-046, tendo sido entregue à dupla Bonnier / Maggs. Foi obrigado a desistir à 9ª hora de prova, quando na hora precedente ocupava o 7º lugar absoluto.

 Porsche Type 200 GGS
Porsche 718/8 Descapotável

Nesse mesmo ano, a Porsche System inscrevia mais dois Porsche Type 200 GS, chassis 122-992, modelo que participou com o dorsal 30 e 122-991, para o modelo com o dorsal 29, tendo ambos acabado também por desistir. O quarto modelo da marca, um 718/8 com o chassis 718-047, um descapotável com o dorsal 28, acabaria por ser o único representante da marca no final da prova, vindo a classificar-se na 8ª posição da geral.
Infelizmente, um dos aspectos mais identificativos dos Porsche desta época, foi esquecido. O característico escape de consideravel dimensão, não está cá.

 Os pormenores de acabamento deste modelo, infelizmente não acompanham o que de melhor hoje já se consegue fazer em resina.

MG Metro - MSC

 A MSC lança mais um MG Metro 6R4 dos antigos Grupo B. De decoração muito simples, acaba por surpreender pela eficácia estética. Provávelmente tratar-se-à de uma versão de testes, dada a ausência da placa de rali e o respectivo número.

 Mecânicamente, é mantido o conceito que equipou as anteriores edições.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

As surpresas de Barcelona - Slot.It

A Slot.It aproveitou o ensejo da organização desta prova do Europeu, para mostrar algumas das suas novas produções.
Assim, o recém chegado Lola B09, recebe já uma segunda decoração, que parece dar uma nova vida a este modelo.

 O anunciado Porsche 911 GT1 EVO 98, viu a luz do dia. De aparência brilhante, ficaremos a aguardar por um desempenho dinâmico ao mesmo nível.

 Surpresa mesmo, foi a apresentação do novo Audi R18, ainda que em fase de protótipo. Merece desde já uma crítica positiva, pois apresenta-se com uma dimensão de rodas que bem condiz com a realidade.

24 Horas Barcelona 2012 - Os troféus

Chegaram os elementos que representaram o GT Team / ART na mais importante prova mundial dedicada ao Slot. Com eles, os respectivos troféus relativos à excelente terceira posição conquistada.


Querem os elementos deste Team, agradecer a excelente colaboração de Lelo Ribeiro do Slot Clube de Matosinhos, em substituição de um dos elementos desta equipa bracarense.

               Os Troféus             



O troféu

O carro

 A taça


                       As Pistas                        







             A Classificação Geral             


                      Os Pódios                     



 3º Classificado - GT Team / ART - da esquerda para a direita - Maurizio Ferrari (Slot.It), Luís Azevedo, Augusto Amorim, Lelo Ribeiro e Paulo Mendes

 2º Classificado - Aloy Shop

1º Classificado - Slotmania MB Slot

domingo, 6 de maio de 2012

24 Horas de Barcelona - Portugal no Pódio

           PARABÉNS          


Realizou-se em Barcelona, a abertura do Campeonato da Europa de Slot Cars, uma difícil prova com a duração de 24 Horas e que contou com a presença de duas equipas portuguesas.

Num conjunto de fantásticas equipas do melhor do mundo e onde a equipa da Slot Mania saiu vencedora, ambos os team's portugueses brilharam, com o GT Team/ART a ocupar o terceiro lugar  final a apenas 3 voltas da segunda posição pertença da Aloyshop, num final de prova em que conseguiram recuperar 5 das 8 voltas que marcavam a diferença, antes de se dar início à última calha. O Slot Clube da Trofa completou este êxito nacional, culminando a mesma num também muito honroso sexto lugar final.


Referir ainda que a somar a este excelente resultado, a equipa bracarense do GT Team/ART, obteve ainda a pole position, numa verdadeira demonstração das reais intenções com que partiram para Barcelona.

Portugal começa a provar a valia dos praticantes da modalidade, neste cantinho da Europa. Começam a olhar para nós, com um novo olhar.....