terça-feira, 6 de novembro de 2012

Elas começam a aparecer.....

 Ao lado do modelo já preparado, mais uma das que preencherá a grelha de partida do imprevisível Troféu que se avizinha.
 Ao género do psicadélico ou da arte "práfrentex", juntar-se-à ao que se espera venha a ser uma bela paleta cromática.....
Boas imaginações é o que se espera, pois à que juntar à da "Gitanes", mais um belo conjunto de interessantes Ford Transit.
Força com o pincel.....

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Troféu Ford Transit - Distribuição Kit Montagem

 Para a realização do Troféu Ford Transit, a organização comprometeu-se para com os interessados na na participação, à entrega Kit de adaptação dos Chassis HRS, às carroçarias.
 Faz a organização saber que o Kit em causa, começará hoje a ser distribuído na loja GT Team a partir das 17.30 horas, a todos quantos se comprometerem com a sua participação neste Campeonato.
 A entrega será feita a todos quantos o solicitarem e que tenham já feito a aquisição das respectivas Ford Transit.
 Depois, boa bricolage...

Do brinquedo, à competição - Troféu Ford Transit

 Braga vai ter contacto pela primeira vez, com um incaracterístico troféu para modelos comerciais e no campo dos Slot Cars. Com forte inspiração no que se passou à escala 1/1, este mesmo modelo que nos chegou também aos mercados em forma de brinquedo, foi de imediato fonte de inspiração para à escala 1/32, reeditar o que se passou no mundo do asfalto verdadeiro.
 Trata-se de uma Ford Transit com excelente reprodução, que munido de completo interior e ainda de um motor de fricção, serviu como base para depois de algum aligeiramento e trabalho de adaptação ao belíssimo chassis HRS de origem Slot.It, nos proporcionará certamente, momentos de deleite, mas também de uma muito mais apurada condução.
 A elevada altura da sua carroçaria, estará em contra-ciclo com a excelência da sua mecânica, mas daí, o interesse do deste Troféu que levantará dificuldades a que não estaremos mesmo nada habituados.
 O regulamento é extremamente limitativo, por forma a criar o maior equilíbrio possível, mas há sempre maneira de dar um jeitinho ao nosso próprio engenho. O chassis, não necessita de qualquer alteração, nem se recorre ao mais complicado sistema de adaptadores de que se faz acompanhar originalmente.

 O Kit de adaptação do chassis à carroçaria, foi pensado de forma a baixar o mais possível o centro de gravidade do conjunto, tal como é possível observar-se pelas imagens comparativas com o modelo original.

 Mas a maior vantagem acontece no aligeiramento de todo o interior. É lhes retirado todo o miolo, surgindo apenas a reprodução da parte da cabine.
Agora, estão lançados os dados, força no gatilho, mas com calma, muita calma mesmo.....

sábado, 3 de novembro de 2012

Porsche 911 GT1 EVO 98 - Slot.It

A par da chegada do novo Chaparral 2E, a Slot.It brindou-nos também com a chegada de um modelo com que nos andava à muito, a aguçar o apetite. O Porsche 911 GT1 EVO 98, não sendo para o Slot uma novidade, era no entanto aguardado com bastante expectativa pois espera-se dele, performances fora de série.
 Como modelo, apresenta-se de aparência apelativa, deixando no entanto algo a desejar no que se refere à reprodução da frente do modelo, já que esta surge excessivamente elevada.
Apresentando-se com um peso total de 78.2g, com alguma preparação acabará por conseguir-se ainda algum ganho neste particular. As tomadas de ar sobre o capôt traseiro, parecem-nos bem representadas.

Uma carroçaria baixa e um patilhão alongado a aproveitar ao limite o comprimento da sua frente, serão o mote que lhe permitirá um generalizado equilíbrio para um comportamento quase exemplar.


Na sua série Fly Racing e a seu tempo, uma decoração igual mas respeitante à sessão de testes de Le Mans em 1998, chegou a ser editada.

Mas antes desta chegada, já à uma década atrás, a Fly editava este belo modelo. E fê-lo na sua série corrente, como tirou também ainda partido das suas excelentes características, para o editar na sua série Fly Racing, dedicada a modelos fabricados de acordo com parâmetros mais desenvolvidos e pensados exclusivamente para a competição.
E no campo das suas proporções, o velhinho Fly mostra-se mais cuidado, apresentando-se com uma frente mais baixa, o que acaba por torná-lo mais realista. E a frente do Slot.It, continua a pecar pela nervura provocado pelo molde e que descaracteriza de algum modo, a forma da boça de escoamento de ar lateral.
Não sendo um modelo que dê para explorar grandes pormenores, os conceitos actuais de produção, pouco puderam inovar para fazer deste novato, uma montra de pequenos pormenores de classe, acabando por se superiorizar ao modelo da Fly, apenas na reprodução do gancho de reboque que surge mesmo na frente do modelo.
A janela de escoamento de ar mesmo a seguir à roda da frente, não segue o melhor dos padrões, no que concerne ao seu verdadeiro formato, surgindo no modelo da Fly, melhor representado.
Parecendo-me algo mais correcto na secção traseira, acaba por perder imenso na interpretação que deu à secção frontal, já que a sua frente ao nível das tomadas de ar frontais, surgem demasiado altas.
No capôt traseiro surgem duas tomadas de ar, mas no modelo da Fly, estas encontram-se bastante maiores, o que não condizem com a realidade.

Quanto a pormenores, encontram-se muito próximos um do outro. Apenas na reprodução das jantes, embora consideremos de aparência mais realista as da Slot.It, na verdade, encontram-se muito mais correctas as da Fly, já que o número de raios é o mais correcto.

Incomparáveis, encontram-se ao nível dos conceitos mecânicos e aqui, deve ter acabado de nos chegar uma verdadeira máquina de competição.

O Chaparral da caixa especial - 2E Slot.It

 O Chaparral 2E anunciado pela Slot.It como sendo um modelo especial e merecedor de uma enbalagem que assim o anunciasse, acaba de chegar aos mercados.
 Mas afinal, a embalagem especial mais não é do que uma vulgar caixa de cartão com várias estampagens sobre o modelo, vindo a substiuir o habitual e característico invólucro cor de laranja.
 Mas trata-se de facto de um modelo diferente das anteriores versões, já que para além de algum trabalho sobre o habitáculo que o levou a um abaixamento de peso, serviu também para um ganho de espaço entre este acessório e a existente parte mecâncica que trabalha abaixo desta secção do modelo.
 O chassis foi igualmente revisto e adaptado ao novo conjunto de berços de motor que permitem a adopção de suspensões laterais e não apenas nas extremidades frontal e posterior do mesmo, como acontecia até agora.

 Um ganho de 0.5g foi o conseguido com a alteração do habitáculo deste modelo.

 A parte das pernas do boneco passou a ser parte integrante do banco, assim como se constacta também um menor afundamento dos bancos, o que beneficia a distância deste conjunto ao berço do motor que se encontra imediatamente debaixo. Garante-se assim, um melhor trabalho de basculação do berço do motor.

 Em termos de chassis, em cima é possível observar-se a existência de dois parafusos laterais que servirão para a montagem de suspensões naquela secção do berço, o EVO6.
Mais uma evolução num modelo que já de si era extraordinário. Resta agora saber, se serão editados mais destes modelos ou se se ficarão apenas, por aqui....

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Regulamento Troféu Ford Transit





Começa a aprontar-se um dos troféus que mais expectativas suscitou durante a época de 2012.
Fez-se um reajusto ao calendária anteriormente disponibilizado, para se poder realizar uma prova de resistência de TT nas Caldas das Taipas.

Disponibiliza-se hoje o regulamento para o esperado "Troféu Ford Transit" e segunda-feira começa a distribuição do Kit de montagem do chassis à carroçaria. Este, composto por três acessórios, um para aperto traseiro e dois para aperto frontal, evita que se provoque qualquer estrago no estado original dos chassis HRS, podendo mais tarde, vir a ser reaproveitado para outra classe.

Quanto ao modelo em si e uma vez que não se provoca qualquer alteração à mesma, à excessão da abertura das portas, poderá também, se alguém o pretender, vir a ser posto no seu estado original de brinquedo que era.

Boas afinações e agora, siga as instruções que o Link abaixo enumera: