terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Regresso vistorioso do azul e verde


A Porsche, no tempo dos fantásticos 917, marcou a sua presença em Le Mans com várias máquinas que acabaram mesmo por se eternizar.
1970 recebeu vários modelos e em duas versões distintas. Na sua versão K, ou seja, cauda curta, o modelo com o dorsal 23 e pertença do Team Austria acabaria por dar a primeira e histórica vitória à marca. Na segunda posição e inscrito pela patrocinadora "Martini" viria a classificar-se o modelo 917 LH, ou seja, cauda longa. Na época, as tendências hypie chegaram também ao automobilismo e esse modelo haveria de ser decorado de acordo com essa moderna tendência, acabando por ficar conhecido como  "Porsche Psicadélico".
O azul e verde dominantes da sua decoração, proporcionam uma combinação cromática que não nos deixa indiferentes, ao ponto de se ter podido ver este ano, volvidos 43 anos e no decorrer das 24 Horas de Daytona, um recente modelo, decorado segundo a mesma combinação cromática e grafismo.
 O modelo, um Porsche Cayman.
Inscrito no Classe GX, este viria a dominar e a vencer a mesma.
 Aqui poderão apreciá-lo, em todo o seu esplendor.


 O 917 psicadélico participou nos treinos apenas pintado de azul e branco. Depois de uma recolha de tinta verde pela cidade de Le Mans, foi possível fazer-se uma serãozada e apresentá-lo no dia seguinte na grellha de partida, todo bonitinho.
Esta dica foi-nos gratamente trazida pelo amigo, Rui Queirós.

Renault - Uma marca com história

 A Renault é uma marca com alguma história no capítulo das competições automóveis.
 Ainda que antes do modelo R8 já outras referências da marca francesa tenham tido desempenhos de registo, para o Slot e através da SCX e com modelos de plástico, foi justamente o modelo R8 Gordini a chegar ao nosso mundo das competições Slot.
 Mas também o Alpine A110 ou o 5 Maxi Turbo foram outros modelos que este fabricante nos fez chegar.
 R8 Gordini ou TS, dois belos exemplares de que podemos desfrutar, dentro de um espírito mais domingueiro. A competição aqui, regista-se a um ritmo mais sossegado.....

 Já o Alpine A110 ou o 5 Maxi Turbo, permitem outras abordagens mais sérias, dentro dos campeonatos de ralis. Tanto um como o outro, surpreendem por elevados desempenhos nos rebuscados traçados que imitam os fantásticos troços de ralis.
E uma vez mais, este pedaço de história da marca francesa, tem vindo a ser escrito pela sigla espanhola SCX...

Gloriosos do Mundial de Ralis - SCX

 Noutros tempos, houve outros gloriosos que preencheram pomposos títulos dos periódicos da especialidade do automobilismo. Embora alguns possam merecer alguns desconcertantes olhares e comentários, como será o caso do Citroën DS, outros pareciam já verdadeiras máquinas dotadas aos melhores resultados de registo no cronómetro, como será exemplo, o Alpine Renault A110.
 Mas cada um ocupou sem dúvida especial relevo, já que representaram, quer se consiga imaginar ou não, importantíssimo destaque pelas características que os tornavam nos melhores do mundo.
Foram os casos dos inigualáveis Escort e Talbot, que por mãos de sapientes condutores fizeram as delícias de muitos espectadores.
 Também os Alpine e não menos, os DS da Citroën, mereceram especial destaque à cabeça das classificações, em clássicas como Monte Carlo ou o Safari, por exemplo.
 Mas para a nossa minúscula história, valeu-nos a SCX que com este património de Slot, nos vais proporcionando a continuidade da nossa imaginação de outros tempos, acesa.

Aston ou Capri?

 A seu tempo, este Blog promoveu uma espécie de desafio aos leitores, onde se solicitava de entre uma variedade considerável de modelos que se propunham, que fosse o leitor a considerar qual o melhor modelo editado no ano de 2012. E de entre todos, houve dois que mereceram o destaque dos poucos afoitos que se atreveram a dar a sua meritória opinião. E foram o Aston Martin da Black Arrow e o Ford Capri da Sideways, que colheram a "maioria" das opiniões.
 Aqui estão ambos, um já com provas dinâmicas dadas e o outro, com aptidões ainda por demonstrar.

 Do Ford contamos já com duas decorações também. Do Aston esperam-se mais, sobretudos as duas restantes versões da mesma participação em Le Mans.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MSC - Novidades 2013

 Foi já apresentado o catálogo do fabricante MSC, surpreendendo-nos com aquilo que há já algum tempo se esperava que acabasse por cair de algum lado. Nem mais nem menos, o TT da moda, o BMW-Mini que este ano fez valer os seus argumentos no Paris-Dakar, muito embora grande parte desse feito se tivesse devido mais à falta de concorrência, do que própriamente, às suas superiores aptidões.
 No entanto, para nós é mesmo isto que conta, poder dele desfrutar no nosso carinhoso mundinho. Faltará saber, se entrará na linha dos modelos fabricados em resina, tal como a restante gama anunciada por este fabricante para os seus modelos TT, ou se pelo contrário, mais interessante seria, virá a usufruir da sua produção em plástico.
Os restantes anunciados e variados modelos de TT, continuam anunciados, tal como já no ano transacto o haviam feito. Será mesmo para 2013?
 Quanto ao 959 da Porsche, este ícone de Stutgart, estará para muito breve. Já quanto à sua versão "Dakar", as suspeitas aprofundam-se quanto a uma anunciada chegada para este ano, pois o previsto chassis para ele anunciado, tal como aqui se previra a seu tempo, parece estar a complicar os planos do fabricante.
 No que se refere às restantes produções em linha de actualidade, muito se apoiam na edição de carroçarias conhecidas, mas avulso. Assim acontecerá com o MG Metro, RS200 e Subaru. Este último, receberá também duas novas decorações.
 Força MSC......

Arrow Slot - News


A poucos dias da Feira de Nurembergue, a maior feira de referência do brinquedo na Europa, a Arrow Slot apronta-se para mostrar as suas últimas novidades, ainda que há já muito conhecidas.
O nosso conhecido Saleen, para além de receber a cor branca nos seus modelos em Kit, verá chegar a primeira versão completamente decorada e correspondente ao S7R da equipa Larbre Competition participante na edição das 24 Horas de Le Mans em 2010, incorporando como grande novidade, elementos dos faróis em plástico injectado.
Todos eles serão equipados com mecânica Scaleauto. 

Mas a sua grande novidade, chama-se BMW V12 LMR.
Mostrado já em Igualada, o seu protótipo deu os passos necessários para dentro de poucos dias tomarmos contacto visual com o modelo definitivo.
O modelo de lançamento corresponderá à versão vencedora em Sebring em 1999. Mecânicamente, receberá um chassis RT-3 LWB, também de origem Scaleauto.

Fuerza Albert Atienza.....