sexta-feira, 26 de julho de 2013

Campeonato GT's NSR - 2ª prova


 Com a participação de 13 pilotos, decorreu a segunda prova do Campeonato GT específica para os modelos do fabricante NSR. E a competir encontramos os Corvette, Porsche e Audi, isto enquanto não chega por cá o novíssimo Aston Martin.
 A formula habitual do decorrer da prova, foi desta vez alterado a título de experiência, tendo dado óptimos resultados. Deixou de se fazer várias mangas, aumentando-se as calhas virtuais. Os habituais participantes estiveram presentes, contando-se agora com a participação de Carlos Alvim (Kikas) que há já algum tempo se encontrava afastado e ainda de César Amorim.
 De grande relevância foi o desempenho de Paulo Mendes que viria a vencer a prova com enorme vantagem, dado que usufrui de um Audi soberbamente preparado e pilotado com toda a mestria.
César Amorim comprovou as indicações que ainda esporádicas, nos tem transmitido. Trata-se de um jovem que por razões várias não tem conseguido participar assiduamente, mas sempre que o faz demonstra uma invejável maturidade.
A mesma indicação é dada pelo novato David, que nos tem paulatinamente vindo a surpreender. Capaz de invulgar domínio frente às disputas com os concorrentes directos, tem sistematicamente demonstrado maturidade, consistência e rapidez. Trata-se de um elemento a ter em consideração, pois poderá não demorar muito o surgimento de uma grande surpresa.
 Os grande candidatos à vitória cedo se resignaram perante o andamento imposto por Paulo Mendes, tendo Luís Azevedo e Augusto Amorim discutido os lugares seguintes. Para a quarta posição, Rui Mota acabava por usufruir dos azares de Bruno Martins, mas sofria enorme pressão por parte de Paulo Gonçalves e David Azevedo, estes separdos apenas por metros.
 Menos competitivo encontrou-se José Pedro Marques, que se via na classificação final atrás de David Azevedo, mas conseguia impor-se a Mika Monteiro.
Francisco Matos era batido por César Amorim, Bruno Martins e ainda pelo pequeno David, ocupando a 12ª posição. O último lugar pertenceu ao estreante Kikas, pois foi fortemente penalizante pelo desconhecimento do carro, mas sobretudo da pista. Este consagrado piloto já com provas dadas, nunca tinha rodado neste traçado, razão pela qual a falta de domínio da situação se mostrou crucial e acabaria por definir sem surpresa a sua posição final.
 No pódio, Paulo Mendes ladeado por Luís Azevedo e Augusto Amorim.


Modelos de Colecção - O reconhecimento de um piloto/actor





Imagens 1





GT Team/ART, vence 24 Horas de Trofa
























A equipa bracarense GT Team / Art, conseguiu uma vez mais trazer ao coração do Minho, a glória nas competições da modalidade Slot Car, onde por inúmeras vezes este grupo tem conseguido assumir lugares de destaque, tanto nas competições nacionais, como de índole internacional.

Após a mudança de instalações, sediada agora na freguesia de Maximinos, o GT Team Slot Clube passou a desfrutar de uma segunda pista, tendo este Team disso tirado partido para a criação de condições excepcionais que lhes permitem uma muito melhor preparação para este tipo de provas. Com um conjunto de pilotos de primeiro plano constituído por Augusto Amorim, Paulo Mendes, Luís Azevedo e José Pedro Marques, conseguiram levar de vencida formações de altíssimo nível, como é o caso das formações do país vizinho.

Tidos como das formações melhor cotadas mundialmente, as equipas espanholas presentes, acabariam por se ver batidas pelas três melhores formações nacionais. A equipa bracarense sentiu forte oposição por parte dos homens da casa, Clube Slotcar da Trofa, mas sobretudo dos participantes do Clube Slot de Matosinhos que viria a ocupar a segunda posição final. Com um final de prova de deixar os pilotos com os nervos à flor-da-pele, provou a experiência destes bracarenses que conseguiram uma vantagem de 25 voltas para os segundo classificados, a somar também ao melhor registo de tempo dos treinos, tendo assim conseguindo a pole position para esta prova. Ficou assim provada a brilhante participação destes homens da nossa terra.

Um pódio totalmente nacional e que relegou para segundo plano as fortíssimas formações espanholas da Rias Baixas I, Cric Crac e Evotec, vêm confirmar o real valor que as equipas portuguesas começam a assumir no panorama mundial da modalidade, o que mais reforça ainda o real valor dos nossos guerreiros bracarenses.

Como nota, enaltecer ainda a presença de uma segunda equipa inscrita pelo GT Team Slot Clube, que completaria a mesma na 14ª posição num total de 22 equipas participantes, sendo esta constituída por Nuno Aguilar, Bruno Martins, David Azevedo, Francisco Matos e Paulo Gonçalves. Novos valores despontam por estas bandas, sempre motivados pelos mais experientes praticantes que por cá se têm vindo a destacar internacionalmente. Luís Azevedo, um dos nossos praticantes top, tem vindo a ser sistematicamente assediado para integrar formações espanholas, o que bem denota o nível atingido pelos nossos praticantes.
Estas competições com a duração de 24 horas, tornam-se para pilotos e máquinas de violência extrema e onde o rigor da preparação dos modelos e a condição física dos pilotos acaba por ser preponderante.



Encontra-se pois esta formação de parabéns por mais um êxito conseguido, já que a prova organizada pelo Clube Slotcar da Trofa se encontra como uma das referências europeias para grande parte dos mais exigentes praticantes europeus, sobretudo espanhóis.

Honda HSV VS Honda NSX

 O patrocínio da "Autobacs" tem vestido alguns modelos da Honda. São os casos do modelo NSX e mais recentemente, o HSV.
 O fantástico NSX foi há uns anos reproduzido pela Ninco, tendo actualmente a Scaleauto apostado na mais recente versão da Honda, o HSV. Entre ambos, nota-se uma distinta coloração no vivo vermelho alaranjado, mas à qual não poderemos fazer qualquer tipo de crítica, já que desconhecemos em absoluto se essa distinção é real, ou se um estará mais correcto do que o outro, pela falta concreta de elementos para o poder avaliar.
 De linhas distintas e conceitos mecânicos absolutamente díspares, poderão no entanto num confronto directo em pista, levantar sérias dúvidas quanto à melhor das eficácias.
 A seu tempo, o modelo da Ninco comprovou uma invejável eficiência que contrasta actualmente com a menos conseguida capacidade dinâmica marcada pelo HSV da Scaleauto, quando confrontado com as restantes valências do presente.
 Estéticas distintas sobre um mesmo Sponsor, marcam de modo interessante épocas do mundo real automóvel mas também do Slot Car.

E das duas versões já disponíveis do modelo HSV, a mais recente versão parece bem mais apelativa do que a versão de lançamento.

Em termos mecânicos, nada se alterou. O único registo, prender-se-à com o novo tipo de imane e a sua nova colocação. Inicialmente era um redondo à frente do motor e agora passou a ter formato rectangular e colocado debaixo do eixo posterior.

Mr SlotCar - Mazda 787B


O fabricante canadiano muito tem prometido, mas muito embora a já comprovada qualidade dinâmica da sua produção, traz-nos como novidade, apenas uma nova versão do mesmo Mazda 787B já bem nosso conhecido.
Depois das referências MR 1001 à qual corresponde o modelo base disponibilizado em Kit, fizeram-nos chegar a referência MR 1002 cuja versão representa este interessante Mazda em versão de Test Car, totalmente negro.

 Seguiu-se-lhes depois a histórica versão vencedora de Le Mans e que teve como marcos históricos o facto de ter sido o primeiro construtor nipónico e único até à data a sagrar-se vencedor da mítica prova francesa e ainda por se ter tornado igualmente no primeiro modelo a vencer a mesma prova, movido com uma motorização rotativa ou Wankel. Esta edição recebeu a referência MR 1003.
Agora e volvidos bastantes meses e quando se aguardava pela chegada de um modelo de outra marca, eis que nos surpreendem em parte pela negativa, fazendo-nos chegar mais uma versão para a mesma base, tendo recebido a referência MR 1004. Trata-se da representação do modelo participante nos 500 Km de Sugo, onde finalizou a mesma na 9ª posição.
 Afinal, mais do mesmo, onde como maiores notas de relevo se poderá referenciar que perdeu os cristais transparentes dos faróis e onde as cores se encontram invertidas, relativamente à versão de Le Mans.

 Mecânicamente também a mesma base, onde o modelo recebe um berço para motor de caixa pequena e em em linha.
 A nota positiva vai para a edição do modelo com a referência MR 1005A, que tem como objectivo único, a competição. Um pouco ao estilo já lançado pela Sloting Plus, disponibilizam-se várias cores para o mesmo modelo
Fornecidos completamente montados, encontram-se no entanto equipados com motores de caixa grande, mantendo a sua posição em linha, mas fornecidos com bancadas extra tanto para posição Anglewinder como Sidewinder.
Parece-nos uma primeira tentativa de penetrar mais seriamente no mundo da competição, onde cá por Braga já se foi testando com resultados positivos, as capacidades dinâmicas deste modelo produzido do outro lado do Atlântico.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sideways - As últimas


 A Sideways, uma linha paralela do fabricante de resinas Racer e dedicada actualmente às grandes máquinas que militaram nos fantásticos campeonatos de Grupo 5, parece estar a enveredar também pela projecção das suas produções, em séries especiais e limitadas.
Depois da bem sucedida experiência que constituiu a edição do Ford Capri Zakspeed com as cores da John Player Special, chegou a vez de explorar um dos mais extraordinários modelos desta classe de carros de competição, o Porsche 935 Moby Dick. E assim, fazem-nos chegar um modelo de ímpar beleza cuja decoração persiste a mesma da versão de testes do modelo, mas onde o branco base se vê substituído por uma cromagem. O resultado é magnífico e complementará muito bem a estante onde porventura repousará já o Ford Capri. 

 E enquanto não nos chega o "verdadeiro", o Moby Dick da Martini, começamos já a ver imagens do inigualável 512 BB de que muitos Tifosi aguardarão com grande ansiedade.
 E tal como nos restantes modelos já editados, também este nos parece encontrar-se no bom caminho. O que é possível para já observar, mostra-nos um eixo traseiro descentrado com a cava da roda, mas por certo tratar-se-hão de defeitos de prototipagem sujeitos às respectivas correcções.