quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

24 Horas Slotcar da Trofa - 17 a 19 Janeiro 2014

Encontra-se já anunciada a 7ª edição da prova de resistência cuja organização é da responsabilidade do Club Slot Car da Trofa.
Cotando-se como a mais importante prova de slot a nível nacional, tem sido habitual a prença das mais fortes equipas tanto portuguesas, como espanholas. Este ano o panorama repetir-se-à, esperando a organização igual êxito relativamente a anos transactos.
Até lá trofenses.....

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Resistência BMW M1 - Scaleauto

 A resistência de 8 Horas que o GT Team Slot Clube levará a cabo como prova de preparação para as 24 Horas Slot Car da Trofa, começa já a despertar interesses e encontra-se já inscrita uma equipa espanhola.
Nuestros hermanos vêm nesta prova, a hipótese de se confrontar directamente como uma das mais fortes formações nacionais da actualidade, o que servirá de termo de comparação importante para contrariar as adversidades de uma das provas mais exigentes que se realizam a vível nacional.
O nível de participantes que habitualmente se desloca à prova levada a cabo pelo Slot Clube Car da Trofa é dos melhores do mundo e a equipa espanhola que se desloca a Braga para participar nesta edição de 8 horas, tem disso consciência, aproveitando para numa primeira fase se apróximar desses valores.

Campeonato BTCC - 2ª Prova

 Realizou-se a segunda prova do campeonato BTCC, em mais uma iniciativa do GT Team Slot Clube.
Ainda não foi desta que conseguimos ver modelos da SCX ou da Ninco, continuando a recaír a escolha dos pilotos, em modelos da MSC e da Avant Slot.
Foi a pista permanente de fabrico Ninco deste clube que recebeu os modelos e pilotos deste campeonato, uma vez que foi esta a opção de pista para este tipo de modelos.
 Se na prova de inauguração Augusto Amorim conseguiu impor o seu Peugeot da Avant Slot, deste vez foi Paulo Mendes que deu verdadeiro festival com o seu Subaru do mesmo fabricante. Rui Mota deu um ar da sua graça com o seu Porsche 959 da MSC, mas ainda não foi desta que os modelos deste fabricante se conseguiram impor à rival Avant Slot.
 Bruno Martins com o seu Ford RS 200 impôs um ritmo próximo de Rui Mota, mas não chegou para contrariar a supremacia que deste feita o Porsche demonstrou. Enquanto isso, David Azevedo a contas com outras "contas", já que a espera de um telefonema que desse a boa nova de que já seria PAI, deixava-o naturalmente com o 1espírito concentrado em tudo, menos na corrida. Ainda assim, impunha-se ao iniciado Ricardo Ferreira e a um entusiasmado mas menos afortunado, Francisco Matos, já que o Subaru deste último se havia mostrado como uma das melhores máquinas ali presentes. Problemas mecânicos no entanto, ditariam a última posição, como a posição possível.
 Ao pódio subiam Paulo Mendes, o vencedor, seguido de Augusto Amorim e Rui Mota.
Para aceder aos resultados do campeonato, clique aqui.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Novidades da Slot Racing Company

 A Slot Racing Company já nos fez chegar o interessantíssimo Porsche 908 LH participante em Le Mans em 1972, com a tripla de pilotos composta por Reinhold Joest / Mario Casoni / Michael Weber.
Trata-se de uma excelente reprodução, a dar continuidade às versões já editadas por este fabricante.

 A versão KH do Porsche 908 vê também chegar mais uma versão, desta feita tripulada pela dupla Alex Soler-Roig / Rudi Lins no ano de 1969, nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos da América.

Sideways - The Racer "Historical Colors"



 O conhecido Porsche 935/78, mais conhecido por "Moby Dick", depois de nos ter chegado pelas mãos da Sideways como uma brilhante reprodução, tem a honra  de se ver integrado na série comemorativa deste fabricante, relativamente a decorações que marcaram a história do desporto automóvel.
 As década de 60 e 70 foram elucidativas relativamento aos movimentos hippies. As suas tendências contagiaram também algumas criações de teams ligados à competição, o que proporcionou de entre outras ao Team Martini, uma decoração que viria a deixar conhecido o Porsche 917 LH inscrito por este Team em Le Mans no ano de 1970, como o "Porsche psicadélico" e viria com a sua invulgar imagem representativa de uma tendência artística que marcou aquelas décadas, a marcar também definitivamente esta edição da clássica francesa.
 Fica assim perpetuado também no mundo dos Slot Car, esta imagem eternizada pela Porsche e pela Martini, em Le Mans.

3 Horas Grupo 5

 Foi sábado passado que o GT Team Slot Clube levou a efeito uma resistência de 3 Horas para modelos de grupo 5 do fabricante Sideways.
A totalidade das equipas presentes fez a sua escolha recaír no primeiro modelo editado por este fabricante. Quatro equipas, quatro Ford Capri.
 Apresentavam-se muito fortes três das equipas presentes resultando uma quarta equipa, muito menos experiente. Contudo e apesar de terem visto o seu carro montado à última da hora, ainda demonstraram belos momentos de pilotagem de um modelo que desconheciam em absoluto.
A equipa que viria a vencer a prova, mostrou-se desde início muito forte, com Bruno Martins e Luís Azevedo a terem um comportamento imaculado que só por breves momentos era posto em causa, quando alguma das equipas se mostrava mais inspirada.
Os vencedores beneficiariam também de alguma fiabilidade do seu modelo, já que o "Team Ford" viria a ser o primeiro a padecer de um motor com algum mau humor, enquanto o "ART Racing Team" se via obrigado a parar por várias vezes com o intuito de rectificar algumas anomalias de que ía padecendo. No entanto, quando os modelos se mostravam em forma, era grande a luta entre os três primeiros.
 Parabéns pois a Bruno Martins/Lúis Azevedo que viriam a sagrar-se vencedortes, seguidos de Paulo Mendes/Rui Mota, de Augusto Amorim/Franciosco Matos e Ricardo Ferreira/David Fernandes.
 A boa disposição foi apanágio generalizado, o que se saúde sempre em prol da boa saúde do nosso slot.
Parabéns campeões.

8 Horas BMW M1

Vai ter lugar nas instalações do GT Team Slot Clube, uma prova de resistência com a duração de 8 horas, para os novíssimos BMW M1 do fabricante Scaleauto. Disponibilizados para já apenas em Kit, estes serão os modelos que alinharão na próxima edição das 24 Horas da Trofa. Servirá então esta, como forma de preparação das equipas mais ambiciosas para a prova internacional que terá lugar na Trofa.
As inscrições encontram-se abertas para um limite máximo de 6 equipas que se confrontarão no próximo dia 21, no traçado permanente de fabrico Ninco existente neste clube.
Para esclarecimentos adicionais, contactar:

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Novo Ford GT 40 - Slot.It


 
A Slot.It apronta-se para editar no início de Dezembro, mais um clássico. Participante nos 1000 Km de Spa em 1966 com a dupla de pilotos Peter Sutcliffe e Brian Redman, viria a saír da grelha de partida na sétima posição e completou a mesma no quarto lugar.
Mais um Ford GT 40 a enriquecer a já grande lista destes modelos, editados por este fabricante.
Este chassis com o número 1009, foi um modelo registado na África do Sul com a matrícula TJ3 406, representando as letras TJ, a província do Transval e a cidade de Joanesburgue.
 O modelo que agora nos chegará, representa quase a mesma versão de lançamento da Slot.It, mostrando-se igualmente uma versão mista.
Se a secção traseira se mostra quase a mesma, esta agora, perde as tomadas de ar acima do capôt e recebe no lugar da grelha anteriormente existente, uma caixa de captação de ar, à imagem do que acontece na versão MKII. De resto, mantem-se igual o grupo optico traseiro.
 Repare-se que a versão MKII abaixo mostrada, apesar de se mostrar substancialmente distinta na secção traseira, monta duas tomadas de ar na parte superior do capôt, tal como na primeira versão editada e uma tomada de ar central transparente, muito semelhante à que incorporá o modelo que agora nos chegará.
 Já a versão MKI cujo capôt traseiro apresenta linhas similares às desta nova versão, apresenta stop's únicos ao invés de duplos e de grande dimensão.
 Na imagem de baixo é perceptível a existência das tomadas de ar superiores iguais às existentes na versão MKII, apesar das linhas coincidentes com a versão MKI.
 Em baixo vê-se perfeitamente a distinta linha do capôt traseiro da versão MKII.
Nota negativa para a nova reprodução no que se refere à cor, já que esta deveria ser verde metalizado e não verde sólido.

Os protótipos clássicos da Slot.It - Considerandos

 
Está na hora e mais ainda agora com a chegada de mais dos gloriosos protótipos do mundo dos históricos clássicos, de se fazer uma resenha comparativa entre as belas reproduções da Slot.It.
Abordarei o tema através dum artigo que versará algumas comparações de relevo, como é o caso dos pesos de cada um deles.
 A honra da estreia neste fabricante coube ao belíssimo Ferrari 312 PB, uma máquina que não deixou ninguém indiferente na época. Excelente reprodução tanto das suas linhas como da própria representação das jantes, muito próximas da realidade.
No capítulo da balança, com os seus 66.9gr, acusa o peso da estreia registando o maior dos números de todos os modelos e versões até agora a nós chegadas.
 Bem mais recente, é o Chaparral 2E. Uma vez que este modelo pouco tem a explorar ao nível das suas versões, a Slot.It atreveu-se a dele tirar partido com evoluções tecnológicas. A isso, correspondem pesos diferentes para modelos aparentemente iguais. No entanto, a sua mais recente produção, não faz dele dos mais leves modelos. Compreende-se o facto, pela complexidade de linhas da sua carroçaria, bem como o acréscimo de elementos em fotogravura.
 Surpreende a leveza do Alfa Romeo 33/3, que parece não acusar os anos em que foi produzido. Trata-se do segundo modelo deste tipo de carros a que a Slot.It se debruçou e os seus 64.6gr, ainda hoje não escandalizam.

 O Ford GT 40 recebeu duas versões distintas e ainda um terceiro, uma espécie de versão híbrida entre o MKI e o MKII. A versão MKII é no entanto significativamente mais pesada do que as outras duas.
 Mas verdadeiro peso pluma, mostra-se o agora chegado Mc'Laren M8D. No mundo dos clássicos, os seus 59.5gr surpreendem verdadeiramente.

 Quando pesadas exclusivamente as carroçarias, espanta-nos o facto de apresentarem o mesmo peso, tanto o Alfa Romeo como o Chaparral, o que comprova que o chassis do modelo do trevo de quatro folhas é o que está a penalizar o carro.

 Já no referente aos Ford GT 40 e uma vez que repartem a mecânica, fica comprovado que é a carroçaria que faz a diferença entre ambos.
Nos modelos mais recentes e tal como se mostra através da segunda imagem abaixo, a política de imagrecimento dos modelos da Slot.It passa por uma elaborada reprodução do conjunto do cokpit, onde o próprio piloto se reproduz, à excepção do capacete, apenas por uma película exterior. Os Ferrari 312 PB e os Alfa Romeo 33/3, são altamente penalizados por se apresentarem com pilotos maciços.
 
 A carroçaria do novo militante, continua a bater recordes. 13.3gr é o registo deste peso pluma.
 No referente às mecânicas, o conceito geral é mantido na totalidade dos modelos e versões. Mas a Slot.It não parou e também neste campo deu continuidade à tarefa de desenvolvimento dos seus modelos.
 É disso exemplo e significativo o exemplo que seguidamente abordaremos.
Nas duas imagens aqui deixadas dos chassis de dois modelos do Chaparral 2E, pode observar-se alguma diferença existente entre ambos. Dotados de berço de motor intercambiável, poderemos verificar que o conceito dos chassis é distinto. No modelo de cima, a versão mais pesada e referente à primeira edição, o seu chassis permite que se venha a montar um berço para motores Boxer em posição anglewinder. No modelo de baixo, a versão posteriormente editada e mais leve, não permite que isso venha a contecer, mas admite a inclusão da última evolução de berços para motores em posição sidewinder de caixa pequena. Isto representa por um lado a enorme vantagem de se poder montar suspensões no berço, tanto nos apois convencionais, como nos agora existentes lateralmente. Quanto ao motor, ainda que sendo o mesmo, são montados com a cabeça em lados opostos, o que implica uma posição do pinhão também distinta relativamente à cabeça do motor, já que se encontra do mesmo lado do modelo. 
 Esta segunda versão, é a que foi editada em invólucro de cartão completamente fechado e com o dorsal 66. E já agora, existe também entre eles, uma diferença ao nível da carroçaria. Enquanto na versão com o número 65 a lateral se estende numa linha plana até ao seu limite inferior, na versão 66 esta é arredondada até ao seu limite.

 No caso dos Ford GT 40, apesar das distinções existentes nas carroçarias, as suas mecânicas permanecem inalteradas. O mesmo será dizer, que para uma escolha que se prenda com o melhor dos compromissos dinâmicos, deverá sem dúvida optar-se pela versão MKI (Gulf no caso), já que se trata da mais leve das versões.
 Mas para mim, a mais obvia das escolhas, parece tratar-se do novo Mc'Laren. Mas atenção que este modelo se encontra limitadíssimo no que se refere à largura dos pneus traseiros. Admite pneus mais estreitos do que a totalidade dos rivais, o que poderá representar alguma penalização.

 Chassis do Chaparral - 49.0 gr

 Chassis do Alfa Romeo - 48.5 gr

 Chassis Ford GT 40 - 48.0 gr

Chassis Mc'Laren - 45.7 gr

Será bom no entanto, termos sempre presente que nem tudo o que parece, é. E tenho bem presente, que nunca diria que um dos mais competitivos clássicos, seria o Chaparral 2E. No entanto, a competição veio a comprová-lo. Agora, fica para os verdadeiros entendedores destas matérias da competição, o passo seguinte e que é provar em pista se o agora chegado, será ou não a verdadeira máquina a bater. Eu, quase não tenho dúvidas......