domingo, 16 de fevereiro de 2014

GT Team - Rali México 2104


Decorreu este sábado passado, 15 de Fevereiro, o Rali do Máxico Slot Cars numa iniciativa do GTTeam Slot Clube.
 Para além dos participantes, contamos com a presença de amigos e de um elemento do Porto, mais precisamente do Slot Clube do Porto e que se deslocou a Braga com a finalidade de participar no rali, já que tratando-se de um novato e iniciado na modalidade, aproveitou para ganhar algum traquejo neste nosso pequeno mundo de diversão. Trata-se do simpático e cordeal Miguel Vogôço que com a sua presença nos deixou também gratos.

Mas este rali trazia uma novidades que todos deixava curiosos. Pela primeira vez num rali de slot, os modelos eram obrigados a passar por um charco de água e que por ser novidade para todos, a curiosidade quanto ao resultado da passagem das máquinas pelo charco, era um grande motivo de expectativa.

 O parque compunha-se por modelos do WRC e S1600, onde neste último e a título excepcional, se permitia a participação do Renault Megane com que António Morgado se inscrevia.
Tivemos ainda a presença de Hugo Figueiredo, ainda que não como participante.

Outro elemento não participante fez-se igualmente presente e chamava a atenção da generalidade dos elementos concorrentes.

Miguel Carvalho terá sido o participante que mais surpreendeu, pelo empenho e ritmo imprimido em todas as suas participações, vindo a garantir a terceira posição final e igualmente terceiro na classe S1600.
 O ânimo na partida para a terceira PEC e que contemplava a passagem pelo expectante charco de água.

O mesmo proporcionou imagens invulgares, pois a velocidade com que os mini-modelos abordavam a água, fazia com a que os chapinhos de água fossem violentos.
 A passagem pela água, deixava os modelos com aderência reduzida por valentes metros, o que obrigava os pilotos a dosearem a condução com cuidados redobrados.




No fim, Bruno Martins impunha-se com uma condução de se lhe tirar o chapéu. Vencedor de ambas as classes, nos WRC com um Mitsubishi da Avant Slot e nos S1600 com um Volkswagen Polo da Power Slot, tendo vencido categóricamente esta edição da prova. Para o segundo lugar, Augusto Amorim e o seu Mitsubishi tiveram que se cuidar com o belíssimo desempenho de Miguel Carvalho em Subaru da MSC.
Na classe S1600, a surpresa chamou-se António Morgado que com um Renault Megane da Ninco completou a prova no segundo posto e que por 31 milésimos viria  a impor-se a Miguel Carvalho num Renault Clio da Ninco, outra das surpresas nesta classe.


 1º Classificado - Bruno Martins

 2º Classificado - Augusto Amorim

3º Classificado - Miguel Carvalho

4º Classificado - David Azevedo

5º Classificado - Miguel Vigôço 

7º Classificado - Rui Mota 

Mais um rali do nosso campeonato foi cumprido e desta feita com um aliciante extra.

Slot.It - Feira Nuremberga 2014





 Um pouco à imagem do sucedido com a paralela Policar, também a Slot.It quase se remeteu a mostrar o que já haviam anunciado e até mostrado em feiras anteriores. Surgia então nos escaparates do fabricante o esperado e interessante Matra MS670B, do qual pouco haverá a apontar, já que se mostra uma peça soberba, à execepção da cor verde que deveria ser bem mais viva e eléctrica e da representação das jantes frontais que também não é feliz, já que deveriam ser bem mais pequenas do que as traseiras. Aqui surgem exactamente com o mesmo diâmetro, o que não se encontra correcto.

 Novidade inesperada e absoluta, foi a apresentação do protótipo de Grupo C, o Nissan R89C. Modelo muito bonito e de linhas esbeltas, poderá mesmo vir a tornar-se num dos mais interessantes modelos de competição dentro do seu grupo. Uma vez mais, a Slot.It peca redondamente na representação das jantes frontais, o que parece começar a fazer deste erro, gala. Aspecto ridículo e perfeitamente escusado, esta representação poderia sem grande esforço ter saído bem mais condizente com a realidade.

 Esperado encontra-se também o à muito anunciado Audi R18 e-Tron Quattro, sobretudo pelo invulgar neste tipo de modelos e que constitui o sistema de tracção integral. Passa a receber igualmente uma nova carroçaria, embora uma primeira vista não nos deixe perceber isso. Totalmente revisto relativamente ao anteriormente editado, este novo Audi de tracção às quatro rodas disponibiliza uma carroçaria totalmente modificada. No entanto, é a curiosidade quanto à sua eficácia em pista, que deixa os praticantes em alerta.

 Com a referência CW15, foi apresentado mais um vencedor do Targa Flório. O êxito coube ao Alfa Romeo 33/3, cuja caixa que o inserirá, contemplará um segundo participante naquela prova.


 Este Alfa Romeo cuja frente laranja se isenta do grupo óptico, proporciona-lhe uma invulgar beleza.

Um infindável rol de decorações para modelos já produzidos foram também anunciados, mas o maior destaque irá sem dúvida para o anúncio do interessante Lola-Aston Martin com a sempre bela decoração da petrolífera "GulF".

Policar - Feira Nuremberga 2014


A Policar, uma associada da Slot.It, surgiu na Feira de Nuremberga deste ano com protótipos que afinal já havia mostrado no ano passado ano.
Assim, tivemos o privilégio de constactar a existência do Ferrari 312 PB, que no fundo surge como uma pequena evolução do já conhecido e editado pela própria Slot.It. No chassis, a parte realmente revista, surge agora o logótipo da marca "Policar", ao invés da Slot.It.

Gorada ficou a expectativa em torno deste modelo, pois esperava-se algo mais em virtude desta carroçaria quase permitir a reprodução da primeira série do Ferrari 312 PB, já que este surgiu desprovido de faróis e o seu capôt-motor era ligeiramente mais curto, algo que a tecnologia actual com alguma facilidade contornaria, permitindo algum ganho dinâmico, sobretudo pelo ganho em peso e redução das suas dimensões.

 Também já nosso conhecido da feira anterior, encontravam-se os protótipos dos Lotus 72. E ao que parece, em protótipo se mantêm, o que defrauda de algum modo quem deles se encontra à espera. Por provar, fica pois o inovador sistema de tracção, já que este se fará pela adaptação de um muito original sistema de engrenagens ao eixo posterior.
Quanto aos modelos em si disponíveis em imagens, parecem encontrar-se demasiado elevados à frente, muito provávelmente por culpa da obrigatória existência de um patilhão. Talvez aqui os técnicos da Slot.It não tenham encontrado um tão engenhoso sistema como o que fizeram para a engrenagem que transporta a potência do motor ao eixo posterior.

 Surgem equipados com vários tipos de ailerons e distintos tipos de tomadas de ar de alimentação do motor Cosworth que os equipava, mas fica por ver se será editado o aileron mais esticado e recuado correspondente ao modelo com que Emerson Fittipaldi se sagrou Campeão do Mundo de Formula 1 em 1972 sob as cores da John Player Special. Neste caso, o modelo requer igualmente um conjunto de jantes e pneus bem mais largos do que os aqui mostrados e recebeu a designação de Lotus 72D.
Em baixo pode ser observado o aileron mais recuado e os pneus traseiros substancialmente mais largos. As tomadas de ar existentes nos flancos, requererão igualmente uma revisão para a representação desta versão, já que são ligeiramente mais esticados, sobretudo na parte que os liga ao corpo principal do Lotus.
Relembre-se que a seu tempo, este histórico Campeão  do Mundo já havia sido alvo de reprodução por parte da extinta MG Vanquish. Reprodução pouco conseguida no entanto, mas como é sabido, equipado com sistema de diferencial.

Campeonato GT Ninco 2014


É já sexta-feira próxima, que o GTTeam Slot Clube leva a efeito o arranque de um novo campeonato, desta feita a ter lugar na pista permanente do fabricante Carrera. Este vai ter início com uma semana de atraso, causado pela coincidência do seu início com o dia de S. Valentim.
No entanto, o facto não perturbou o natural ânimo dos adeptos, que aproveitaram o ganho de tempo para melhoramento das performances das suas máquinas.
Então, até dia 21 às 21 horas...

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

De Tomaso Pantera - Scaleauto


 A Scaleauto privilegiou-nos com a edição de um dos fantásticos desportivos dos anos 70.
Transformado quase numa lenda, este fantástico desportivo de linhas arrojadas para a época, constituía uma das grandes falhas existentes no mundo dos slot car.
Agora e através da Scaleauto, podemos dele desfrutar para deleite de alguns dos seus maiores apreciadores.
 Editado numa primeira fase na cor amarela, permite-nos tanto a representação de duas participações na clássica de Le Mans, nos anos de 1974 e 1976, como a possibilidade ainda de o mantermos em versão  civil, dada a falta de modificações externas que o modelo sofreu para ambas as participações.

 Fazendo-se acompanhar de duas folhas de decalque, fica ao alcance dos apreciadores, decorá-lo numa das duas versões possíveis de Le Mans, ou optar ainda por mantê-lo na sua pura versão de estrada.

 Vai ser possível no entanto, vêr surgirem outras versões tanto na série sob a marca de Scaleauto, como ainda da marca MSC onde quanto a mim, se encontram nesta última as mais apelativas.

 O mini-modelo mostra-se como uma peça interessante, ainda que com alguns erros a fazerem-se notar. A realçar no imediato, a falta de cromados por substituição do prateado, o que dota de alguma maneira o mini-modelo a uma espécie de brinquedo para crianças.
A representação dos faróis escamoteáveis, não parece ter sido da melhor forma representada, já que o seu limite mais frontal não deveria acompanhar tanto como surge na miniatura, a linha limite da carroçaria. Estes deveriam apresentar uma forma mais rectangular.

 Na traseira, existe uma troca no grupo óptico, pois a representação branca desse conjunto, haveria de se situar na parte interior e não exterior como é possível observar-se.

 No entanto, o aspecto mais crítico prende-se com a representação das rodas.
Era característica dos modelos desta época, surgirem com pneus de alto perfil e jantes de tamanho relativamente pequeno. Na reprodução proporcionada pela Scaleauto, ficamos com a ideia deste vir equipado na sua vida real com jantes de 18" e pneus de perfil baixo. Este exagero proporciona um desenho de centro das jantes completamente irreal e onde o centro em forma pentagonal e sem a representação das porcas de aperto se torna até ridículo e que não beneficia em nada o mini-modelo.

Equipado com 4 escapes e uma rede na parte inferior traseira, merecem um ponto positivo estas belas reproduções.
A sua mecânica apoia-se no já habitual chassis da marca, mas equipado com berço para motor em posição sidewinder e motor de caixa pequena.
O seu patilhão complementa-se com a inclusão de uma pequena mola.
Registar que este bonito De Tomaso Pantera se encontra com as rodas muito no limite das cavas dos guarda-lama, o que pode dificultar o seu bom desempenho dinâmico, obrigando a que se recorra à inclusão de parafusos allen que o chassis admite lateralmente e para os quais a própria carroçaria se encontra também preparada.