quinta-feira, 27 de março de 2014

Porsche 962 KH - Slot.It



 A Slot.It vai fazer-nos chegar mais um Porsche que recheará o já extenso leque destes modelos que já editou.
 Trata-se de um 962 cauda curta, cuja particularidade maior relativamente aos anteriores, estará no tipo de jante que o equipa no eixo traseiro.
Como é possível observar-se por comparação com a foto do modelo real, a traseira desta versão deveria ter sido completamente revista, mas o fabricante aproveitou para poupar uns €'s e preencher o seu catálogo com um modelo que de facto, não existiu.


 Mecânicamente, o modelo corresponde ao conceito adoptado pelo fabricante para os modelos de Grupo C.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Colecções - Fui descobrir a de um velho amigo....

 António Sarnadas, é o nome de um grande e generoso amigo que retenho no meu mais restrito círculo de amigos verdadeiros.
Nascida em Moçambique, esta ligação perdura ainda que as distâncias dificultem sempre o contacto humano que gostaria de ver mais intensificado.
Desde a década de 70 que o mundo automóvel à escala nos uniu, justamente tendo como cordão umbilical o slot.
Foi em sua casa que conquistei o meu primeiro troféu, uma minúscula taça correspondente ao 4º lugar e que ainda hoje conservo com elevada estima.

 Em sua casa fui redescobrir com o sêlo de garantia, verdadeiras emoções. Vieram-me à memória os belos tempos passados em tão longínqua terra.
Hoje o Tó, é assim que o trato, colecciona de tudo um pouco, desde os estáticos à escala 1/43 e mais pequenos, até modelos de tamanho gigantesco, passando pelos aviões de aeromodelismo e os carros de rádio-control que marcaram parte da sua juventude, mas os modelos de slot mantêm-se ali presentes.



 Os belos Airfix que coleccionávamos em Moçambique e que serviam também para adaptar a chassis e assim servir os intentos dos slot car, estão também ali, numa espécie de história que teima em manter-se actual, presente e viva. Ao vê-los, revi também muitos dos que tive e que infelizmente se esfumaram em destruições que fui provocando.
 Lá no histórico alinhamento da estante, surgiam algumas surpresas que quase me comoveram.
Descobri por exemplo um Vauxhall Viva que a seu pedido, eu próprio modifiquei para uma espécie de Grupo 5.

 Claro que ao vê-lo, vieram-me imensas recordações e emoções. Já não me lembrava sequer que o havia feito, mas ao vê-lo, vi-me assolado por uma estranha sensação Naif . Toda a transformação era inventada, assim como a própria decoração nascera por instinto. Recordei esse tempo e admirei até o trabalho que ali está, apesar de todas as imperfeições e até infantilidade da criação em si.
 Mas a colecção continuava a ser percorrida pelo meu guloso olhar que aqui e ali lá se ia espantando com curiosas recordações ao mesmo tempo que através do obturador se iam fazendo os registos das imagens.
 Algumas preciosidades ali ia também descobrindo, como é o caso dos modelos antigos da Scalextric.
 Dois belíssimos Cucaracha da Cox também alí se encontravam, o que me deixou muito contente, já que possuí um e foi dos modelos que mais admirei e melhores recordações me deixou dos slot car do tempo anterior à Revolução de Abril.
 Os Mini são uma das paixões do Tó e como tal, não poderiam faltar naquela estante.
 Mas o modelo que mais retive da sua colecção dos tempos idos, era um Ferrari 250 GTO 1964 da MRRC. Aquele modelo marcara-me mesmo e quando o ví, não resisti a tirá-lo da estante para o fotografar.

 Era o modelo, a cor e as suas jantes que me haviam provocado um inexplicável e inesquecível encanto. Volta e meia, recordava-me deste Ferrari e acabei por revê-lo. Para mim continua a ser lindo, pois encontra-se acrescido de sólidas imagens que se encontram retidas na minha memória.
 Tendo-o pressentido, o Tó não resistiu e ofereceu-me um que mantinha na sua colecção, em estado perfeitamente virgem. Modelo vendido em Kit e que comprara para mais tarde o montar, acabou por servir-se dele desta maneira. Como poderão imaginar, fiquei tremendamente sensibilizado.
 Mas as recordações e surpresas não se ficaram por aqui e o meu amigo Tó mostra-me, saído não percebi de onde, outra máquina por mim transformada especialmente para ele. Um Aston Martin.
 Claro que aproveitei a oportunidade para fazer mais alguns registos a este modelo que igualmente havia saído duma imaginação própria de quem já gostava muito de automóveis.
 Para finalizar as surpresas, acabaria por me devolver algo que tinha nascido de muito trabalho e que com muito gosto lhe havia entregue. Em tempos idos cheguei em conjunto com um amigo, a produzir o Porsche Nº1 em resina, à escala 1/43. Este não foi o único modelo, mas o certo é que dos três que produzimos, todos eles em pequenas quantidades, não possuo nenhum. Esta prova ou este protótipo, acabou assim por através de grande generosidade, vir-me parar às mãos novamente. É pelo menos, embora incompleto, algo muito importante para mim.
Aqui ficam as imagens possíveis de uma colecção construída por um verdadeiro apaixonado pelos automóveis, pelas colecções e pelos slot car.
Muito obrigado amigo Tó.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Porsche 804 F1 - Cartrix

 A Cartrix é um fabricante de cariz próprio, cuja interessante filosofia em que aposta, acaba por a manter inerte às tão comuns guerras de fabricantes. A sua aposta num tipo de modelos de pouco interesse dinâmico para a grande maioria dos praticantes da modalidade dos slot car, deixa-os numa margem de segurança raramente conseguida pelos rivais construtores.

 A sua actual aposta direcciona-se a modelos dos primórdios da Formula 1, cujo interesse não deixa contudo os amantes do desporto automóvel em geral e dos apaixonados da Formula 1 em particular, indiferentes.
 A sua última criação foi o Porsche 804 F1 e a primeira das versões editadas, foi a que representa a primeira e única vitória da Porsche naquele mundo, com um modelo totalmente originário da marca
 O feito coube ao piloto Dan Gurney durante o Grande Prémio de França, decorria o ano de 1962.
O modelo que se encontra com elevado requinte, aliás apanágio deste fabricante que prima não só pelo elevado nível de acabamento mas também por uma requintada apresentação, mostra-se no entanto ligeiramente fora de escala e com umas rodas de exagerada dimensão.
 No entanto, a representação das jantes e pneus é algo verdadeiramente admirável. Poderiam apenas ter aprimorado o centro das mesmas através de um cinza mais escurecido, pois corresponde à parte dos cubos das rodas, um órgão perfeitamente independente das jantes. No entanto, para os mais exigentes perfeccionistas, trata-se de algo que com relativa facilidade se consegue resolver numa pequena operação de cosmética caseira. A representação do número 30 com que participou naquele Grande Prémio deveria ter sido representado com maior dimensão.
 A requintada apresentação dos seus modelos, é ímpar neste mundo, vindo os modelos acomodados numa caixa de lata e coberto com um bonito pano com alusões à marca e a anteriores edições suas.
 Fazem-se também acompanhar de um folheto com uma pequena história do modelo e ainda uma espécie de mini-catálogo na outra face.
Os seus preços fogem um pouco ao comum, mas atente-se que este fabricante edita os modelo com prazos alargados, o que torna mais fácil os seus coleccionadores conseguirem acompanhar a chegada dos seus modelos.
Uma filosofia diferente com um uma formula de êxito conseguida.

Vai iniciar-se o Campeonato Grupo C

O GT Team Slot Clube promove a partir do dia 28 do corrente mês, o Campeonato para modelos do Grupo C.
Expectativas elevadas por parte dos concorrentes, com grandes apostas em modelos de elevadas performances.
Compareça e assista às lutas à escala 1/32 em autênticas réplicas daqueles que foram grandes máquinas do asfalto.

Volkswagen Carocha - Scalextric

 Ainda há pouco tempo o Volkswagen Carocha foi tema de um artigo neste Blog, onde a crítica maior era apontada à sua falta de cromados , sobretudo nos pára-choques. Parece que fomos ouvidos, já que vai brevemente chegar ao mercado sob a referência C3484 uma nova versão do Carocha, com este aspecto corrigido.
Curioso é ver a representação desta réplica participante no Rali RAC, onde o pára-choques frontal surge com os reforços próprios da versão americana e o traseiro na sua versão simples e europeia.
Mas para além dos pára-choques, também o farolim suplementar existente na capota recebeu o mesmo cuidado da cromagem.
Saúdam-se pois estes melhoramentos que proporcionam um visual qualitativo muito mais agradável.


Na vista lateral, é possível verificar a excelente reprodução conseguida pela Scalextric/Superslot no Volkswagen Carocha.

sábado, 22 de março de 2014

Matra Simca MS670B - Slot.It

Chegou já ao mercado lojista a nova criação da Slot.It, uma produção que se integra na linha de modelos clássicos produzidos por este fabricante.
 Trata-se do Matra MS 670B, uma marca com algum êxito no Campeonato Mundial de Marcas e também no Campeonato do Mundo de Formula 1. Este modelo conseguiu através de sucessivas evoluções, elevar o nome ao pódio mais elevado nas edições de 1972, 73 e 74, em Le Mans.
A Slot.It reproduziu agora uma das 4 versões participantes na edição de 1974 na clássica francesa, deixando no entanto para as suas séries especiais e dedicada aos vencedores de Le Mans, aquele que participou com o dorsal 7 e que teve como pilotos Henri Pescarolo/Gérard Larrousse.
 O modelo equipado com um motor 3.0 V12 pilotado pelos pilotos Jean-Pierre Jaussaud/Bob Wollek/José Dolhem foi o primeiro desta armada a desistir. Este era no entanto o menos desenvolvido dos 4 representantes da marca, já que tanto o vencedor como o terceiro classificado se tratavam de versões C, enquanto o quarto representante e que viria igualmente a desistir, era significativamente distinto dos restantes, representando a versão MS 680.
 Mas o mini-modelo que nos é agora disponibilizado, surge como uma réplica quase perfeita destes gloriosos campeões franceses que na década de 70 marcaram significativamente o desporto automóvel.
 De cores igualmente bem representadas, pouco haverá a apontar no que respeita a erros na sua reprodução.
 A reprodução mecânica possível de ser observada na vista traseira, embora longe de aprimorada, encontra-se suficientemente bem reproduzida se atendermos ao facto de se tratar de um modelo dinâmico, onde sobretudo as questões de peso têm preponderância nas metas pretendidas pelos fabricantes.
 De formas excelentemente conseguidas, temos ao nosso alcance um modelo de linha extremamente baixa, o que leva a supor vir a tratar-se de uma bela máquina para a competição slot.
 O formato das jantes traseiras poderão levar qualquer um a suspeitar da veracidade da sua reprodução e à suspeita da existência de um erro grave na sua reprodução, mas não, já que o fundo das mesmas era tal e qual o que se reproduz na miniatura, já que o fundo das mesmas era plano e completamente liso.
Poderemos apontar no entanto, nalgum exagera na dimensão das mesmas, já que estes modelos usavam jantes extremamente pequenas à frente. Mesmo as jantes traseiras deveriam ser mais pequenas do que o que surge na reprodução, devendo depois ser compensada com o aumento de borracha nos pneus.

 E que dizer deste representante francês, frente à concorrência do mesmo fabricante?
Sendo o Mc'Laren uma das últimas novidades da Slot.It, poderemos dedicar algum tempo a um comparativo empírico entre as suas duas mais recentes criações.
 Embora tivessem na realidade militado em épocas e categorias diferentes, para o mundo dos slot car, integrar-se-hão na categoria dos Clássicos, o que os oporá como verdadeiros rivais.
 Com uma linha de carroçaria substancialmente mais baixa, o Matra poderá reservar alguma surpresa em pista. No entanto, uma maior distância entre eixos associada a uma traseira mais alongada e pesada, poderá constituir aqui algum handicap.
 Sabendo que o Mc'Laren é garantidamente um dos melhores clássicos deste fabricante a par do Chaparral, poderão ter visto chegar agora um opositor de respeito. No entanto, as corridas pelos diversos clubes dirão qual o mais competente dos Clássicos da actualidade.