sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Jasguar XJR 12 - Slot.It

Foi editado mais um Jaguar XJR 12 por parte da Slot.It, representando o agora chegado, o segundo classificado da edição das 24 Horas de Le Mans no ano de 1991 e que participou com o chassis nº 990. Neste ano participaram quatro destes modelos, tendo três deles pertencido à formação oficial da Jaguar, numa edição em que esta marca conseguiu os 2º, 3º e 4º lugares duma edição que ficou para a história de Le Mans, com a conquista da primeira vitória nipónica por parte da representante Mazda. O quarto modelo com o chassis nº 190 era privado e participou sob as cores da "Suntec", vindo a desistir após a quebra da suspensão. E para que se complete a história da "Silk Cut" na versão XJR 12 por parte da Slot.It neste ano de 1991, fica a faltar a chegada do modelo  com o dorsal 33 e 4º classificado à geral e que teve como pilotos Derek Warwick / John Nielsen / Andy Wallace, no modelo XJR 12 com o chassis nº 891. O modelo com o dorsal 34 já nos chegou à algum temo e foi o terceiro a completar a prova, tendo o seu chassis recebido o nº 991.
Referir que os dois Jaguar XJR 14 inscritos pela TWR acabariam por não alinhar, reduzindo a formação oficial de cinco para três carros.

Exteriormente, este e as duas anteriores versões, são rigorosamente iguais, à exepção da decoração no caso do modelo com o dorsal 36.

 Este modelo traz-nos um erro. A ordem dos nomes no lado esquerdo do carro está incorrecta, já que deveria ser D. Jones / M. Ferté / R. Boeselum, mas o fabricante fornece na parte inferior da base do modelo, um decalque para a respectiva correcção. No lado direito, a ordem mostra-se correcta.


 Em cima, os dois carros do Team TWR sob as cores da "Silk Cut" e em baixo, o XJR 12 privado da mesma edição de Le Mans.


 Mas entre as versões oficiais surgem diferenças. O chassis, permite agora a montagem de suspensões laterais. Na recente versão, os furos para a montagem dos parafusos das suspensões, vêm tapados com pequenas tampas fácilmente removíveis.


 Quanto aos pesos das carroçarias, houve também progressos, com um ganho de 1,1 gr.

 O ganho acontece na reestruturação do novo habitáculo que passou a ser mais fino e as pernas e o tronco do piloto passaram a fazer parte do conjunto do habitáculo.
 Os pneus são também mais estreitos agora.

 No conjunto, o emagrecimento representa um ganho de 3,7 gr, algo substancial e que não dá para perceber onde terá ocorrido, para além da carroçaria.
Mais uma esperança para o já rico grupo dos modelos pertencentes aos fantásticos Grupo C.

Chegaram os Policar - Ferrari 312 PB

 Entraram já no mercado os modelos da Policar, uma marca renascida pela parceria entre a Slot.It e uma empresa alemã, a proprietária legal da marca. Foi possível através do parceiro alemão, fazerem-nos chegar novamente os modelos Ferrari ao mundo dos slot car.
 Fornecido num blister de cartão, este novo Ferrari não passa do velho 312 PB da Slot.It, sujeito a alterações de pequena monta, mas que em termos competitivos farão certamente diferença.

 Tal como o seu antecessor italiano, este mostra-se igualmente detentor de uma belíssima silhueta, apanágio da generalidade das linhas da Ferrari da década de 70.

Mas afinal, o que o distingue do já nosso conhecido 312 PB da italiana Slot.It?
A embalagem será a menos importante, mas também por aqui se torna possível a distinção, pois passou-se de uma embalagem resistente em acrílico, para uma de consistência duvidosa em cartão, mas a lembrar a essência dos primórdios da Policar e ao mesmo tempo, fazendo-se beneficiar através de um custo final mais apelativo e que rondará os 40€uros.

 Em termos de modelo em si e exteriormente, a única distinção passível de observação, prende-se com a altura a que os ailerons se encontram. Mas isto apenas, quando comparado com a série corrente que a Slot.It disponibilizou, já que as suas versões em Kit correspondiam rigorosamente à versão agora trazida pela Policar. O que corresponde a uma melhoria ainda que ténue, prende-se com a qualidade da pintura, visto o agora chegado se apresentar dotado de maior brilho.
 Em cima, pode observar-se a diferença de alturas entre os dois ailerons.

 Mas quando levados à balança, depreende-se que algo mais estará a fazer a diferença. O significativo diferencial de 4 gr estará certamente escondida entre a carroçaria e o chassis.


 Mecânicamente, observa-se de imediato que o chassis do novo Ferrari permite já a montagem de motor em berço dotado de suspensões laterais, algo impossível na original versão. Mas se teve esse ganho, por outro lado perdeu a possibilidade de montagem do motor em posição anglewinder, algo possível anteriormente.

 Mas houve mais aspectos a sofrerem correcções, e mesmo ao nível dos complementos da carroçaria. O tablier sofreu uma redução na dimensão dos seus elementos tendo sido completamente remodelado (em cima) e o radiador existente na larga tomada de ar posicionada atrás do habitáculo, simplesmente desapareceu. Os radiadores inseridos nas tomadas de ar que ladeiam o habitáculo, sofreram também nova interpretação (em baixo)
Em baixo pode ver-se como desapareceu a simulação do radiador central.
Mas a parte do habitáculo terá sido a mais sujeita a um aprimoramento no sentido de um aligeiramento profundo e onde as pernas do piloto passaram a ficar delineadas no próprio assento, passando toda a estrutura a ser mais fina e ganhando-se espaço entre este órgão e a parte mecânica integrada no chassis.

Um novo berço de motor faz parte do conjunto, onde se permite agora a montagem de suspensões laterais.
A cremalheira passou também a ser de plástico por substituição da de ergal.
No chassis e junto ao pilar frontal, surge também um furo do qual se desconhece a função, a não ser que tenha sido também com o propósito de aligeiramento. Poderá ser talvez também, para permitir a sua digitalização.
A largura dos pneus traseiro passou a ser mais estreita, mas esta opção não deverá influenciar negativamente o bom desempenho dinâmico desta nova versão do bem nascido Ferrari 312 PB.
Pois parece que nos chegou mais uma versão  capaz de engrandecer as disputas nos campeonatos de Clássicos, o que será sempre uma mais valia.
Bem haja Policar.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Resistência de duplas - BMW LMRV12

O GT Team Slot Clube levou a efeito uma mini resistência que permitiu aos pilotos deste clube reunirem-se em duplas de pilotos e aproveitando os modelos que participaram no último campeonato ali decorrido.

 Como sempre, os nossos jovens fizeram-se representar juntando-se a pilotos mais experientes.

 Mika Monteiro fez parte da lista de participantes e Luís Azevedo preparou um modelo especificamente para esta participação.






 As equipas estavam assim formadas:
GT Team - Augusto Amorim / César Amorim
ART Team - Rui Mota / David Fernandes
Clean Division - Ricardo Ferreira / Luís Azevedo
Quarto Classificado - David Azevedo / Mika Monteiro

E a prova teve início com um inesperado percalço para a equipa GT Team, já que o seu modelo ficou parado junto à linha de partida. Perdido algum tempo nas boxes, lá retomaram a corrida, com a obrigação de se encontrarem ao ataque, na tentativa de se aproximarem sdas equipas da liderança.
Mas houve luta intensa até final entre a Clean Division e a ART Team, já que para a partida para a última calha, eram os segundos que lideravam, mas apenas com uma volta de vantagem. Enquanto isso, já o GT Team tinha recuperado a terceira posição e tudo fazia para se chegar aos dois primeiros. No final e com uma vantagem de duas voltas, Luís Azevedo e Ricardo Ferreira sagravam-se vencedores, seguidos de Rui Mota / David Fernandes, Augusto Amorim / César Amorim e a fechar a classificação, David Azevedo / Mika Monteiro.

 Mais uma festa do slot, onde o importante foi o convívio e as salutares disputas.



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Mc'Laren F1 GTR - Mr.SlotCar

 Depois de longo tempo sem qualquer notícia relativamente a este fabricante e depois da Mr.Slotcar nos ter anunciado vários modelos de Grupo C, como os Porsche 962 IMSA e Nissan, sem que nunca os tivessemos visto, eis que afinal antecipam a chegada de um inesperado modelo. Será sempre bem vindo, até porque é uma história de sucesso aquela que se associa a este extraordinário modelo da categoria GTR e de onde sobressai a estrondosa vitória à geral nas 24 Horas de Le Mans, para além de inúmeras outras versões relativas a esta mesma prova. É-nos já mostrado um protótipo em estado bastante avançado, onde se observa também a aposta no conceito mecânico pelo qual se optou. Dotado de um berço de motor  independente de quatro apoios e capaz de permitir a montagem do motor em posição anglewinder, não se exclui pois a possibilidade deste vir a admitir a montagem de suspensões, o que será uma mais valia. No entanto, esta possibilidade parece ser possível apenas, nos dois apoios laterais do mesmo. Pode observar-se também um novo motor, mas aqui as incógnitas só serão dissipadas, uma vez experimentado. Um chassis de peça única e compacto, parece poder vir a comprovar-se, à semelhança do Mazda 787B, numa bela solução, pelo menos para competições em pistas lisas do tipo Carrera.
Mas este fabricante está a desenvolver um sistema de suspensões frontal, onde se pode contar igualmente com a utilização de semi-eixos. Parece-me no entanto que arrastará um custo. De alguma complexidade,  parece esta solução agravar substancialmente a primordial questão a esta escala e que é o peso final do modelo. Talvez este conceito viesse a ter resultados bem conseguidos no campo dos ralis, mas para velocidade, parece vir a pagar-se cara a sua utilização.


À cabeça dos modelos a serem reproduzidos, encontram-se as mais icónicas versões, a vencedora em Le Mans em 1995 e o 4º classificado no mesmo ano com a sempre atraente versão "Gulf".