quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Porsche 956 LH 1984 - Slot.It


 Mais um Porsche 956 LH chega ao catálogo do fabricante italiano Slot.It.
 Trata-se um dos bons exemplos de boa reprodução deste fabricante, relativamente ao modelo 956 da Porsche. Com a chegada de modelos mais recentes, nomeadamente das séries 962, a Slot.It começou a cometer alguns erros, no que se refere à exactidão das suas linhas. Neste caso, trata-se das primeiras versões desta série 956 e aqui a Slot.It ainda cumpria com bastante fidelidade a totalidade dos pormenores destes modelos.
Participante na edição de 1984 das míticas 24 Horas de Le Mans e inscrito pelo "Team Austrália" e preparado pela "John Fitzpatrick Racing", este Porsche teve como pilotos os australianos Peter Brock e Larry Perkins. Não conseguiram completar a prova tendo sido o 35º classificado, numa prova em que os sete primeiros lugares pertenceram a modelos iguais a este.

 Estéticamente, o modelo apresenta-se agradável com uma combinação de cores pouco exuberante e bastante sóbria até, mas muito realista relativamente ao modelo original.






 Mas agora e à semelhança da revisão geral que a Slot.It tem vindo a fazer na generalidade dos seus modelos, também este recebe um novo chassis dotado de toda a ciência evolutiva que este fabricante vai assimilando. Mais estreito relativamente à carroçaria, consegue assim uma melhor basculação de conjunto. O suporte do eixo da frente encontra-se agora concebido para uma melhor regulação e consequente melhoria dinâmica. Permite também agora a adopção de berço EVO6, que é o mesmo que dizer que se consegue montar suspensões laterais. Tudo isto somado a um emagrecimento do conjunto, permitirá que este se venha a tornar novamente numa referência nas competições de Grupo C
A Slot.It mostra assim encontrar-se numa procura contínua da evolução dos seus modelos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Campeonato Clássicos Protótipos - Terceira prova


 Se a segunda jornada foi suficientemente animada, a terceira teve aliciantes extra, já que para além do enorme nível competitivo existente entre os concorrentes locais, foi ainda a jornada abrilhantada com a presença dos vimaranenses Rui Varela e Marco Silva.

 A partida contou a presença de dez pilotos e como surpresas, víamos Augusto Amorim a trocar o seu Matra pelo Ferrari 312 PB e Paulo Mendes a apostar desta feita no Matra, por troca com o Ford GT 40. Marco Silva estreava-se na prova de Matra e Rui Varela de Ford GT 40.

 As velinhas acesas, marcavam a noite de Halloween, enquanto pilotos e máquinas se aprontavam para as acesas lutas que se adivinhavam.

 Pilotos a postos e foi de imediato mostrado o elevado nível da totalidade dos pilotos, mostrando-se Augusto Amorim um dos mais sérios candidatos à vitória na prova, a par de Luís Azevedo, José Pedro Marques e Paulo Mendes. Este último, provou o enorme potencial do novo Matra, tendo feito registos absolutamente notáveis.

 Rui Varela e Marco Silva debatiam-se com carros menos competitivos mas sobretudo com o menor conhecimento da pista, relativamente aos pilotos locais. Davis Azevedo e Ricardo Ferreira viam-se também com a vida complicada, já que os seus Mc'Laren não acompanhavam o ritmo dos mais fortes. Rui Mota em carro igual, debatia-se igualmente com algumas dificuldades de pilotagem. David Fernandes em Chaparral tinha grande desempenho, mas não conseguia impor-se a Rui Mota.
 Mas a luta pelos lugares foram brutais, com a vitória a ser ditada pela diferença de metros, ganhando apenas 2 voltas tanto a Paulo Mendes como José Marques que completavam a prova também com o mesmo número de voltas. Mais para trás ficava Rui Mota, seguindo-se-lhe David Fernandes, David Azevedo, Ricardo Ferreira, Marco Silva e Rui Varela. De notar que desta vez não podémos contar com a presença de César Amorim, o jovem piloto que tem mostrado igualmente um elevado andamento.

 Os modelos alinhados e onde pela segunda vez o Chaparral leva a melhor, mas por muito pouco.


 Na luta de pilotos, também Luís Azevedo leva de vencida a prova, pela segunda vez.
Mais uma jornada onde se constactou o elevado nível destes pilotos.

Mc'Laren F1 - Mr Slotcar



 Abandonada temporariamente a linhagem dos anunciados modelos de Grupo C por parte do fabricante canadiano Mr Slotcar, surge no entanto anunciado um bonito Mc'Laren F1 em versão GTR.

 Modelo anteriormente editado pela Ninco, este merece no entanto rasgados elogios. Dotado de uma maqueta extraordináriamente perfeita, ficará no ar a dúvida quanto às suas verdadeiras performances. De carroçaria extremamente resistente, contam-se inicialmente com a chegada deste modelo em seis cores diferentes. Espera-se posteriormente, a chegada das versões de competição.
 Se a primeira referência deste fabricante, o Mazda 787B da Grupo C, se mostrou pelo menos em pista Carrrera quase ao nível da rival Slot.It, em traçados de origem Ninco, já se mostrou bastante limitado relativamente à marca italiana.

 E então o que poderemos esperar deste novo nascimento?

 O berço de motor que vem a equipar este Mc'Laren, é igual ao do Mazda para configuração anglewinder, o que indicia que o conceito básico se manterá. Mas este fabricante não se limitou a uma aposta no inicial conceito e partiu para algumas novidades.

 Este chassis plano integra agora um conjunto de semi-eixos na parte frontal que só indicaria real vantagem, caso as rodas da frente pela maioria dos regulamentos, fossem obrigadas a pousar na superfície da pista. Este facto no entanto, não constitui uma realidade, o que nos levará a suspeitar que esta inovação, aliás, esta cópia do que já foi desenvolvido pela Avant Slot no seu modelo Pescarolo sem qualquer êxito, constituirá pelo contrário, uma real desvantagem. Isto porque, se pousarmos as rodas para usufruir do sistema, estaremos a acrescentar desnecessário atrito, ao mesmo tempo que todo este conjunto que engloba suportes, molas parafusos e porcas, aumenta substancialmente esse bem precioso que é a redução de peso.

 Apesar de bem pensado, parece-nos uma inevitabilidade a perda de qualidade dinâmica que se pretenderia.
 No entanto, o conjunto pode ser utilizado recorrendo-se a um mais convencional sistema de eixo único e sem a utilização das molas. Também a utilização de porcas plásticas, ajudarão a um ganho considerável na redução do peso final. Assim, começamos a gostar mais e a abrir portas para uma apróximação mais real das suas potencialidades para com os seus rivais.


 Menos compreensível será a falta da possibilidade de montagem de suspensões no eixo posterior. Aqui dava verdadeiro jeito poder montá-las, sobretudo se o terreno de combate for a pista Ninco. Trata-se de uma verdadeira necessidades neste caso, mas ao que parece, o seu berço de motor não se encontra preparado para tal.

Dados técnicos anunciados pelo fabricante:

Peso do carro completo - 88,8 gr
Peso da carroçaria (com cokpit completo) - 21,1 gr
Berço do motor - Anglewinder
Motor - FK180, Caixa Grande, 21.500 rpm, 345 g/cm
Relação de transmissão - 11:29 (pinhão 6,5 mm / cremalheira 15,5 mm)
Dimensões jantes posteriores - 17,3 mm x 8,2 mm
Dimensões jantes anteriores - 16,5 mm x 8,2 mm

sábado, 1 de novembro de 2014

Slot Racing Company - Porsche 914

O primeiro Porsche 914 de fabrico Slot Racing Company está aí. Trata-se de um modelo cuja versão corresponde à mais estrita série, muito embora represente uma versão de competição. 
 A sua decoração corresponde à participação na edição de 1973 da prova Targa Flório na sua 57ª edição e contou com a presença de 80 concorrentes à partida.
 Este básico Porsche 914 cuja presença de tampões nas jantes assim o confirmam, foi tripulado por Giuseppe de Gregorio e Francesco Mannino e completaria a mesma numa modesta 55ª posição final.
Esta réplica para o slot, está um verdadeiro primor, enquanto maqueta, aliás algo comum à generalidade das suas recriações. Encontra-se dotado de um motor capaz de atingir as 24.000 rpm, o que levaria a suspeitar que dele se pudesse retirar algum benefício competitivo, mas o conceito mecânico em que aposta este fabricante espanhol, deixa adivinhar que pouco mais do que algum gozo possa proporcionar aos mais amigos desta ímpar linha germânica.
Uma pena, pois um modelo tão baixo e apresentando alguma largura, poderia proporcionar interessantes performances nos campeonatos de ralis. Mas o mais certo, é esvaírem-se todas essas hipóteses, para muita pena nossa.

Slot.It - Curiosidades

 O fabricante italiano Slot.It, terá a partir de agora um invólucro de cartão que cobre as embalagens acrílicas, com um novo visual. Antes, totalmente na côr de laranja e agora com a parte interior negra, numa perfeita simulação da fibra de carbono.

 A curiosidade maior prende-se com a caixa que integrará os dois modelos Alfa-Romeo 33/3 que participaram na edição de 1971 da prova Targa Flório.
 Afinal, a surpresa prende-se no facto desta ser vendida em separado dos modelos, já que estes serão também vendidos individualmente. Quem a desejar, terá que despender de alguns €'s a mais, para integrar ambas as peças. Refira-se que o que irá ser de edição limitada, é mesmo a embalagem e não os modelos, numa política absolutamente inédita.