quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mais um êxito para o GT Team - 24 Horas de Bruxelas

Integrado numa equipa luso-espanhola, Luís Azevedo, o piloto estrela do GT Team e a par ainda de Ruben Almeida do Slotcar Clube da Trofa, sagraram-se os brilhantes vencedores da última edição das 24 Horas de Bruxelas, uma competição que tem como principal promotor o fabricante italiano Slot,It.
Uma vez mais sobe ao topo a sigla do GT Team, no que respeita a feitos de cariz mundial no mundo dos slot cars. Parabéns aos vencedores e também ao GT Team, pois conseguiu estabelecer para os seus pilotos um patamar a todos os níveis, notável.






Troféu Porsche Super Cup NSR - Vai ter início

O GT Team Slot Clube vai levar a cabo mais um campeonato e que culminará assim, mais uma época dedicada aos campeonatos de slot cars, relativos ao ano de 2014.
Desta feita, o equilíbrio será certamente uma constante, dado tratar-se de um troféu em que a igualdade entre modelos participantes, é o objectivo desta organização.
Assim, terá início esta sexta-feira dia 21 o campeonato aberto a modelos Porsche 911/997 do fabricante NSR e estará aberto a todos quantos queiram com a sua presença, abrilhantar mais um campeonato onde se espera intensa luta pelos lugares cimeiros.
Compareça....

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Campeonato Clássicos Protótipos - Os principais protagonistas

 O campeonato que acabou de decorrer sob a orientação e organização do GT Team Slot Clube, direccionou-se aos modelos clássicos do fabricante Slot.It e decorreu no traçado permanente existente nas instalações deste clube e de fabrico Ninco. Embora as relações a utilizar fossem livres mas de origem Slot.It, os pneus eram obrigatóriamente do mesmo fabricante e com a referência F22. A utilização de suspensões encontrava-se liberalizado, mas é conhecida a sua vantagem quando o piso é da Ninco. Abrasivo quanto baste, a utilização deste acessório suaviza e melhora o comportamento dos mini-modelos. No entanto, a sua utilização não é totalmente pacífica, já que existem situações que inviabilizam a sua utilização.
Vamos aqui abarcar um pouco disto tudo, baseando-nos nos melhores exemplos de cada modelo que aqui participaram.
 O Matra-Simca MS 670B é o mais recente exemplar chegado ao mercado e que constituía por essa razão,uma das grande incógnitas. De linha de cintura baixa mas bastante alongado para a traseira relativamente à concorrência, constituía para a maioria dos participantes a maior das curiosidades.
 O modelo participante neste campeonato, foi montado a partir da versão em kit, o que por vezes traz vantagens. Na eventualidade de ser mal montado, poderá então constituir um revés indesejável.
 Preparado a partir da totalidade dos órgãos originais, contou apenas com o acréscimo das suspensões e mudança de parafusos tanto para aperto da carroçaria como do aperto do berço de motor ao chassis. Foram utilizadas as molas de dureza "soft" tanto lateralmente como na traseira, mas na parte recuada só é possível a sua adopção sem o sistema completo desenvolvido pelo fabricante. O sistema de aperto do chassis à carroçaria no pilar traseiro permite apenas a montagem simples dos parafusos com as molas.


 Como resultado, tivemos um Matra altamente competitivo e capaz até de ganhar a primeira prova, mas com uma séria tendência para escorregar de traseira, fruto do comprimento excessivo desta secção do modelo. Deveremos referir no entanto, que o segundo modelo igual e que chegou a participar, não demonstrou esta mesma tendência, o que levará a supôr que outro tipo de preparação poderá torná-lo mais competitivo.


 O Mc'Laren M8D era a outra grande incógnita. Sem ter ainda passado por qualquer campeonato, era no entanto um dos mais temidos exemplares nesta batalha de clássicos Slot.It. As suas cotas prometiam, já que a sua frente e traseira bastante baixas, impôem um centro de gravidade dos mais interessantes.
 No entanto, a sua reduzida altura sobretudo na secção traseira, viria a penalizá-lo significativamente. A parte central do capôt traseiro encontra-se tão baixo, que inviabiliza a montagem de qualquer tipo de suspensão, pois encontra-se completamente encostada pela parte interior, ao motor.
Numa das mais recentes revistas da especialidade surgia um artigo sobre a preparaçãop deste modelo e nele diziam que não valia a pena a montagem de suspensões laterais, optando-se antes pela suspensão traseira. Pois a nossa experiência ditou-no antes que a traseira é que se torna completamente impossível.
 No caso optou-se apenas pela utilização de suspensões laterais. Não que daí se consiga tirar real proveito, mas dada a basculação entre chassis e carroçaria, acaba por se criar alguma folga, sobretudo com a inclinação da carroçaria nas curvas. Acontece por esse motivo alguma folga e algum proveito de amortecimento do conjunto, embora absolutamente mínimo. Trata-se do único modelo em que a utilização de suspensões se torna quase nula. Daí que embora tivesse prometido no início do campeonato, depressa ficou explícito que para pistas Ninco e perante modelos bem preparados, não será um carro convincentemente ganhador. Pelo contrário, estamos convencidos de que se o terreno fôr Carrera, dificilmente haverá adversários à sua altura, já que é possível prescindir-se da utilização destes acessórios.

 Relativamente à versão de série, optou-se apenas pela troca de parafusos de aperto do berço de motor ao chassis, mantendo-se a totalidade do equipamento, tal como as jantes frontais.


 O Ford GT40 terá sido a maior das surpresas, dada a verdadeira eficácia conseguida sobretudo nas duas últimas provas, onde inclusivamente conseguiu o recorde de voltas.
 Foi no entanto aquele que mais desenvolvimento de preparação sofreu, já que foi sujeito a uma ligeira deformação da secção frontal e viu a dimensão das rodas frontais e serem reduzidas relativamente ao tamanho original.
 Mas as cotas deste modelo, de traseira relativamente baixa e cortada logo a seguir às rodas garantem que terá pouca massa para puxá-lo nas curvas. Por outro lado, é dos poucos modelos que permite a montagem da suspensão traseira completa o que contempla os limitadores de curso.
 A sua preparação prescindiu inclusivamente da montagem de suspensões laterais e mesmo assim, foi dos modelos com melhor comportamento em curva.
 Na traseira um conjunto de suspensão completo, fez do Ford GT40 um dos melhores exemplares deste campeonato.
Embora a fixação da carroçaria ao chassis se continuasse a fazer com parafusos originais, o aperto do berço de motor ao chassis foi feito por novos parafusos.
 A opção de rodas de menor diâmetro no eixo frontal, deu os seus frutos.
 A frente foi ligeiramente rebaixada, o que lhe conferiu um ganho na abordagem das curvas.


 As características dinâmicas do Chaparral 2E eram já conhecidas e por essa razão era considerado um dos mais sérios candidatos à conquista de vitórias. Este campeonato tornou a confirmar as suas características de rapidez, embora o seu aspecto não nos leve a supôr a dinâmica que acaba por demonstrar em pista.

 Este é o segundo modelo capaz de admitir o conjunto de suspensões traseiras completo, o que acaba por se tornar numa mais valia, tal como foi já dito, nas pistas de plástico Ninco. E tal como no Ford GT40, também este modelo acabou por prescindir das suspensões laterais.

 E tal como no Ford GT40, também o Chaparral utiliza os parafusos originais para aperto da carroçaria ao chassis, mas prescinde dos originais para aperto do berço do motor ao chassis.
 Afinal e sem dúvida, um dos melhores exemplares de clássicos Slot.It.

 O Ferrari 312 PB, foi igualmente uma surpreendente presença, já que demonstrou um andamento acima da média. Mais surpreende por se tratar das primeiras séries. A versão editada pela renovada Policar e sujeita a uma revisão, tê-lo-à tornado mais competitivo ainda, a começar pela redução de peso. Mas mesmo assim, assistimos a um desempenho levado a cabo por este exemplar, a todos os níveis notável. No entanto, com o decorrer das provas, o seu rendimento decaíu ligeiramente, relativamente à sua primeira participação.

 Também neste 312 PB se optou pelos parafusos originais para a carroçaria, mas não para o aperto entre carroçaria e chassis. Prescindiu-se das suspensões laterais, mas para a traseira e tal como no Matra, só se consegue a montagem dos parafusos simples com a mola. O conjunto completo das suspensões, é uma impossibilidade neste modelo.




O Alfa Romeo 33/3 foi o único modelo da Slot.It que não marcou presença. Nenhuma das suas versões existentes até à data se encontra capaz de rivalizar com a restante concorrência. Talvez em pista Carrera o panorama se modifique, mas as pistas Ninco inviabilizam as suas aptidões numa guerra de equidade perante os restantes adversários.

Ficam assim mostrados os principais argumentos duma série de modelos bem conseguidos por parte deste fabricante italiano e que fizeram as delícias de participantes e espectadores num campeonato bem aguerrido levado a cabo neste clube.

Arrow Slot - O primeiro Saleen decorado

 Se a qualidade do Saleen deste fabricante Arrow Slot nos tinha surpreendido aquando da sua primeira aparição, ficou no entanto na altura o amargo de boca de o termos visto chegar apenas, em forma de kit. Pedia-se uma decoração para tão interessante modelo e mais ainda, por se ter tornado num dos melhores GT's no capítulo da competição slot cars.
E hei-lo chegado. Aí está ele, numa representação do modelo vencedor da sua classe nas 24 horas de Le Mans. Existem alguns reparos no entanto, já que entre cada versão, existem sempre pequenos pormenores que cada equipa vai modificando, e que não permite à generalidade dos fabricantes de modelos de slot, acompanhar as respectivas alterações pelos elevados custos com a aquisição de novos moldes que esses passos acarretam. Mas a primeira chamada de atenção, prende-se apenas com a questão da côr, o que não implicaria a alteração de custos. A parte correspondente ao azul, não foi retratada convenientemente, já que sendo azul sólido no mini-modelo, nada se parece com o azul metalizado da versão verdadeira.
Quanto aos pormenores em falha, poderemos apontar as bocas de combustível que deveriam ser simples e não duplas, posicionamento dos retrovisores demasiado recuados, uma tomada de ar sobre a capota demasiado adiantada e a existência de saídas de ar na parte mais lateral do spoiler frontal, mesmo junto à cava das rodas da frente e que existem na realidade. A parte situada entre a porta e o pilar de sustentação existente na cava da roda, deveria ter sido pintada de preto, mas esta encontra-se azul.

 Mas no geral estamos perante uma extraordinária peça, onde poderemos realçar a boa representação dos faróis frontais, as grelhas tanto frontais como posteriores e que se encontram de facto notáveis e a representação das jantes.
 Pena os escapes não surgirem redondos como a imagem de baixo nos mostra. Os ganchos de reboque tanto frontal como posterior, estão bem representados mas pecaram na côr, já que deveriam ser amarelos e não vermelhos. Também a parte central que integra os stopes, tanto quanto nos parece na imagem que abaixo se mostra, deveria ser preta e não azul como surge no mini-modelo.

 O que não surge representado, são os fechos e dobradiças tanto do capôt frontal como posterior, algo que não deveria ter falhado no primeiro molde do modelo.
 As rodas frontais embora pareçam demasiado caídas, acontece apenas porque o eixo descai, mas quando o modelo é totalmente pousado, este órgão pousa e o aspecto melhora considerávelmente. Existe sempre a possibilidade de regular a sua altura, através da inclusão de parafusos no próprio chassis.
 Uma falha considerávelmente grave, é a ausência de pintura na representação do motor. Tudo a negro, não ajuda a uma imagem convincente da representação deste órgão mecânico.
 Em baixo, pode ver-se uma representação de motor, demasiado sóbria.

 Em cima, as grelhas de escoamento de ar, inexistentes.
 Uma traseira cujas grelhas conferem um aspecto extraordinário.
A tomada de ar ao nível da capota, deveria surgir a meio desta e não junto ao bordo do pára-brisas.

 O chassis é igual ao da primeira versão e capaz de excelentes performances. O berço de motor é igualmente o mesmo e vem equipado com motor, eixos, pinhão e cremalheira oriundos do fabricante Scaleauto.
 O patilhão também de origem Scaleauto vem equipado de mola o que o torna activo e não fixo.
No chassis surge agora a gravação Arrow Slot, algo inexistente nas primeiras versões em kit.
Em suma, um belo exemplar de colecção e estamos certos de que óptimo para as competições de modelos da categoria GT.