segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Nissan R89C - Comparativo impossível

 O recém chegado Nissan R89C do fabricante Slot.It, levou-me a retratá-lo através duma comparação com um seu irmão gémeo, muito embora tenham a separá-los, nada menos do que 25 anos.
 Slot.It e Scalextric (Espanha) fizeram questão de reunir nas suas fileiras este belo exemplar nipónico que militou nos campeonatos de Gr. C no ano de 1989. Contudo, não poderia-mos encontrar melhor exemplo para que se diferenciasse um modelo, do que estes agora aqui trazidos.
No que à escalas diz respeito, a versão Slot.It está exemplar, mas devemos recordar que a versão espanhola é referente a uma sua nova aposta na época, onde se procuravam explorar alguns modelos, tendo como objectivo a performance pura e para isso, recorreu-se a um chassis rendilhado ultra-leve, uma carroçaria igualmente leve e num plástico fino, mas sem grande apuro de linhas e pormenores, pneus com grande capacidade de tracção e um motor muito mais rotativo do que os dos modelos da série mais básica, mas sobretudo, apostava-se na integração de um potente íman que os tornava verdadeiras máquinas de competição. Mas por essas razões, o mini-modelo mostra-se tosco e pouco atractivo visualmente, razão pela qual qualquer tentativa de comparação, passaria pelo maior dos disparates. Mas como se tratam afinal do mesmo modelo, fica então a curiosa comparação entre distintos conceitos.
 Mais largo e mais curto, o modelo da Scalextriuc não esconde os preceitos para que foi criado.
 Claro que a reprodução de alguns pormenores do modelo mais antigo, ficam muito aquém do que se observa no Nissan da Slot.It.

 Rodas muito pequenas à frente e de grande diâmetro atrás, eram a combinação perfeita para fazer dele um ás da velocidade.

 A secção traseira do Nissan da Scalextric mostra-se absolutamente espartana, onde nem sequer existem autocolantes a recriar o conjunto óptico que ali deveria existir.

 A Scalextric nesta série de modelos "SRS-2", apostava num revolucionário chassis e onde se permitia a troca da relação no eixo traseiro e as jantes eram fixas por enroscamento no eixo e bloqueadas pela ajuda de uma porca. A versão italiana no entanto, recorre aos mais modernos conceitos e mantém a mesma política adoptada para os restantes modelos por sí fabricados para esta classe.


Slot.It - Toyota 88C

Para Julho de 2015, a Slot.It anuncia a chegada de mais um Toyota de Gr. C, depois da estreia de outro nipónico que foi o Nissan R89C.
Trata-se de mais um Toyota 88C, participante nos 1000 Km  de Fuji em 1988 e cujos pilotos foram S. Andskar e A. Gilbert-Scott.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Avant Slot - Subaru


 A Avant Slot vai fazer -nos chegar uma nova série de Subarus WRC, cujas decorações correspondem às participações no "Global Rallycross".
 Três decorações que correspondem a participações de outros tantos pilotos, mas cujas carroçarias não sofreram as necessárias modificações que façam delas réplicas perfeitas e condizentes com este tipo de provas.
Contudo, tratam-se de belas peças para o nosso hoby.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Slot.It, os que estão para chegar

 O Porsche 956 KH em versão 1000 Km de Mugello de 1983 pelas mãos da tripla de pilotos V. Merl/G. Moretti/D. Schrnstein, será uma das próximas edições do fabricante Slot.It.
 E neste modelo pertença do Team Joest, não ficou escondida uma das decorações que mais marcou esta equipa, visto que por dois anos consecutivos levou a melhor na clássica francesa com este modelo las na sua versão LH e sob as cores do patrocinador "New Man". Essa mesma pintura torna-se perfeitamente perceptível na lateral deste modelo. Acrescentado o vermelho, conseguiu-se assim chegar às cores do patrocinador da "Momo" que vestiu este interessante 956 KH.




 A sua construção recorre aos mais recentes preceitos vanguardistas dentro deste fabricante, o que poderá fazer dele um belo campeão nas participações de Grupo C.
A opção mecânica é também a convencional para este tipo de modelos.


 Integrado na série dedicada aos vencedores do Targa Flório, a Slot.It havia já feito chegar-nos a versão vencedora da edição de 1971 do Alfa-Romeo 33/3 com o dorsal 5 e tripulado por Nino Vaccarella e Toine Hezemans, mas também a caixa característica e que completa o conjunto de vencedor e segundo classificado e que tornam o conjunto numa edição limitada. Falta ainda o modelo com o dorsal 2 e que viria a classificar-se na segunda posição através da dupla constituída por Andrea de Adamich e Gijs van Lennep. Dentro de pouco tempo vai tornar-se possível completar o conjunto, desde que se tenha adquirido a caixa também. Neste particular, o fabricante partiu de um princípio invulgar. Aqui os modelos são de série corrente, tendo-se tornado de edição limitada, a caixa e que era adquirida invulgarmente avulso. Talvez um princípio correcto, uma vez que os praticantes ficam com acesso aos modelos, ficando apenas para coleccionadores a preocupação de completar o conjunto.


 Mais um belo Alfa-Romeo 33/3 que vem engrossar o lote de versões já editadas por este fabricante e com enorme significado histórico, pelo 1, 2 conseguido na clássica italiana de estrada.






  Mecânicamente opta-se pela coerência, continuando-se a apostar na bem conseguida mecânica de motor de caixa pequena em posição sidewinder, mas nos tempos mais recentes com a possibilidade de montagem de suspensão lateral no berço do motor.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tom Kristensen

A nova vida de Tom Kristense. Trocou os bólides de Le Mans, pelos de slot. Pois eu vou trocar os de slot pelos de Le Mans...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Scaleauto - Novidades

 Anunciam-se por parte da Scaleauto, algumas novidades que deverão surgir ainda durante o corrente ano, prendendo-se não só com modelos, mas também com chassis e motores. O Porsche 911-991 GT3, era um dos esperados modelos e já anunciados no ano transacto. A vêr vamos se vai ser neste 2015 que veremos esta bela máquina a correr misturado com os restantes GT's deste fabricante.
 Os chassis para os modelos à escala 1/32 vão desde o básico que recebe a designação Home Series até ao mais apurado, com a designação RS. Pelo meio fica a designação R, um chassis que já admite berço independente, com a respectiva mais valia que isso representa.
 Mas a Porsche vê anunciado um verdadeiro clássico da marca, o 911 RSR e ao que parece, haverá versões para os três tipos de chassis
 Também os Viper GTS-R se verão agora reproduzidos à escala 1/32, uma vez que era já conhecido à escala 1/24. Estão igualmente previstos os três tipos de chassis para este modelo americano.
 No campo dos ralis, é a nova coqueluche da Peugeot a vêr luz branca na Scaleauto. Modelo com muito interesse, irá ser um dos mais esperados modelos de slot, deste fabricante.

 Para os TT, Mini e Porsche 959, ambos dotados do chassis Africa Legends, mas anunciando-se para o modelo alemão o chassis Africa Legends-Dakar Chassis, algo que não sabemos se será uma nova referência, ou se pelo contrário, será o mesmo, serão os polos de atracção para esta peculiar variante do slot car. Menos agradável, está a côr azul do modelo com sponsor da Rothmans, pois encontra-se demasiado claro.
 Do chassis RT3 surge a versão Rev-3, algo melhorada através de guias de orientação do braço extensível de sustentação do patilhão, um melhoramento que se saúda, pois era um defeito que obrigava a muito aperto para que esta parte do chassis não se desviasse do seu alinhamento.
 Também ao nível das motorizações, surgem agora dois novos, um de caixa pequena e outro de caixa grande

Chase-Cars - Para quem prefere realismo

A Chase-Cars tem vindo a fazer chassis nos últimos 4 anos, em que a particularidade se prende no facto de possuirem suspensão e direcção, porque às vezes o realismo acaba por ser mais divertido do que propriamente a adrenalina proporcionada pela velocidade.
Estes chassis adaptados a carroçarias dos anos 60 e 70, serão a pitada para abrilhantar umas bricadeiras dominadas pelo controle das derrapagens em grande estilo.
O chassis encaixa numa boa gama da carroçarias, mas poderá ser adaptado a qualquer modelo que tenha para nós grande significado, com especial relevância para os modelos de rali, o que  proporcionará grande imagens da época em que os ralis eram dominados pelos tracção traseira.
 Estes chassis são reguláveis em comprimento, podendo ir desde os 66 até aos 103 mm, adaptando-se à maioria dos modelos de série, podendo recriar grande parte dos modelos daquelas épocas.
 Os chassis são vendidos em três tipos de kit, desde muito simplificado e com falta de grande parte dos acessórios, até um chassis completo.
Para acesso a instruções de montagem, poderá ser consultado através deste endereço:
www.chase-cars.com
Um filme demonstrativo pode ser aqui visto, onde as derrapagem a sério pode aqui ser observada.