terça-feira, 14 de abril de 2015

Slot.it WEC 2015 - Evento mágico

 Simplesmente brutal, é tudo quanto me assola referir no que respeita a este extraordinário evento levado a cabo pelo excelente fabricante italiano, Slot.It.
 Que fascinante aglomerado de belos modelos da categoria Grupo C, justamente uma das fortes categorias a que se dedica este fabricante.



 Os vencedores.

 Segundo classificados.

3º Classificados.

Ruben Almeida na imagem e Luís Azevedo do GT Team Slot Clube, integraram a formação oficial da Cric Crac, não tendo ido além da 10ª posição nesta incrível prova de nível europeu.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cotações Pioneer - Inimaginável

PIONEER BULLITT MUSTANG & CHARGER 1/32 SLOT CAR

Price:
US $1,000.00
ApproximatelyEUR 926.66




Price:
US $775.00
ApproximatelyEUR 718.16



Alguns modelos do fabricante Pioneer começam a assumir cotações que poucos poderiam imaginar vir a atingir.
Percorrendo hoje as páginas do eBay, apercebo-me de que alguns modelos deste fabricante, com grande predominância para os Dodge Charger, começam a adquirir valores exorbitantes. Curioso foi perceber também que os dois modelos do filme de que Steve McQueen é protagonista, "Bullitt", tanto individualmente como em conjunto, atingem já números de grandeza considerável e impróprios para quem os deseje adquirir.
Os slot cars reservam-nos de quando em vez surpresas destas, de nos deixarem verdadeiramente de boca-aberta.

Campeonato Gr.5 - Segunda prova


 Contou com doze participantes a segunda prova deste campeonato, e onde se confrontavam gerações distintas, mas onde o convívio não marcava diferenças.

A geração dos "cotas" esteve bem representada, tendo mesmo contado com a presença desse nosso glorioso preparador, o Jana.


 Para a corrida, tivemos uma vez mais intensa batalha, numa guerra vencida pela segunda vez por Paulo Mendes e onde se tinha Luís Azevedo como o grande adversário do vencedor desta jornada. Apesar dos esforços deste último, Paulo Mendes conseguiu manter a invencibilidade, tendo mantido um ritmo verdadeiramente frenético.

 Entre os corredores, o ambiente mantinha-se ao melhor nível, com as constantes brincadeiras entre os mais velhos e os espigadotes jovens.

 Augusto Amorim tornava a surpreender com o seu Lancia Beta, ao repetir o terceiro lugar, batendo Ricardo Ferreira, um piloto cada vez mais orientado para a obtenção de um grande resultado.

 Separados por duas voltas ficariam os dois Davides, que conseguiriam desta vez impôr-se ao jovem César Amorim, a revelação da anterior jornada. Esta jovem promessa, viria a empatar em voltas e em metros com Rui Mota, mas chamou a sí a melhor posição, graças ao registo da volta mais rápida.
 Marco Silva, vítima da incontrolável guerra de nervos, viria a ser penalizado na classificação pelo excesso de saídas, o que contraria a rapidez demonstrada em pista. Nuno Aguilar, Francisco Matos e Carlos Campos, reservariam para si as três últimas posições.

 Mais uma excelente prova, cujo domínio de Paulo Mendes continua a precisar que a concorrência aguce um pouco mais as garras.



domingo, 5 de abril de 2015

Sideways - Porsche 935 K2

Eis chegada a vez da versão K2 da Porsche, mas já numa fase de transição para o verdadeiro K3, por parte da linha Sideways da Racer.
Trata-se da versão vencedora do campeonato alemão DRM no ano de 1977, sob as cores do sponsor "Vaillant" e pelas mãos do piloto Bob Wollek.
Aparentemente, mais uma excelente criação deste fabricante que tão bem tem estado a saber gerir a lista dos fantásticos modelos de competição, do bem nascido Grupo 5.

MSC - Metro 6R4

 Quando se esperava que a marca MSC desse lugar à marca Scaleauto pela anunciada unificação destas duas marcas, eis que nos continuam a chegar novas versões de conhecidos modelos, com o original e supostamente desaparecido nome.
 E é mais um MG Metro 6R4 com as cores da "Camel" a preencher mais uma referência no catálogo do fabricante.
 Modelo participante no rali das Canárias em 1991, encontra-se ao nível da restante séries até nós já chegadas.
 A decoração é apelativa, mas a versão em sí, nada a acrescentar nos trás que não fosse já nossa conhecida.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Novo Nissan R89C - Slot.It


Depois de nos ter feito chegar a versão participante em Le Mans no ano de 1989 do Nissan R89C, a Slot.It prepara-se agora para nos disponibilizar a versão de 1990 do mesmo modelo japonês.
Tendo perdido as cores oficiais, estas foram substituídas por um cinza antracite, uma côr só e pouco comum em modelos de competição, mas que aliada ao branco que funcionou igualmente "quase" como côr única para os patrocínios que ornamentaram a decoração, poderemos afirmar que acabou por existir um inegável equilíbrio estético. Note-se que são poucos os patrocinadores que acrescentaram o vermelho a esta pobre mas funcional conjugação decorativa e onde por exemplo a Yokohama acrescenta essa côr no seu característico "Y" da marca.
E uma vez que se trata do mesmo modelo do ano anterior, pouco ou quase nada haveria a modificar. No entanto, a perda das tampas que cobrem as rodas posteriores conferem-lhe uma imagem renovada. Mas essa perda obrigou a novas formas do capôt traseiro, mesmo junto ao seu limite posterior, já que o acabamento do mesmo era proporcionado pelas tampas das cavas das rodas e agora é o próprio capôt a fazê-lo. Na imagem que abaixo se mostra, percebe-se perfeitamente como funcionava a tampa na primeira versão.


Mas este modelo utilizava um novo tipo de jantes e neste particular, a Slot.It não se preocupou em primar, tendo mantido as da anterior versão, cujo centro de reduzida dimensão retira em grande parte a verdadeira afinidade que este deveria ter com o modelo que lhe dá origem.
 Mas a Slot.It teve o cuidado de ornamentar com uma borda preta e com a simulação de rebites em ambas as janelas, algo que não acontecia na anterior versão.

Já o óculo frontal recebeu no contorno inferior uma banda extremamente larga a preto. Na verdade, existia apenas o friso preto que o liga à carroçaria. As antenas são algo que se encontra a mais na versão de 1990, são portanto inexistentes neste que estará para breve.
 E para completar o rol de pequenos e quase imperceptíveis erros, poderemos apontar mais três pequenas falhas. A grande abertura existente imediatamente antes da cava da roda posterior, deveria ter uma tampa com uma curva bastante pronunciada para o interior, mas foi mantido exactamente o mesmo esquema adoptado no modelo de 1989 e que se encontrava igualmente errada.
Mas mais imperceptível, encontram-se as tomadas de ar frontais, compostas por duas pequenas nas extremidades e duas de maiores dimensões na parte central e de formato rectangular e que na versão de 1989 eram na sua totalidade da mesma altura. Em 1990, as tomadas de ar centrais, foram reduzidas em termos de altura, mas na miniatura agora mostrada, foram erradamente mantidas.
Também as campânulas dos faróis da frente, surgem na mais recente versão, com nova terminação lateral. Deveriam acabar em bico lateralmente e não arredondadas como na primeira das versões. Basta olhar para as imagens do modelo real, para perceber a verdadeira forma que deveriam ter assumido.

 Mas no todo, estamos perante mais uma excelente reprodução que a Slot.It nos oferece.


 Nestas imagens, é possível verem-se alguns dos pormenores do modelo.
 Mecânicamente, as mesmas opções definidas pelo fabricante para os modelos do Grupo C e a carroçaria dentro dos mais actuais parâmetros de fabrico.