sexta-feira, 27 de novembro de 2015

BMW M3 / M4 DTM - Carrera

 O gigante alemão "Carrera", editou já as duas últimas versões da marca Bávaro relativas ao competitíssimo DTM. Tratam-se pois da versão M3 correspondente ao ano de 2014 e do M4 relativo ao corrente ano. Apesar das semelhanças, ténues diferenças marcam a correspondente evolução de modelo.

 Reparemos nas duas imagens imediatamente acima, e se no primeiro, correspondente à versão M4, os seus faróis alongam-se até à união com as duas grelhas frontais, símbolo icónico desta marca. No modelo M3, os mesmos são mais curtos, existindo uma margem até à união desses dois elementos. O formato das duas grelhas, apresenta-se também com desenhos distintos.


 Na traseira, a diferença marca-se também pelo grupo óptico, onde os stop`s foram completamente redesenhados, bem como o local onde normalmente se integra a matrícula.



E nos guarda-lamas frontais, a versão M3 integrava dois grupos de grelhas de escoamento do ar, enquanto na série M4, apenas se mantiveram as que se encontram posicionadas superiormente.


A tampa da mala, na zona situada entre o óculo traseiro e o aileron, recebe em ambos uma vinca que funcionará como pequeno  deflector aerodinâmico, mas o modelo M4 vê a mesma ficar bem mais próxima do óculo.
Dois belos exemplares que quase diria, imperdíveis.

12 Horas Slot Cars de Braga - Só faltam os refinamentos

 Podemos já mostrar-vos imagens da pista que servirá de palco para a edição das 12 Horas de Braga a ter lugar amanhã a partir das 12 horas e que decorrerá na grande nave do Parque Municipal de Exposições de Braga e que contará com a presença de três equipas espanholas e cinco formações nacionais, cotando-se algumas delas como equipas de grande gabarito. O GT Team Slot Clube, clube que leva a efeito a organização do evento, cota-se naturalmente como uma das sérias candidatas à vitória.
 O trabalho de montagem de toda a estrutura esteve a cargo da equipa organizadora, tendo contado ainda com a prestimosa colaboração do Clube Slotcar da Trofa, a quem fazemos desde já um agradecimento público.

 A organização agradece ainda os apoios dados pela "Sabseg", "Valvoline", "IBB Auto Racing", "Scaleauto", "Invest Braga", "Ideias Aritméticas", "Parque Municipal de Exposições de Braga" e ainda à edilidade Bracarense.
 Referir também que o Presidente Camarário, o Sr. Eng.º Ricardo Rio, fará a honra de estar presente e tomar contacto com a modalidade e será o mesmo a dar o arranque para esta primeira edição das 12 Horas Slot Cars de Braga.
A todos os participantes e espectadores que se façam presentes, desde já sintam-se bem vindos.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

12 Horas Slot Car de Braga - Aproxima-se a hora.....

 É já sábado que terá lugar a primeira edição das 12 Horas Slot Car de Braga, prova que decorrerá no pavilhão do Parque Municipal de Exposições de Braga.
Os modelos eleitos, foram os interessantes e competitivos Grupo 5 do fabricante italiano "Sideways", uma linha paralela da "Racer".
Maravilhe-se com o desfilar destas máquinas que percorrerão um belo traçado de fabrico Ninco e com as aptidões de consagrados pilotos de craveira internacional.
Com início às 12 horas de sábado dia 28, a mesma terminará às 24 horas do mesmo dia. Compareça e deleite-se com os feitos destas gloriosas máquinas e pilotos.

















Racer VS Fly - Ferrari 250 GTO

 O Ferrari 250 GTO é indubitavelmente um dos mais belos carros feitos até aos nossos dias. E como tal, não passou despercebido a alguns fabricantes de slot cars, de onde se destacam as reproduções da Fly e da Racer.
 De qualidade e conceitos díspares, são na minha opinião dois belos exemplos de qualidade superiora. Enquanto a Racer recorre a uma carroçaria em resina e o dota com um chassis plástico e mecânica Slot.It, a Fly aposta numa carroçaria e chassis em plástico e mecânica própria, onde a aposta da colocação do motor na secção frontal, se mostra um verdadeiro descalabro.
 No entanto, apesar do melhor desempenho dinâmico do fabricante italiano, ambos se encontram num nível estético de se lhe tirar o chapéu. Referir no entanto, que no que respeita ao binómio preço/qualidade, apostaria primeiramente na reprodução espanhola da Fly.
E se um dos pontos fracos da Fly será a reprodução do conjunto jante/pneu, poderemos adiantar que este aspecto poderá ser sobejamente melhorado através da aposta na reprodução das jantes raiadas do fabricante Mitoos.

BRM - Um bonito Porsche

 A BRM dedica-se à reprodução de mini-modelos em plástico à escala 1/24, de onde constam já, para além de varias marcas, também algumas evoluções dos modelos.
 E Sebring recebeu no ano de 1988, a participação deste belo exemplar da Porsche. Inscrito pelo Team Miller, este modelo do cCampeonato IMSA teve como pilotos D. Bell e P. Cobb.

 De estética absolutamente cativante, este 962 ficou verdadeiramente enriquecido com as côres da "Miller".


Uma pérola de luxo...... - Hobby Classic



 O fabricante Hobby Classic dedica-se a reproduções de modelos clássicos com história e é conhecido no mundo dos coleccionadores pelas suas belas reproduções, mas também por estarem ao alcance de poucos, devido ao seu preço bem fora do comum neste pequeno universo.
E desta vez, a sua meta atingiu um patamar de elevado gabarito e até à poucos anos inimaginável. De qualidade de elevado relevo, trouxeram até nós o primeiro modelo vencedor da clássica francesa, a prova automobilística mais famosa do mundo, as 24 horas de Le Mans.
Chenard & Walckar é o seu nome e o acontecimento ocorreu no longínquo ano de 1923 e teve como heróicos pilotos, André Lagache e René Léonard.
 Esta reprodução em resina, foi editada em duas séries, ambas limitadas. Tratam-se das versões representando o modelo no início da prova e uma segunda, com o aspecto sujo e lamacento, tal como concluiu a mesma.
A própria caixa em que o mesmo se encontra embalado, é um verdadeiro luxo. Em cartão de alta qualidade e na mesma côr do mini-modelo, completa a sua identificação com o modelo vencedor desta prova através da representação do dorsal do carro e ainda uma simulação da correia de cabedal e respectiva fivela com que na época se garantia que o capôt-motor se mantivesse firmemente cerrado e que serve ao mesmo tempo como segurança da abertura da embalagem. No seu interior, encontra-se então o fabuloso Chenard & Walcker numa base rígida e coberta por uma película espelhada, encontrando-se lateralmente duas esponjas de acabamento, onde uma delas integra uma pequena caixa que contempla um pequeno boneco e respectiva bandeira xadrez, que simulará quem deu a maratona por finalizada.
 A frente da mesma também se abre, surgindo surgindo pela parte interior algumas informações relativas à peça em questão, bem como o número de série que lhe foi atribuído. Este mesmo número surge também no chassis desta pequena pérola.



 Mas a base onde se fixa a peça é fácilmente amovível, permitindo-se desta forma, se se pretender, outro tipo de exposição mais funcional.

 Sobre a base, encontra-se uma brochura de em três línguas e igualmente de elevada qualidade.




 E da peça em si, o que poderemos referir?
Um verdadeiro luxo, é o que me assalta o pensamento. A finíssima representação das enormes jantes raiadas, saltam de imediato à vista.

 A qualidade dos bonecos, de ambos, piloto e homem da bandeira, estão muito bem conseguidos, simulando-se mesmo alguma variação de tons próprios dos tecidos.




 Volante e painel do quadrante com os respectivos manómetros, conseguem manter o equilíbrio de qualidade geral apresentada neste belo conjunto.
 Também a pintura dos bancos é feita de forma a imitar o desgaste e sujidade naturais dos mesmos.
 A faltar mesmo, está a representação do tubo de escape que não surge na traseira.
Uma peça de excelência só ao alcance de alguns e que servirá básicamente para preencher estantes de coleccionadores, mas aqui fica o histórico primeiro vencedor duma prova que preenche o ego de muitos....