sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Lotus 72 Policar - Primeiro contacto

 Chegado ao mercado, o Lotus 72 da Policar é naturalmente objecto de curiosidade por parte dos apaixonados pelos slot cars. E este, marca muito provávelmente o início de uma nova era. Será talvez, o pontapé de saída para o regresso dos campeonatos destinados aos modelos de Formula 1, ainda que relativo a modelos clássicos. É que na forja, consta já o March 701, ao que se seguirão outros militantes da décado de 70.
 E num primeiro olhar distraído, este Lotus cativa de imediato, por tomar o lugar de quase uma pequena jóia., mas num olhar mais atento, demonstra que a qualidade dos moldes continua a desagradar. No entanto, a simulação do motor Ford encontra-se brilhante, bem como alguns dos pormenores relacionados com as suspensões e colectores de escape. Requinte, é de facto coisa que não falta.
 E tem-se logo vontade de pegar  nesta réplica do piloto campeão do mundo, a título póstumo. Já com ele nas mãos, não se resiste a fazer rodar o eixo traseiro, pois reside aí uma das grandes inovações trazidas até nós pela Policar, através da ciência Slot.It. E é notável o quanto macio é o rolamento deste conjunto que se apoia numa engrenagem com mais pinhões e cremalheiras, do que é normal.
Interessante é também a possibilidade da montagem de suspensões, num berço de concepção absolutamente incomum, apesar do mesmo princípio básico.
 Mas surpreendente mesmo, é o minúsculo motor de que se faz equipar. De formato compacto, assemelha-se aos comuns motores boxer, mas a Slot.It viu-se obrigada a apostar num motor de reduzidas dimensões, para conseguir que este pequeno Lotus 72 não ficasse fora de escala, reproduzindo-se ao mesmo tempo, a simulação de todos os componentes mecânicos que o constituíam. De facto, absolutamente notável o trabalho deste fabricante.
No entanto, a frente tem dificuldade em assentar, sobretudo com as palhetas de origem. O eixo da frente parece vir a tornar-se no calcanhar de Aquiles deste modelo, já que não gira livremente, denotando extrema prisão. Provávelmente, para que tudo funcione, haverá que desmontar todo o conjunto frontal para se recorrer a algum trabalho de limas. Depois, haverá necessidade dos primeiros testes em pista, pois os levados a cabo pelo fabricante, parece que prometeram....

MAN Lisboa Dakar - Avant Slot

Depois de ter mostrado a versão de 3 eixos, mostramo-vos agora a versão de dois eixos apenas.
 Em tudo iguais, apenas o comprimento total passa a ser mais reduzido, bem como a perda de um dos eixos traseiros. tendo este agora, ficado a meio dos dois do anteriormente mostrado.
 Na prática, perde-se um pouco de tracção, mas por outro lado, ganha-se alguma velocidade, já que a mais complexa tracção através do uso de mais correias na opção de três eixos, faz aumentar de sobremaneira os atritos.
 Mas embora se tenham determinado com alguma facilidade estas diferenças, também foi quase imediata a conclusão de que a Avant Slot esteve e está muito mal em ambos os projectos.
 Há já quem se queixe de chassis partidos e berços de motor então, parece que é um vês que te avias.
Assisti à impraticabilidade da modalidade com os modelos acabados de saír de caixa.
 As jantes deixam de se encontrar fixas aos eixos com bastante facilidade mesmo. Na versão de três eixos, as correias que fazem tracção ao eixo mais recuado, saltam das polies, acabando por bloquear o camião. Constactou-se também que algumas polies vêm de série completamente desapertadas.
Afinal, uma panóplia de coisas incompreensíveis e que levarão muitos dos praticantes a desinteressarem-se pela competição de camiões, quando se tratarem de modelos de custo mais acessível. É que, para torná-los aptos à competição, muito haverá a acrescer a estes belos exemplares, que afinal mais não são do que belos estáticos de colecção.
Nota negativa portanto, para este empenhado projecto deste construtor espanhol. Ou mudam de política de qualidade, ou virar-se-à o bico ao prego.....

Gunnar Nilsson homenageado na série "John Player Special" da Sideways

Sendo esta série caracterizada por modelos que tenham ao volante reconhecidos pilotos de Formula 1 que militaram na Lotus sob as côres da tabaqueira "John Player Special" e depois de Mário Andretti, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna da Silva terem já sido alguns dos eleitos, chegou a vez do reconhecimento do piloto sueco falecido com cancro, Gunnar NNilsson.
O modelo agora escolhido para a continuidade da série foi o Ferrari 512BB, depois de termos visto já chegar-nos, o Ford Capri, Porsche 935 Moby Dick e o BMW M1.

 Modelos de invulgar padrão estético, este Ferrari não desilude, bem pelo contrário, já que a Sideways soube tirar partido da fluidez desta silhueta com extraordinárias linhas aerodinâmicas.
 Trata-se pois, de mais um belo exemplar de colecção, a engrossar uma linhagem que nunca nos deixa indiferentes.
 É visível o capacete do piloto sueco que deixou saudades e sentimentos à flor da pele, no seio da Formula 1.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Campeonato Rallycross .......

Em mais uma iniciativa do GT Team Slot Clube, vai arrancar em Braga mais um campeonato de invulgar característica. Rallycross é o tema e os modelos de rally poderão ser inseridos em várias categorias.
 A pista foi já alvo de testes de funcionalidade e encontra-se apta a receber os mais ousados associados. No entanto, esta poderá servir para já, apenas para que pilotos e máquinas se aperfeiçoem na difícil arte de domínio neste incaracterístico traçado, e para mais tarde ficará o arranque das mais sérias contendas.

Decididamente, os slot cars entram numa nova era.

A Scalextric mostrou em Nuremberga, para onde se encontra a caminhar.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ninco - Novidades


 O fabricante espanhol Ninco, encontra-se a passar por uma nova fase, cujos horizontes não nos deixam vislumbrar com clareza as suas futuras orientações.
Mas para já, o que se sabe é que os seus projecto passam pela aposta no Renault RS01 Sport, modelo que lhes permitirá explorar uma infinidade de decorações, dado tratar-se de um modelo que milita num troféu específico e que fará ainda o aproveitamento do chassis em cujo Seat Leon se apoia.
A carroçaria é agora uma novidade e que fugirá certamente a muitos custos. Tirando partido de uma nova tecnologia, estas serão produzidas em plástico extremamente leve, o que poderá colher os seus dividendos, na hora de o explorar dinamicamente.
Mas no fundo, o impasse com que a Ninco nos tem brindado, deveu-se à sua saída das produções chinesas e ao consequente retorno à casa mãe. Os seus produtos passarão a ter agora o sêlo "Made In Spain", coisa que já acontece no fabrico das pistas e de onde se colheram já dividendos qualitativos.
Esperemos agora que este fabricante com créditos firmados, retome também a dinâmica que já lhe conhecemos e que os seus produtos comecem a ocupar o lugar em que tanto o gostaríamos de vêr.

Slot.It - Nuremberga ao detalhe

 A Slot.It mostrou um pouco em detalhe algumas das suas apelativas criações programadas para o corrente ano. O Alfa Romeo 155 V6 TI do campeonato DTM, é um desses casos.
 A sua apresentação cativa de imediato, já que se trata de uma linha de modelos apelativos e este Alfa em particular, assume também um historial de êxitos digno da marca.

 E vê-lo em pista parece transformá-lo em algo ainda melhor..

 Merece o nosso aplauso, o trabalho depositado nesta nova série por parte deste fabricante.
 Mecânicamente, parece ter-se fugido ao prometido. Anunciava-se um modelo dotado de tracção integral, à imagem do Alfa verdadeiro. Afinal, talvez em abono da melhoria do seu comportamento, parece que vamos receber um 155 baseado na mais convencional mas eficaz mecânica.

 E são duas as decorações que deverão chegar ao mercado do consumidor, a oficial e a de Michael Bartels, com as sempres interessantes côres da "Jägermeister".


Mostrou-se também o modelo que se segue. Trata-se do Opel Calibra, um carro que chegou a ter como piloto o português Ni Amorim. Pode até ser que vejamos a sua reprodução chegar-nos pelas mãos deste fabricante.

Surpreendeu a exposição do Audi R8 e fazendo já parte da série dos vencedores de Le Mans, por se tratar de um molde absolutamente novo. Bem vindo sejas, para engrossar a linha dos vencedores desta prova, mas agora aguardaremos mais versões, para os podermos estragar na competição sem que nos fique uma lágrima no canto do olho.
O Audi R18 e-tron quattro, era um dos faltosos mas à muito anunciado, dentro da série de vencedores da clássica francesa. Finalmente, 2016 parece que vai trazer-nos mais este glorioso.
E neste caso, tratar-se-à do segundo modelo da Slot.It a vir dotado de tracção integral. 
E depois, mostravam-se alguns daqueles que merecem por parte deste fabricante, novas reproduções......