domingo, 6 de março de 2016

Campeonato Clássicos Sport Protótipos 2016 - Arrancou

 Arrancou o campeonato destinado a modelos Sport Protótipos Clássicos, aberto a modelos dos fabricantes Slot.It e NSR.
A grande aposta recaíu nos modelos oriundos do primeiro fabricante, tendo-se visto apenas um Ford P68 do rival italiano.
 Com 12 pilotos inscritos para esta primeira jornada, teve lugar a prova de qualificação que mostrou de imediato ao que vinha Augusto Amorim e o seu fantástico Matra MS 670B.
Mas houve dois modelos especialmente escolhidos pelos pilotos, onde a opção maior recaía sobretudo no Chaparral 2E e no Mc´Laren M8D, ambos da Slot.It.

A qualificação:
David Fernandes


Luís Azevedo


Carlos Afonso


David Azevedo


Rui Mota


Ricardo Ferreira


Marco Silva


Augusto Amorim


Francisco Matos


Gil Oliveira


Vítor Lopes


César Amorim


Augusto Amorim obteve o melhor registo duma qualificação, onde alguns pilotos e as suas máquinas conheceram algumas dificuldades inesperadas, após a montagem de pneus novos. Escolhidas as calhas, era hora de ordenar os pilotos para a partida deste início de campeonato.


A prova decorreu recorrendo-se à opção de seis calhas virtuais, tendo iniciado a prova os pilotos David Fernades, Vítor Lopes, Gil Oliveira, David Azevedo, Francisco Matos e Carlos Afonso. Esta jornada trouxe-nos a grata surpresa de vêr integrado no nosso seio, o piloto Gil Oliveira, o homem que faz velocidade no BMW mais bonito de Portugal. Aqui, a dar os seus primeiros passos, sentiu as naturais dificuldades inerentes à passagem da escala real, para uma muito mais reduzida. Outras habilidades e dotes se exigem, até ao domínio destes endiabrados diabinhos.
 Em baixo, Gil Oliveira em plena acção no decorrer da Rampa Internacional da Falperra.

 E aqui, tudo apostos, foi hora de vêr-mos Gil Oliveira atrapalhado com novas preocupações.

 Iniciada a prova, David Azevedo, Luís Azevedo, César Amorim, Augusto Amorim e Rui Mota, mostravam-se como os pilotos mais aptos pela discussão pelas melhores posições. Mas a luta pela vitória ficava-se entre Augusto Amorim e Luís Azevedo, numa batalha que deixava a incerteza até ao final da prova. No entanto, era o homem do Matra Simca que haveria de se impôr. Para os lugares seguintes, encontravam-se César Amorim, David Azevedo e Rui Mota. Este último a sentir dificuldades nas duas últimas calhas, não conseguia guerrear-se com César Amorim, que impunha rapidez e constância de andamento, no único Ferrari 312 PB, o modelo mais antigo do fabricante Slot.It, deixando atrás de si, uma guerra titânica entre David Azevedo e Rui Mota, ambos em Mc'Laren, tendo-se imposto este último, por escassos metros.
 Outra guerra interessante situou-se imediatamente atrás destes, entre os vimaranenses Marco Silva e Carlos Afonso e ainda o regressado Ricardo Ferreira. A sexta posição pendeu para o segundo piloto destes e igualmente pela diferença de metros, tendo Ricardo Ferreira ficado a uma volta destes dois pilotos e a pagar a factura da falta de treinos.
 Vítor Lopes seguiu-se-lhes com o seu Ford P68 da NSR, a mostrar que talvez a sua máquina não esteja à altura dos modelos da Slot.It. David Fernandes não conseguiu desta vez ir além do oitavo lugar, muito por culpa de um Chaparral pouco capaz das necessárias performances. Instável e pouco veloz, não lhe permitiu grandes veleidades neste primeiro confronto.
 Nas duas últimas posições, os dois Ford GT40, com Francisco Matos a impôr-se naturalmente a Gil Oliveira. No entanto, referir que em nenhum dos casos as máquinas se mostraram capazes de lutar de igual para igual com a restante concorrência. De louvar contudo, a excelente postura de Gil Oliveira, a debater-se contra as suas naturais falhas de iniciado na matéria, mas a demonstrar um auto-domínio capaz de se abster dos andamentos dos demais concorrentes.
 Um campeonato que promete mais por parte de alguns concorrentes e que poderá vir a demonstrar uma crescente animosidade por parte de alguns pilotos mais ambiciosos.
 Em baixo, o Matra-Simca  MS 670B que Augusto Amorim levou à vitória.


Pódio final da prova

Pódio - Pilotos Ouro

Pódio - Pilotos Prata

Pódio - Pilotos Bronze
Mais se promete para a segunda jornada, onde evoluções por parte de algumas máquinas e pilotos será uma certeza.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Parceria OSC SRC - Peugeot 205 Turbo 16


 Encontra-se já à venda, o primeiro modelo nascido da pareceria levada a cabo pelos fabricantes OSC (Original Slot Cars) e a SRC (Slot Racing Company)
 Numa unificação de esforços, a SRC acaba por entrar num nicho de mercado que se encontrava inicialmente fora dos seus horizontes, já que a competição, não estava prevista como uma das suas metas. Por outro lado, a OSC alia maior qualidade a um produto que já por si se destacava de modo supremo.
O Peugeot 205 Turbo 16, que sendo o único modelo até à presente data explorado pela OSC, foi por essa razão o modelo possível para o pontapé de saída desta aliança. A versão deste Peugeot desta vez retratada, foi o com que Bernard Darniche / Alain Mahé participaram na Volta à Córsega de 1985. A côr azul do patrocinador Gauloises, aliado a um novo conjunto de jantes, conferem a este 205 um novo visual.
A decoração do modelo encontra-se executada através de decalques e todos os modelos foram decorados de forma artesanal.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Ford GT40 Le Mans 1966 - Slot.It

A Ford fez história em Le Mans no ano de 1966. Pela primeira vez naquela prova, uma marca representada oficialmente conseguia o 1, 2, 3. E isto, já num acto de desespero, depois da marca de Detroit ter tentado comprar a Ferrari, para conseguir assim a conquista em território francês. Depois da valente nega dos transalpinos, a Ford entrega o projecto GT40 para fazer deles carros ganhadores. E esta conquista veio em forma de vingança....

A Slot.It disponibilizou já o GT40 MK II em várias versões, inclusive o modelo vencedor desta edição. Agora, chegou a vez do terceiro classificado de Le Mans.
 Este modelo dourado mostra-se extremamente belo, apesar da inestética decoração rosa que surge como complemento decorativo da zona frontal.
 Pena o aro da jante traseira e que faz parte da própria jante, não ter sido igualmente pintada de dourado, à imagem do que foi feito com o modelo vencedor. Algo que se consegue no entanto fácilmente, através de um pincel.,

 Não deixa no entanto de ser talvez, um dos mais bonitos Ford GT40 vistos até hoje.
E editado este, estamos perante mais uma excelente oportunidade de vêr-mos este fabricante brilhar. Editado já o modelo vencedor e integrado na edição de vencedores de Le Mans, estaremos agora perante uma oportunidade de ouro?
Bem, pode até nem fazer grande sentido, visto a versão vencedora ter-se já visto envolvido numa caixa laranja, mas um exemplo anterior poderá ditar que a Slot.It nos faça chegar uma caixa de edição limitada, à imagem do que aconteceu com os Alfa Romeo 33, mas agora, para integrar não dois, mas sim três modelos.
E seriam eles, estes dois já conhecidos e o terceiro, o modelo segundo classificado. Poderemos vêr a sua edição transformar-se em realidade e com isso, a Slot.It a embolsar mais uns trocos. Com isso, também os coleccionadores ganharão, podendo uma vez mais abrilhantar mais um lugar de prateleira.

A Slot.It editou em edição limitada uma caixa vazia, em que como complemento se juntariam os 1º e 2º classificados do "Targa Flório 1971", os Alfa Romeo 33 vendidos em edição corrente.
Estaremos em fase de repetição da ideia? Poderá ser, ou não, mas essa possibilidade existe.
 E caixas de três modelos não é nada inédito na Slot.It, já que tanto os Porsche 956L como os Sauber C9 acabaram por merecer esta opção, justamente no caso dos primeiros, por terem cumprido o preceito do 1, 2, 3, na clássica francesa. Estaremos então na eminência desta repetição, apesar de limitada ser a caixa? Bom, mas aqui também o modelo preto se integra numa edição limitada....Seria, uma edição limitada, dentro de outra.....Bem, mais vale ficar por aqui...