terça-feira, 7 de junho de 2016

Os DTM

 Os DTM foram modelos esquecidos pela maioria de nós, até muito recentemente.
Embora vários fabricantes tivessem feito as suas investidas, esta categoria nunca vingara na modalidade competitiva dos slot cars.
 Hoje surgem belas reproduções destes monstros do asfalto, sobretudo trazidos pelos fabricantes Carrera e SCX/Scalextric.
 Mas a Superslot/Scalextric, em determinado período apontou igualmente armas a este produto.
 Contudo, ainda hoje estas realizações em todos os casos sem excepção, não teriam argumentos para poder vingar com estatuto de "êxito" no nosso seio, no seio dos amantes das competições. Por uma ou outra razão, as suas capacidades dinâmicas deixam a desejar.
 Mas parece ter acontecido um milagre, após a grande aposta por parte de alguns fabricantes na produção de chassis, através da nova tecnologia 3D.
A partir desse momento, os modelos do DTM passaram a contar com uma inesperada mais valia, que os transformou em carros de eleição. De comportamento verdadeiramente fora de série e capazes de velocidades equiparadas aos melhores, poderemos integrá-los hoje no lote dos modelos mais interessantes da actualidade.
Ao ponto de se multiplicarem nos clubes, iniciativas com estes soberbos modelos de competição.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Sideways BMW 3.20 Gr.5 - Os imperdíveis

A família 3.20 da Sideways encontra-se em franco e saudável crescimento, o que saudamos com especial agrado, não tivesse este sido dos primeiros Gr.5 a despertar em mim enorme apetência por este tipo de carros de competição.
E após a chegada das evoluções referentes às épocas de 77, 78 e 79, estamos já perante um significativo número de hipóteses de reprodução de outras marcantes versões e das quais não nos encontramos a par das intenções do fabricante.

Mas se algum deles me marcou significativamente, a participação em Le Mans com o modelo decorado por "Roy Lichtenstein" e inscrito por Hervé Poulain no ano de 1977 e que terá sido o único destes exemplares a participar em Le Mans, é justamente disso exemplo.
O seu nono lugar na classificação geral e segundo da Classe IMSA, vem cimentar mais ainda a referência que este modelo assumiu também nos anais da prova francesa.

Roy Lichtenstein a posar junto da sua obra, aquando da exposição levada a cabo pela própria BMW, como forma de comemorar o 40º aniversário dos seus modelos dedicados à série "Art Car".



Trata-se de uma versão da primeira série e cujo molde da Sideways é igual e serviu para a edição dos BMW laranja sob o patrocínio da "Jägermeister". Portanto, apenas a vontade da sua edição se torna necessário e assim, permitirem-nos desfrutar desta peça verdadeiramente imperdível.
 Em pleno desempenho no decorrer da clássica francesa.

Mais algumas imagens deste bem decorado 3.20 que serviu para associar a arte à competição automóvel.

Mas se este foi para mim sobejamente marcante, as versões oficiais e inscritos para pilotos a despontar e inscritos oficialmente como "Júnior Team", marcam outra escala de grandeza a não desperdiçar.
Tratam-se das versões decoradas sob as côres também elas oficiais da BMW.
Mas esta decoração fez igualmente parte dos campeonatos norte americanos em modelos inscritos pelo representante da marca naquele continente.
Espero pois, que ambos venham a fazer parte dos catálogos de intenção de edição destas belas máquinas.
E agora outra questão.
Será que a Sideways se ficará por aqui, ou arrisca ir mais longe recriando evoluções do 3.20 que chegaram ao patamar do quase absurdo?

Pois, o bonito 3.20 chegou mesmo a ter este aspecto muito pouco próximo da versão que lhe deu origem.
Sobretudo a adopção de um óculo traseiro absolutamente descaracterizado, proporcionam-nos uma imagem muito pouco familiar e que nada tem de comum com este germânico de eleição.



Mas a versão que nasceu sob patrocínio da "Rodenstock", foi mais longe ainda ao ponto de acabar apenas por ficar como referência a característica grelha destes modelos.

Uma frente cujo prolongamento dos guarda-lama se ligam a um longo spoiler, ajudam mais ainda a uma imagem cada vez mais distante do mais tradicional 3.20 de Gr.5.

E será que a Sideways entrará por aqui?
E quanto à série "John Player Special", será o 3.20 o senhor que se segue?


sábado, 4 de junho de 2016

BMW 3.20 Gr.5 - Sideways - A vez do "Rodenstock"

 O curto período de vida do BMW 3.20 de Gr.5 no seio do fabricante Sideways, permitiu no entanto que nos tivesse chegado já a quarta versão deste ícone bávaro.
 E entre os dois primeiros 3.20 até nós chegados, dois modelos da mesma equipa e referentes à mesma prova, a única diferença entre ambos residia no lábio frontal existente abaixo da grelha do motor. No modelo com o dorsal 15, abaixo dos faróis mais exteriores surgem duas tomadas de ar. A versão com o número 14 viu suprimidas as mesmas.
 Mas se entre esses, esse era o único elemento distintivo, já para a versão que se lhes segui passaram a ser algumas e de maior relevo. Recebeu um novo spoiler frontal com formato mais descendente e a forma dos guarda-lama frontais receberam igualmente um novo desenho na parte mais recuada.
Também a secção traseira sofreria algumas modificações, como novas derivas verticais do aileron e o próprio aileron que passou a ser constituído por dois elementos e não um como inicialmente. E na parede vertical traseira onde se encontram os farolíns, na parte correspondente aos guarda-lama surgiram saídas de ar inexistentes nos dois primeiros. Na parte mais recuada da tampa da mala e abaixo do aileron existe agora um novo apêndice aerodinãmico que permitia o aumento do down force.
Mas a Sideways foi mais longe, não se tendo ficado por aqui. Entre este e o agora chegado, o bonito modelo patrocinado pela "Rodenstock/Würth" pilotado por esse grande senhor, Manfred Winkelhock, a aparência engana. No imediato e a saltar mais rápidamente à vista, encontra-se a distinta forma das derivas verticais que suportem o aileron, sendo que estes se encontram de absoluta igual forma. A partir daqui, nada mais salta à vista, contudo, as diferenças existem.
Pela primeira vez surge a grelha de dois faróis apenas e não como até aqui, com tampas a tapar os buracos dos dois faróis mais interiores, já que correspondiam a grelhas de quatro faróis. Mas também o spoiler frontal foi alvo de adaptação à realidade, recebendo uma nova tomada de ar subida e ao centro do mesmo.
Menos notada estão as novas entradas de ar existente na superfície superior dos guarda-lama traseiros. Em nenhuma das anteriores versões existiam, o que acaba por nos forçar a um especial agradecimento a este fabricante, já que este pormenor obrigou a recorrer-se a um novo molde. Para as restantes diferenças apontadas, estas aconteceram em elementos isolados do corpo principal do modelo mas neste caso, este pequeno pormenor obrigou a que se fizesse uma nova carroçaria.
E ficaram assim apontados os elementos distintivos entre estes quatro BMW, podendo-se acrescentar também a adopção de novas jantes, já que agora receberia os comuns tampões de arejamento dos travões.
E de seguida, as minhas maldadezinhas.
Pois é, tudo muito bonitinho, mas, e as coisas que estão mal?
E começo por apontar a fraca qualidade que estes moldes apresentam, muito à semelhança do que tem vindo a acontecer com as criações da Slot.It. De facto, merecia-mos que estas preciosas reproduções nos chegassem com elevada qualidade, mas não, entristece-nos olhar e vêr imperfeições indesejadamente existentes.
Mas será essa a parte de menor relevo, já que o que aqui se pretende versar, são mesmo os erros de reprodução relativamente à realidade. E nesse particular, atente-se à imagem de cima. Nas extremidades laterais da ligação dos guarda-lama ao spoiler, esta acontece em forma de pequenas derivas aerodinâmicas. Se agora direccionar-mos a nossa vista mais para baixo, justamente para a versão de origem sideways, percebemos que esse pormenor não terá merecido por parte do fabricante a respectiva correcção.
Também a nova grelha, recebeu dois faróis apenas, mas estes deveriam ser de maior dimensão. Infelizmente a Sideways manteve o diâmetro dos mesmos.


 Foquemo-nos agora nas embaladeiras deste 3.20.
Se nas anteriores edições não haverá nada a apontar nesta secção do modelo, aqui teremos mesmo que não deixar passar. Esta versão recebeu o escape do lado contrário, ou seja, do lado direito e não esquerdo como aqui se vê. Uma falha na verdade imperceptível à grande maioria de nós, mas não deixa de fazer parte do "lote" de incorrecções a merecer-nos atenção.
Em baixo percebe-se que o "lança-chamas" se encontra na lateral direita deste vencedor da divisão II em 1979 no circuito de Zandvoort.
Mas felizmente, parece-me que estes são os únicos aspectos a merecer apontamentos de erro e temos a certeza de se tratar de mais uma pérola tanto no campo dos modelos de Gr.5 a engrossar as grelhas de partida dos slot cars e uma peça de enriquecimento de colecções.