domingo, 24 de julho de 2016

A futura arma para os LMP - Slot.It

 Será muito provávelmente no corrente ano, que ainda veremos a chegada do Audi R8 às nossas pistas, por parte da Slot.It.
Na minha opinião, estaremos perante um verdadeiro campeão, dadas as linhas da carroçaria de que se encontra dotado. Com ausência de capota, para além de redução de peso, permite tembém um abaixamento do centro de gravidade, o que beneficiará um aumento de estabilidade e melhoria de comportamento do modelo.
 Este Audi foi produzido pela SCX/Scalextric tanto na sua linha corrente como na série "Pro", tendo nesta série demonstrado enorme potencial dinâmico. Encontrando-se a Slot.It noutro inegável patamar, não poderemos pois esperar outro, que não um desempenho verdadeiramente extraordinário. Com elevadas expectativas, aguardemos então pelo momento escolhido por este fabricante, para nos dar novas alegrias.
Além disso, permite-se a Slot.It  tirar partido desta linha para mais um êxito comercial, já que este modelo foi bastante utilizado oficialmente mas também a título privado. por pistas de todo o mundo.

Venha o vencedor de 2012 - Slot.It

 Se a Peugeot  em 2009 e a Porsche em 2015 se atravessaram no caminho da Audi na enorme sequência de vitórias a que já nos vinha habituando em Le Mans, também é verdade que entre estas duas desfeitas os modelos deste construtor evoluíram substancialmente de uns anos para os outros, contrariando as anteriores sequências de glória, mantidas à custa de modelos quase inalterados.
Mas isto não é verdade no que se refere aos anos de 2012 e 2103, em que estes germânicos muito se confundem, mostrando-se de linha e até decoração quase inalteradas.
 A Slot.It brindou-nos já com as versões tanto de 2011 como de 2013, em versões que denotam alterações de carroçaria como forma de cumprimento de nova regulamentação entrada em vigôr.

 Tendo sido muito poucas as variações entre os anos 2012 e 2013, e tendo ainda mais a Slot.It editado um Audi R18 e-tron quattro Hybrid que na verdade se encontra mais próximo da versão do ano anterior, tem este fabricante italiano um bom argumento para dentro em breve nos fazer chegar o glorioso de 2012.
 Para nós, acaba por se tornar pouco aliciante, já que pouco mais vamos notar do que a alteração do dorsal que passará a ser depois, o 1. Mas existe já um exemplo anterior, quando a Slot.It nos fez chegar os vencedores de 1968 e 1969 da mesma prova, em que entre os Ford GT 40 da "Gulf", pouco mais se faz notar do que a passagem do dorsal 9 para 6.
Mas sim, será necessária a sua chegada, para a continuidade na série que este fabricante tem vindo a dar à suas criações e relacionadas com os vencedores desta clássica francesa.
E com a programada chegada do Audi R8, bem, aí teremos campo aberto para a chegada de mais uma série de quatro modelos que compreenderão os anos 2000 a 2003, sendo que a mior diferença entre eles se dá logo entre 2000 e 2001. Esperemos que a Slot.It consiga contornar as diferenças e nos apresente modelos fidedignos.




domingo, 17 de julho de 2016

Policar - March 701 chega em Dezembro

A Policar deu a conhecer a decoração definitiva com que editará a primeira referência do March 701. Trata-se da versão com que Chris Amon participou no GP da Bélgica em 1970, no circuito de Spa e em que completaria a mesma na segunda posição final.
Esta edição deverá fazer a sua estreia no mercado para finais do ano, muito provávelmente no mês de Dezembro.
O Lotus 72 ficará até então, à espera do seu primeiro companheiro/rival de prometedoras batalhas.



Slot.It anuncia seu próximo modelo LMP2 - Lola B12/80

Ainda que em fase de protótipo 3D, a Slot.It apresenta a sua futura proposta para os LMP2 (Le Mans modernos) a chegar até nós em data não confirmada, mas que se estimará para o segundo trimestre de 2017.
Embora de uma aparência similar, são muitas as diferenças que existem entre o que agora a Slot.It se propê fazer-nos chegar, Lola B12/80 e o anteriormente por eles editado (imagem inferior), Lola B09/60.

O anunciado Lola, corresponde à versão que se estreou em 2012 sob as côres da petrolífera Gulf, pelas 12 Horas de Sebring, a primeira prova pontuável para o campeonato WEC, nesse mesmo ano.


Está aí o Alfa Romeo 155 V6 Ti


 Chegou a primeira referência do modelo que integrará um novo grupo de carros que começará a preencher os catálogos da Slot.It. Tratam-se das máquinas do DTM.
E com o modelo finalmente na mão, podemos observar-se esta criação com um novo olhar crítico. E a primeira constactação menos agradável, acontece quando percebemos que a côr do carro se deve exclusivamente à côr do próprio plástico. A ausência de tinta, confere-lhe uma tonalidade semi-mate, que segundo alguns, será até o que mais se aproximará da realidade. Quanto a mim, o plástico não substitui o efeito da tinta. A segunda questão que haveria de analisar, prendia-se com o acerto das rodas relativamente às respectivas cavas. E se neste caso o lado esquerdo até se encontra bom, no lado direito a coisa descamba mesmo (imagem de baixo).
 Mas se o modelo no geral se encontra com um interessante "look", quando visto à lupa, percebemos que a fuga aos custos começa a penalizar o aspecto com que estes modelos, infelizmente, se começam a presentar.
 A falta do contorno preto à volta tanto do pára-brisas como do óculo traseiro, não ajudam nada a que o modelo fique a ganhar no aspecto estético, bem pelo contrário, com a agravante de ficarem perceptíveis os pequenos pontos de fixação à carroçaria que estes plásticos transparentes têm.
Não bastando a falta de qualidade dos moldes a que a Slot.It tem recorrido ultimamente para as suas produções, se começarmos agora a somar mais um sem número de pormenores desagradáveis, a Slot.It passará brevemente a motivar apenas os aficionados das competições puras. É que se os slot car deste fabricante conseguiam até à muito pouco tempo rivalizar com produções de fabricantes de modelos estáticos, a partir de agora começa mesmo a perder a corrida nesse particular.

Mas nem tudo serão aspectos negativos. Se na questão estética este fabricante se encontra em queda livre, certamente no capítulo da dinâmica, a Slot.It estará a fazer apostas acertadas.
Agora esperemos pelos rivais e que começará com a chegada do Opel Calibra, em princípio já para o ano de 2017. Entretanto e antes disso, veremos chegar ainda mais um Alfa com o nova decoração.

sábado, 16 de julho de 2016

Audi R18 e-tron quattro - Winner of Le Mans 2013

 É chegado mais um elemento à galeria dos gloriosos de Le Mans, que fazem parte das referências específicas do fabricante Slot.It. Trata-se do Aidi R18 e-tron quattro vencedor no ano de 2013 e que por essa razão, se encontra equipado com o revolucionário sistema de tracção integral, com diferencial ao eixo anterior.
 São reconhecidas as dificuldades de reprodução de tão complexa carroçaria, razão pela qual qualquer crítica relativamente à fidelidade da sua reprodução, poderá ser desvalorizada. No entanto, a grande crítica recairá sobre a enorme falta de qualidade dos moldes que servem para esta reprodução. Percebemos já que a Slot.It irá manter-se neste desagradável alinhamento, muito por culpa do abaixamento de custos que estes envolvem. Infelizmente, nós consumidores, teremos que nos habituar e aceitar este já incontornável facto.
 De linha relativamente bem reproduzida, denota no entanto uma desagradável imagem, a altura a que as rodas da frente se situam, relativamente à carroçaria.
 Estas deveriam quase encaixar no interior das cavas, mas a Slot.It apresenta-nos um modelo com imagem ridícula e a fazer lembrar mais um tractor, do que própriamente um modelo de competição pura e do mais alto nível. Arriscaria mesmo a dizer, que estamos perante uma das menos conseguidas criações da sua autoria. A imagem de baixo, cuja comparação se faz através da mesma versão mas à escala 1/43, leva a perceber  melhor o quão mau aspecto este pormenor acrescenta ao modelo de slot.

 Mas como maior defeito encontra-se a reprodução da carroçaria na zona imediatamente atrás das rodas dianteiras. Se comparar-mos as imagens de cima (modelo estático à escala 1/43) com a de baixo (modelo Slot.It) vê-mos como as incorrecções são tremendas. Mas isto acontece sobretudo, porque entre as versões de testes e a versão oficial da prova francesa, surgiram modificações cujas correcções implicariam elevados custos ao fabricante, já que a Slot.It já nos havia oferecido a respectiva versão de testes, na habitual côr negra mate.
Em baixo, a versão de testes anteriormente apresentada.
Mas sim, apesar de tudo, deveremos reconhecer o enorme esforço e empenho deste fabricante, sempre tendo como objectivo a constante evolução da modalidade e o sistema de tracção total aqui apresentado, é disso um dos inúmeros exemplos que nos têm vindo a conseguir oferecer.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Skoal Bandit - O Porsche 956 LH que faltava

Depois de se ter iniciado na construção de mini-modelos com o Audi R8C, a Slot.It conseguiria um estrondoso êxito quando orientou baterias para os modelos de Grupo C.
A sua primeira aposta recaiu no Porsche 956 LH, modelo de enorme êxito em Le Mans, e editava de uma assentada duas versões da edição da clássica francesa de 1983, o modelo azul com patrocínio da "Kenwood" e o branco e vermelho com o patrocínio da "Canon".
E uma das suas mais recentes edições, foi retomar os 956 dessa época, apostando desta feita na versão sob as cores da "Skoal Bandit", o terceiro classificado do ano seguinte, na mesma clássica.
 E vamos uma vez mais perceber os progressos assumidos por este fabricante italiano, no que respeita a um modelo já com mais do que uma década de existência no seu catálogo. O que terá evoluído?

Para melhor percebermos, nada melhor do que levar os protagonistas à "Máquina da Verdade".
 E se as primeiras versões registavam 74.3 gr, as recentes evoluções mostram um emagrecimento de 5.1 gr. Notável sem dúvida a extraordinária mestria com que estes italianos abordam estas máquinas cada vez mais vocacionadas para a competição pura.

 E só nas carroçarias, cuja linha se mantém inalterada, à excepção de pequeníssimos pormenores a distingui-las, surge um ganho de 3.2 gr.

No chassis surge a respectiva diferença. No entanto, a filosofia do conceito mecânico mantém-se absolutamente inalterado. As evoluções com maior significado surgem ao nível da motorização e dos berços de motor. Mas o chassis que surgia inicialmente como uma peça única, nas versões actuais aparece composto por dois elementos, já que a extremidade traseira, independente do resto, foi assim desenvolvida, para que dessa forma se consiga com a sua substituição, agradar a gregos e troianos, isto é, tanto serve a versão LH (cauda longa) como a KH (cauda curta).
Parabéns uma vez mais à Slot.It, por mais um belo desenvolvimento em prol do aumento de competitividade dos seus modelos.

Policar - E chegou o F40

O Ferrari F40 era com alguma naturalidade ansiado, já que embora nosso conhecido por intermédio da Slot.It e muito embora o modelo da Policar tenha a mesma origem, era um modelo descontinuado enquanto ostentava o nome do primeiro fabricante.
Mas as suas características dinâmicas julga-se, poderão dele fazer um excelente modelo GT e que poderá por essa razão e muito naturalmente, rivalizar com as mais recentes produções da mesma categoria de outros fabricantes.
 A versão escolhida foi a de Road América no ano de 1990 e onde se classificaria na segunda posição.
 Estamos perante uma versão ao mesmo nível das de produção Slot.It, mas com algumas evoluções, mas também algum recuo.
 O modelo em si não espante, pois já o conhecíamos bem. Mantém a mesma qualidade que já se lhe conhecia, mas a carroçaria surge com uma pequena novidade, que não tira nem põe qualquer performance adicional.
 Ao mesmo tempo, essa pequena modificação ficará para os mais entendidos a justificarem, pois parece-me não haver relação alguma entre esta modificação e a realidade.
 O pequeno capôt frontal onde se situa parte do dorsal 40, recebeu agora três derivas verticais, ao invés da única conhecida e apresentada em todas as anteriores edições.
 Na verdade, não consegui encontrar nenhuma imagem do modelo real, que comprovasse este pormenor alterado. E no entanto, as versões de Road América e Topeka receberam no capôt frontal e acima das rodas, grelhas de arejamento do ar que circula por dentro das cavas. Mas afinal, na miniatura estas não constam.
Outro pormenor de incorrecção, prende-se com a janela do lado direito. Como se torna possível observar na imagem que abaixo se mostra, a janela direita tem o mais comum sistema de abertura adoptado nestes modelos de competição. Já no lado esquerdo, surge a característica rede de protecção muito usada nos campeonatos norte americanos. Na miniatura, optou-se pela utilização da rede em ambas as janelas, o que representa numa incorrecção do lado direito.
Em baixo e por comparação, poderemos verificar como as primeiras versões tinham apenas uma desses derivas verticais.
 Façamos agora um comparativo com a versão original da Slot.It e com o agora chegado da Policar, para vêr o que foi evoluído entre ambas as edições.
 O chassis, foi sujeito a uma revisão completa. Recebe agora originalmente um berço para motor de caixa pequena, mas em posição sidewinder. Inicialmente, este vinha em berço com montagem do motor inline. Embora ambos os chassis possibilitem a montagem de berço de motor em posição anglewinder, exclui-se incompreensivelmente a possibilidade de montagem de suspensões laterais.

 A imagem de baixo mostra-nos melhor a diferença entre ambos os capôt's centrais, mas mostra também a ausência dos esticadores que vão da frente até ao lábio mais inferior, na versão Policar. A versão verdadeira, contempla os ditos esticadores.

 As diferentes janelas, em ambos os casos.



 Se do lado direito a versão da Policar se encontra incorrecta, já do lado esquerdo ambos se encontram correctos.
 Na traseira, a versão Policar perde o gancho do reboque, uma irrealidade.


 Na frente, o gancho do reboque é igualmente suprimido, mas aqui de acordo com a realidade.
A imagem de cima mostra-nos uma outra incorrecção, já que a parte mais inferior do lábio frontal deveria ser preta, mas a Policar absteve-se de aperfeiçoar esse pormenor.

Abordemos agora a questão dos pesos. Terão também aqui  havido alterações?
Sim, também aqui houve trabalho de casa. A Slot.It continua a surpreender neste particular, pois tem sido uma constante o trabalho neste sentido, em quase todos os seus modelos. E de 76.3gr. que o F40 tinha originalmente, este passou agora para uns incríveis 69.1gr.
Analkisemos então, de onde virá a diferença. Muito deste ganho, provirá da adopção do motor em posição sidewinder. Conseguiu-se assim suprimir a mais pesada cremalheira com centro em latão, adoptando-se uma cremalheira quase totalmente plástica. Mas também seganhou, à custa duma pequeno ratoeira que nos pregara. É que as jantes traseiras são agora plásticas e de encaixe no eixo por pressão. Algo absolutamente desagradável e que não irá certamente ao encontro dos apaixonados das competições.Além disso, isto começava a caír em desuso.

 E as carroçarias? Aqui sim, trata-se de um ganho efectivo e onde se desceu de 23.2 gr. para 21.9gr. Aqui somos obrigados a tirar o chapéu a mais esta bela cartada da Slot.It. O que parecia quase impossível, dada a já extrema fragilidade deste órgão, parece não ter constituído obstáculo a este sempre surpreendente fabricante

 Mas é de facto no chassis que reside a maior disparidade em termos de peso, entre ambas as edições.
Parabéns Policar (Slot.It), por rejuvenescerem este ícone do cavalinho italiano.