terça-feira, 2 de agosto de 2016

Uma família bem crescida - Porsche 956/962 Slot.It

O Grupo C tem sido até à data, o maior argumento que a Slot.It tem tido para a edição de variadíssimos modelos e versões. De entre eles, estão os Porsche 956 / 962 nas suas mais diversas formas. Cauda curta (KH), cauda longa (LH), Coupé (C) ou IMSA, todos eles foram já editados por este fabricante.
 Embora não conste nestas imagens a totalidade das referências já chegadas ao mercado, é possível ainda assim, perceber o quão grande tem sido a aposta nestes modelos por parte da Slot.It



 E tudo começo com estes dois modelos participantes na edição de 1983 em Le Mans. Com o dorsal 21, o modelo inscrito pela "Kremer Racing" e o com o dorsal 14, pertencente ao team de Richard Lloyd. Enquanto o primeiro se classificava na terceira posição logo a seguir aos modelos oficiais da Porsche, o segundo, não ía além da oitava posição.
 E seguiram-se-lhes mais uma série de modelos da série 956 LH, onde o modelo sob as côres da "Hugo Boss" seria um dos também lembrados, tendo participado na mesma edição da mesma prova, tendo-a concluído no sétimo posto.

Mas em 1982 eram os modelos oficiais a dominar em Le Mans, tendo monopolizado o pódio com os modelos 1, 2 3 três respectivamente. E não foram aqui esquecidos, sendo editados numa caixa que englobaria os três modelos e integrados na sua série especial dedicada aos vencedores de Le Mans.

 As versões KH vieram enriquecer a lista de modelos Porsche 956.

 Com a decoração "Coca Cola" surgia a primeira das versões IMSA. Trata-se já da séria 962, mas a secção traseira foi completamente revista.

 O bonito 962 LH sob as côres da "Leyton House" foi também integrado na lista de referências da Slot.It.



 O 962 sob as côres da "FATurbo", é um dos mais belos exemplares que até nós nos fizeram chegar.


 Sob as côres da "Rothmans", chegou também a versão oficial cauda curta do Porsche 956.
 Pertencente ao Team de "John Fitzpatrick Racing" e iunscrito pela "Skoal Bandit", editavam o terceiro classificado de Le Mans do ano de 1984. Trata-se de outra ´bonita e excelente réplica.
 A versão decorada sob as côres da "Jägermeister" com um inusual aileron frontal, não foi também esquecido. Esta versão simboliza em simultâneo o modelo que estreou este apêndice frontal, tendo culminado a sua prova com uma vitória. Por essa razão, na prova seguinte este aileron popularizou-se entre as restantes equipas privadas.




 Também a versão decorada com as côres da "Blaupunkt" se torna particularmente atractivo.



 De discutível beleza, encontra-se o 962 sob as côres da "tic tac".

 Em múltiplas formas e côres, temos os 956 / 962 a preencher um capítulo do mundial de resistência e aqui recordado à escala 1/32



 As versões oficiais, serão eternamente interessantes.


 Sob as côres da "New Man", os Porsche 956 atingiriam a glória em Le Mans nos anos de 1984 e 1985. Também estes foram lembrados pelo fabricante italiano.





Obrigado Slot.It. Só faltam as últimas evoluções destes modelos, desenvolvidos pela fantástica equipa da Richard Lloyd. Era bom era...

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Ninco VS Slot.It - Comparativo

Seria injusto, depois de ter escrito já alguns artigos tendo como cerne da questão um senhor chamado Alfa Romeo 155 V6 Ti do fabricante Slot.It e não versar o primeiro destes modelos chegado ao nosso mundo.
 Mais de duas décadas, é o espaço temporal que separa estas duas embalagens, ou melhor, estes dois Alfa 155 V6 Ti, que militaram no campeonato alemão DTM. Na verdade, são 22 anos que separam duas reproduções deste mesmo modelo, uma de origem Ninco e a mais recente, Slot.It
 No ano de 1994, a promissora Ninco fazia-nos chegar este bonito Alfa que constituía o segundo modelo editado, depois de ter cabido ao Renault Clio a honra de lançamento desta marca. Fornecido numa embalagem de cartão e acompanhado de um folheto onde se mostravam mais duas referências, permitiu-nos abrilhantar belas tardes de competição, onde chegou a ser a verdadeira coqueluche.
 Hoje chegou o mesmo carrito, mas para além de se tratar de uma réplica muito mais próxima da versão verdadeira que lhe dá origem, é capaz de prestações verdadeiramente notáveis. Mas os 22 anos que os separam, bem justificam as imprecisões da versão da Ninco, muito saudado na época em que nos chegou às mãos, pois de uma maravilha se tratava.

 O modelo dos dois fabricantes, visto a partir de um mesmo ângulo. São perceptíveis as diferenças entre ambos.
 
 A Ninco arriscou num modelo mais baixo e largo, na tentativa de criar um bom mini-modelo de competição. Hoje, a Slot.It apostou numa recriação o mais fiel possível e muito mais capaz de prestações verdadeiramente brilhantes. Grande parte do seu êxito, deve-se ao avanço tecnológico que permite um excelente trabalho de emagrecimento das novas carroçarias.

 As imagens de cima e de baixo, bem demonstram um modelo da Ninco substancialmente mais largo, mas também mais baixo. Além disso, a questão dos pormenores foi também um pouco descorada, quando comparado com a reprodução italiana.

 Curioso é o conceito mecânico não divergir, já que ambos se socorrem de berço de motor independente, dotando-o de motorização de caixa pequena e posição inline. Mas os resultados em pista são verdadeiramente díspares, graças também aqui, aos enormes avanços evolutivos que estes órgãos foram sofrendo.

 Belo conjunto, bem demonstrativo da passagem dos anos pelo nosso hobby

Este Alfa, já me encanta

Uma verdadeira surpresa, é o sentimento que me tem assolado a última criação do fabricante Slot.It.
 Depois de ter registado como melhor tempo 12,77" na pista permanente do GT Team, numa configuração em tudo básica, já que as únicas alterações sofridas relativamente à versão de caixa passaram apenas pela substituição dos pneus e do acerto de alguns parafusos para que melhorasse o trabalho de basculação entre carroçaria, chassis e berço do motor e depois de um sétimo lugar final numa prova de modelos de Grupo C. onde deixou dois daqueles modelos atrás de si, chegava a hora de dedicar alguma atenção mais séria no seu desenvolvimento.
O primeiro trabalho aconteceu no eixo da frente. Este vem de série, tal como os últimos modelos de última geração da Slot.It, assente em pequenos copos plásticos e a girar sobre suportes igualmente plásticos que encaixam no próprio chassis. O inconveniente deste sistema, é que para além do maior atrito relativamente aos bronzes deste fabricante, impossibilitam também o melhor acerto de altura do eixo. E ao variar-mos a altura dos pneus, o carro fica naturalmente com uma altura inadequada.
Como este modelo, por ser estreito, requer um bom apoio do eixo frontal nas curvas, teremos que optimizar então esta questão. Exposta esta conclusão, arranca-se para a sua correcção. Retiram-se tanto os copos plásticos como os encaixes do próprio eixo e no seu lugar, optamos pela montagem dos bronzes convencionais e iguais aos existentes no berço do motor, já que o chassis está preparado para os receber (vêr imagem de baixo) e para a regulação do eixo, recorremos ao uso de parafusos allen, tanto pela parte exterior, como interior.
 Nestas duas imagens, torna-se possível a observação do uso dos parafusos allen tanto em baixo como encima.
 Arranca-se para a pista e embora não sendo significativa a marca registada no cronómetro, pelo menos os 12,71" indicam que pior não ficou. Mas a estabilidade, essa deu para perceber que melhorou. Ficou bem mais seguro e proporciona agora um aumento de confiança em curva. Mas isto não chega e vai ser necessário deitar mãos à descoberta do que se pode melhorar mais.
 Mas antes disso, teima-se um pouco mais e melhores registos vão surgindo.

 Ao atingir os 12,67" percebe-se que insistir não nos levará aos objectivos a que nos propusemos. Experimentemos então a toca da cremalheira de origem de 28 dentes e passemos para uma de 27. Diminuindo o número de dentes ganharemos velocidade, coisa de que padece este modelo com o novo motor de que vem equipado.


 Substituída a cremalheira, a nossa atenção centra-se agora no patilhão. A substituição das palhetas é uma obrigação, já que as de origem se mostram extremamente grossas e com isso, a frente do carro apresenta-se demasiado elevada. Também por vezes, notava-se alguma falta de corrente, provávelmente causada pela dificuldade que estas palhetas grossas e duras dificultavam na sua afinação.
 Mas aproveitava-se e retira-se o patilhão, desbastando algumas rebarbas que interferirão certamente no bom desempenho deste órgão. Retiram-se também os parafusos allen de que vem originalmente equipado, como forma de fixação dos fios do motor às palhetas e substituem-se pelas convencionais carapuças terminais (fotografia debaixo).
 Em baixo, palhetas originais retiradas e montadas as novas, de origem MB Slot. Depois desta operação concluída, há necessidade de se proceder novamente ao acerto da altura do eixo frontal, deixando-o de modo a que à mínima inclinação do mini-modelo, os pneus da frente de atrito reduzido, apõem na pista e sirvam para um aumento de estabilidade em curva.
 E a verdade é que trouxe frutos de imediato, baixando agora significativamente os tempos. 12,38" começa a prometer. Mas é sobretudo na segurança do modelo que os melhoramentos se começam a fazer notar. Já rola independentemente do tipo de curva, com maior fluidez, começando nós a ganhar confiança e a perceber que se pode ir arriscando um pouco mais em cada entrada de curva.

 Os tempos foram paulatinamente baixando, à medida que a confiança ía aumentando.
 Este Alfa começou a proporcionar verdeiro gozo e sempre que apertava um pouco mais ele correspondia. O aumento de confiança não saía gorado e eu apertava cada vez mais e cada vez mais lá ía surgindo um melhor registo. 12,15" acabaria por ser o melhor tempo registado, bem longe dos 12,77" do primeiro teste. 0,62" não foiu só o que se ganhou, pois consegue-se andar num registo por volta dos 12,20", 12,30", sem que se corram riscos de despiste e sempre com a maior fluidez..
É de facto notável para um modelo em que se nota falta de motorização, estreito e alto, mas tal como digo sempre, a Slot.It surpreende-nos em cada uma das suas novas criações.
E eu, cada vez estou mais encantado com este Alfa.

Quinta e última prova Grupo C - GT Team - David Azevedo campeão

Os participantes do Campeonato de Grupo C do GT Team Slot Clube, rumaram para a derradeira etapa deste campeonato, às instalações do BB Clube, sito na mesma cidade de Braga.
O belo traçado permanente existente neste clube, é de quatro calhas e de plástico Carrera, o que deixava nos concorrentes alguma expectativa, já que as condições para a preparação dos mini-modelos acaba por não ser a mesma.
 Como aliciantes extra, estiveram presentes Diogo Matos e Nuno Abreu, ambos do Slot Clube de Matosinhos e ainda a inesperada presença de Rui Mota extra campeonato, já que aproveitava a oportunidade para testar o novíssimo Alfa Romeo 155 V6 Ti do DTM do fabricante Slot.It, nas pistas Carrera.
 O bonito traçado deste clube mereceu por parte dos matosinhenses, rasgados elogios, apesar do desconhecimento absoluto constituir um sério handicap para os dois pilotos.

 A prova decorreu sempre com elevado espírito de luta, sobretudo por parte de Augusto Amorim e David Azevedo, enquanto Paulo Mendes cedo se via impossibilitado de lutar pela vitória, já que alguma falta de contacto nas palhetas do seu Nissan, o obrigava a algumas paragens.


 Mas Paulo Mendes conseguiria ainda assim completar a prova na quarta posição, intrometendo-se entre os dois forasteiros, já que Nuno Abreu mostrava os seus dotes de pilotagem acabando a prova no degrau mais baixo do pódio e Diogo Matos na quinta posição final, superiorizando-se a César Amorim, apesar do mesmo número de voltas.


 Ainda que não contando para a classificação final, a sétima posição foi conseguida por Rui Mota em Alfa Romeo, um modelo que apesar de qualidades muito aquém dos fantásticos Grupo C, mostrava um surpreendente comportamento.

 Francisco Matos e Miguel Carvalho fechavam a classificação, sendo este último, o que mais fazia notar o desconhecimento deste novo traçado.

 E a vitória acabaria por pertencer a Augusto Amorim logo seguido de David Azevedo, mas era este último que acabaria por se sagrar vencedor deste disputado campeonato. Também se fez notar que os desempenhos dos  Nissan começam a sobressair, quer se trate de pistas Ninco ou Carrera.
 A pista do BB Clube, é uma das pistas permanentes onde se podem observar alguns dos melhores cenários.