segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O que parece, pode não ser....

 A recente chegada do novo Audi R8 do fabricante Slot.It, um modelo da Classe LMP, mereceu rasgados elogios pela inerente potencialidade a que as suas linhas parecem potenciar este modelo para as provas de slot cars. Como rival, o extraordinário Lola do mesmo fabricante. Mas vamos através de várias vertentes, analisar esta nova chegada.
Há alguns anos atrás, já a Scalextric/SCX nos havia presenteado com este belo exemplar da Audi.
Abordemos então esta matéria, um pouco através tanto da história como pelo capítulo competitivo.

Tratando-se à época de um modelo dotado dos conceitos pela qual se regia a Scalextric, não poderia tratar-se já na altura de um modelo de todo competitivo, se bem que o seu chassis largo e plano, podesse fazer dele um modelo a trer em atenção.
Comparativamente com o que de melhor se faz hoje, óbviamente que se tratam de comparações impossíveis, podendo essa restringir-se exclusivamente a questões estéticas. Mas também aí a nova criação se situa um tudo nada à frente,  muito embora se possa atribuir maior correcção de alguns pormenores, à antiga versão da Scalextric. Mas não é agora esse o tema que nos apraz abordar, pelo que deixaremos esse assunto para segundas núpcias.
Mas por parte da Scalextric o resultado terá sido positivo, ao ponto de ter aproveitado este modelo para uma série bem mais competitiva, onde o equiparia de um revolucionário chassis. Dotado de um berço de motor independente do chassis, este tem a capacidade de oscilar longitudinalmente, o que permite com esse princípio tirar partido de um inovador travão, que era accionado por encosto da cremalheira a um apêndice de borracha que friccionava nesta. E se este carro chegou a brilhar pelo seu excelente desempenho e tirando partido da extrema leveza e da sua mais poderosa motorização, relativamente à anterior versão, já não se conseguiu tirar partido do seu maior poder de travagem, já que este sistema viria a ser banido pela quase totalidade dos regulamentos. Mas aproveitava a Scalextric para estrear nesta série, não só uma carroçaria mais leve, mas também do modelo a seguir.
A imagem de baixo mostra-nos que o pilar que liga a parte superior da carroçaria ao chassis, na parte posterior da roda de frente, se encontra na segunda versão bem mais alongado. Esta evolução veremos certamente dentro em breve, também na Slot.It, já que se trata de um modelo vencedor de Le Mans em anos consecutivos e onde esta, a par de algumas alterações também no aileron, serão objecto de modificação por parte do fabricante italiano, para poderem dar continuidade às edições específicas dos vencedores de Le Mans.
Mas agora, interessa-nos mais saber o que valerá este novo Audi, relativamente às mais valias para o grupo dos melhores LMP. E nesse particular, o Lola do mesmo fabricante, tem se mostrado uma referência. Servir-nos-emos então desse mesmo modelo como base comparativa, na tentativa de se tentar tirar conclusões importantes.
E comecemos pela medição das gramas que cada um deles atinge.
Embora a Slot.It nos tenha habituada a reduzir o peso dos seus modelos à medida que nos vão fazendo chegar ao mercado e apesar deste novo Audi não possuir capota e consequentemente ausência também de vidros, surpreende-nos o seu maior peso quando comparado com o Lola. 2,2 gr é a marca que se regista, com prejuízo para a nova criação, em ambos os modelo completamente montados.

E chegou o momento de repetir-mos a operação, mas apenas com as carroçarias. E aqui, já só se regista um aumento de 0.6 gr. Quer isto dizer que se reparte o aumento de peso, tanto pelo chassis como pela carroçaria, mas com maior incidência a recair no órgão mecânico. Não será alheia a maior dimensão deste modelo, na contribuição do seu maior pêso.

Curiosa é a presença de pequenos pinos no interior da carroçaria deste Audi, o que significa que está já pensada para a montagem de kit de luzes para as provas de resistência, servindo estes para encaminhamento dos fios condutores. Dispensa-se assim a utilização de colas, pois se estes forem derretidos, segurarão na perfeição os finos cabos normalmente utilizados pelas equipas.

Mas observemos ambas as carroçarias, para que se proceda a uma análise empírica da validade de cada uma delas. A ausência de capota, parece ser no imediato uma vantagem, mas o maior peso deste R8 de onde virá então? É certo que o centro de gravidade é mais baixo no Audi do que no Lola, o que permitirá à partida um melhor comportamento ao carro alemão. No entanto, o seu peso penalizador, encontra-se na pior localização, isto é, atrás do eixo posterior. Uma traseira mais alongada, aliada a um aileron largo e com maior massa, provocarão em curva uma inércia desfavorável na secção traseira do modelo.
Em cima pode observar-se o quanto maior é a traseira do Audi, enquanto no Lola um aileron muito mais estreito acaba por ser mais um factor favorável.

Em termos mecânicos, o Audi vem já equipado com o patilhão de aperto, enquanto o Lola era equipado com patilhão de clipe. Mas daqui não se colhe qualquer benefício, uma vez que se tratam de órgãos intercambiáveis, mas o chassis mais largo e completamente plano do Audi, poderá representar vantagem.
Pois bem, ainda apoiado no que se conheceu do extraordinário comportamento do Audi da Scalextric/SCX em competição, parece-nos que o excesso de carroçaria para além do eixo traseiro no Audi, poderá não representar um verdadeiro handicap. E assim sendo, o Audi parece possuir verdadeiros argumentos para revolucionar os campeonatos de modelos LMP, mas, .....o que parece, pode não ser....

Porsche 911-991 Scaleauto - Aí vem mais um

 Ainda que muito recentemente a Scaleauto nos tinha oferecido a mais recente criação da Porsche no campo dos modelos GT, prepara-se já para nos fazer chegar uma segunda versão.
Se na primeira edição vi-mos com bom grado a chegada da versão comemorativa dos "50 Anos do modelo 911" e da sua brilhante vitória na categoria em Le Mans no ano de 2013, veremos agora chegar o modelo que no ano de 2014 levou de vencida a concorrência nas 24 Horas de Daytona.
 E se em termos de carroçaria o que sobretudo os distingue é a nova frente com o desenho dos faróis duplos, será no entanto na nova decoração que será mais marcante entre ambos.
 Alguns pormenores distintivos existem também entre ambas as traseiras, mas tratam-se de pormenores menos perceptíveis.
Mas este fabricante habituou-nos já a excelentes execuções reprodutivas, o que nos levará a acreditar que esses pormenores não escaparão, para nosso gáudio.

sábado, 8 de outubro de 2016

Grupo 5 - Quarta jornada GT Team

 Foi sexta-feira última que com a presença de seis pilotos, se realizou a quarta jornada levada a efeito por este clube e destinada a modelos do Grupo 5.
 Com dois Ford Capri, dois BMW M1 e dois BMW 3.20, o confronto encontrava-se equilibrado no que a máquinas dizia respeito. Para a primeira manga, partiam Augusto Amorim em Ford Capri, Paulo Mendes em BMW 3.2o e Rui Mota igualmente em Ford Capri.
E nesta manga, era Augusto Amorim que se impunha uma vez mais, muito embora Pulo Mendes tivesse igualmente imprimido um andamento extremamente rápido. Rui Mota ficava para trás, não conseguindo aguentar o ritmo daqueles dois pilotos.
 Para a segunda manga estavam César Amorim e David Fernandes em BMW M1 e ainda David Azevedo em BMW 3.20. E se era César Amorim que iniciava da melhor maneira a manga, era David Fernandes que acabaria por surpreender, vendo a classificar-se no final em segundo lugar a apenas uma volta do vencedor absoluto. David Azevedo desentendia-se um pouco com o seu brutal BMW 3.20, confessando mesmo a sua incapacidade de domínio de tão brutal carro. Apesar disso, conseguia impôr-se a César Amorim, vindo a completar a prova no quarto lugar. César Amorim é que se atarsava, vindo mesmo a acabar a prova atrás de Rui Mota.

 E uma vez mais, o Ford Capri demonstra manter-se no lote das máquinas bem competitivas, impondo-se novamente aos demais modelos em presença.

 Augusto Amorim no lugar mais alto do pódio, seguido de David Fernandes e Paulo Mendes.

Audi R8 Slot.It - Chegou a bomba invencível?

 
Se a BMW se estreou a vencer em Le Mans no último ano de século XX, a Audi, depois de uma estreia prometedora em 1999 através dos seus modelos R8C e R8R, estreou-se a vencer na mesma clássica no primeiro ano do século XXI, por intermédio do seu, apenas, R8.
 Relembremos que a Slot.It se estreou no mundo da comercialização de modelos, através de um Audi R8C na sua versão de testes, completamente negra. Posteriormente, surgiriam as versões decoradas e participantes de algumas provas, nomeadamente as versões de Le Mans de 1999.
Mais recentemente este fabricante foi-nos fazendo chegar as poderosas versões LMP1 dos R18 TDI e R18 e-tron quattro, inclusivamente equipados com o revolucionário sistema de tracção integral por si desenvolvido e que de algum modo aproxima estas miniaturas da realidade. Se disso se tira partido prático, vai alguma distância, mas a originalidade ninguém lhas tira.
Mas chegou a hora da chegada desta linhagem dos quatro anéis que deu a primeira vitória à marca germânica nesta clássica e que permitiu um ascendente de notável número de vitórias consecutivas na prova francesa e por todo o mundo. De facto, iniciou-se aqui um ciclo que começou a fazer perigar os recordes que datam de alguns anos, conseguidos pela Porsche em Le Mans.
 E depois da Scalextric/SCX nos ter já feito há já alguns anos chegar este histórico da Audi, finalmente vê-mo-lo nas nossas mãos numa prometedora criação italiana. E a primeira referência da Slot.It, é justamente deste que marcou um histórico percurso com a vitória em Le Mans. E por isso, merece as honras de edição especial e limitada a 4000 exemplares, em embalagem de cartão e de efeito extremamente belo, já que se serve das côres do próprio modelo, enriquecida com linhas e côres que definem na perfeição o modelo que se integra no seu interior.
E esta carroçaria está também ela muito bem reproduzida, sobretudo em termos de escala. De proporções exactas, esta sobriedade de linhas espanta pela sua beleza.
 Na realidade, estes R8 gastavam pneus frontais de perfil mais baixo que os traseiros, mas a Slot.It manteve erradamente o mesmo diâmetro em ambos os eixos.
Mas é da falta de qualidade dos moldes que nos podemos mais queixar. A fazerem-se perfeitamente notar as uniões das várias peças destes, é aqui que a carroçaria vai merecendo alguns pontos negativos.
Não fora isso, bem poderíamos afirmar estar-mos perante uma das melhores peças deste fabricante, isto porque, para além da própria estética do modelo em si aliada à boa reprodução apresentada, terá tudo para vir a tornar-se num dos melhores exemplares de sempre, prevendo eu que no campo dos LMP, acabará por não vir a ter rival à altura.
 E se a falta de qualidade nos acabamentos começa já a ser prática e imagem corrente da Slot.It, merece uma chamada de relevo, o facto dos eixos casarem na perfeição com as cavas das rodas da carroçaria, erro que parecia estar a tornar-se crónico neste fabricante.
Mas para o capítulo da dinâmica, confrontamo-nos com uma carroçaria da altura das rodas e cuja ausência de capota é uma realidade, o que ajudará no abaixamento do centro de gravidade geral do modelo. Estará apenas a penalizar este exemplo de linha, a existência do ailerons, mas isto é algo a que nenhum outro modelo consegue escapar. Não esteja a utilização de suspensões inviabilizada por uma qualquer razão, o que também não cremos, e estamos certos, vai tornar-se num raro exemplo de rapidez difícil de ser batido.
 Nos stickers publicitários este fabricante também não poderá ser tido como exemplo, com vários aspectos a poderem ser apontados. No entanto, no geral, poderemos atribuir-lhe nota de elevado nível, até porque estamos perante um modelo de competição, não podendo ser visto como modelo de estante.

Porsche 911/991 Scaleauto - Uma obra-prima

 No ano de 2013 a Porsche inscreveu em Le Mans por intermédio da equipa "Porsche AG Team Manthey" na Classe LMGTE Pro, dois Porsche 911 da sua mais recente evolução, a série 991. Para a qualificação, o melhor resultado destes dois oficiais, acabaria por pertencer ao modelo com o dorsal 92 na 31ª posição, 3 lugares abaixo do detentor do melhor registo da Classe, um Aston Martin. O segundo Porsche não iria além do 35º melhor registo.
 Mas o Porsche com o dorsal 92, pilotado pela tripla de pilotos formada por Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas haveria em prova de levar a melhor sobre a demais concorrência, vindo a ser secundado pelo outro Porsche 911 oficial, exactamente com o mesmo número de voltas.
E a Scaleauto traz-nos agora estes dois  interessantes modelos para o mundo dos slot car. E por se encontrar excepcionalmente bem reproduzido, apetece-nos dizer desta vez, que o seu melhor campo de batalha não se situa nos plásticos da competição, mas sim na estante dos coleccionáveis.
 E podemos sem qualquer receio dizer, que hoje, a Scaleauto se situa num patamar bem acima da concorrência relativamente aos fabricantes que mais assiduamente editam modelos, no que à qualidade das suas carroçarias diz respeito.
 Além de uma maqueta que corresponde com exactidão à escala, a qualidade dos moldes está de facto extraordinária. Sem imperfeições, desde a qualidade da carroçaria e seus pormenores, até à também extraordinária qualidade da tampografia e até das côres utilizadas, nada haverá que possamos apontar. Inclusive, o acerto do posicionamento das rodas relativamente às cavas das mesmas na carroçaria, algo que temos vindo a observar com grandes falhas na rival Slot.It, se encontra absolutamente perfeito.
Menos correcto e como único ponto digno de alguma chamada de atenção, está a falta de exactidão no posicionamento das faixas vermelhas e cinzentas decorativas, algo que passará despercebido à generalidade dos praticantes desta modalidade, pois trata-se também de lago que requer alguma picuinhice.

 Como falha mesmo na representação da carroçaria, está a ausência das chapas que fixam os pára-choques à carroçaria, tanto à frente como atrás.
Mas até os esticadores laterais traseiros que fixam o fundo extractor à carroçaria, não foram esquecidos.
 E enquanto praticantes e apreciadores de boas peças, só nos poderemos sentir gratos a este fabricante que tem mostrado nas suas últimas criações, tanto ao nível dos plásticos como das resinas, capaz de nos apresentar uma qualidade exemplar.
Obrigado Scaleauto.