domingo, 18 de fevereiro de 2018

Arrancou o Campeonato GT Open

 Está em acção o Campeonato GT Open. Arrancou no Clube Slot do Minho o segundo campeonato promovido pelas iniciativas deste clube, para o corrente ano. Destinado a modelos da categoria GT e aberto a todos os fabricantes, promove assim a diversidade quanto a modelos a poderem ser vistos desfilar neste campeonato.
 E foi de facto variada a opção dos diversos intervenientes, tendo-se visto desde as mais recentes criações, a algumas já com alguns anitos no currículo.
Como habitualmente, a qualificação é o ponto de partida para que se defina posteriormente a ordem de partida e de acordo com as escolhas individuais de cada participante. E foi com especial prazer que assistimos à participação de Jonathan, um recém chegado ao clube, pela sua passagem pelo Campeonato "Open Friday". E coube mesmo a este piloto a abertura da pista para a prova de qualificação.

                              Os participantes                              

 Jonathan Barbosa - Chevrolet Corvette (Scaleauto)


 Francisco Matos - Lamborghini Huracan (Sideways)


 Miguel Carvalho - Lamborghini Huracan (Sideways)


 Rui Mota - Lamborghini Huracan (Sideways)


 Eugénio Veiga - Ferrari (Black Arrow)


 José Pedro Vieira - Ferrari F40 (Slot.It)


 Luís Pinto - Chevrolet Corvette (Scaleauto)


 Luís Azevedo - Lamborghini Huracan (Sideways)


 Paulo Mendes - Lamborghini Murcielago (Black Arrow)


 David Fernandes - Lamborghini Huracan (Sideways)


 David Azevedo - Ferrari (Black Arrow)


 Nuno Mendo - Lamborghini Murcielago (Black Arrow)


 Marco Silva - Chevrolet Corvette (Scaleauto)


 Augusto Amorim - Saleen (Arrow Slot)

A qualificação haveria de nos trazer uma verdadeira surpresa, quando víamos David Azevedo a cumprir apenas uma volta e a estabelecer de imediato o tempo que o levaria à Pole Position. Mas surpreendia também Augusto Amorim que pela diferença mínima levava o velhinho Saleen à segunda posição. Surpresa seria também a quarta posição conseguida por Paulo Mendes, já que o modelo da Black Arrow havia sido o carro surpresa dos treinos que haviam antecipado esta primeira prova.

 Mas estabelecida a totalidade da tabela de qualificação, procediam-se aos preparativos para ordenar os pilotos para a primeira manga, onde participariam Jonathan Barbosa, Miguel Carvalho, David Fernandes, José Pedro Vieira, Luís Pinto e Francisco Matos.
 Pilotos a postos, foi hora de se iniciar a contenda. E era Luís Pinto quem mais surpreendia, já que se assumia como o primeiro dos comandantes desta prova, posição essa mantida por algumas mangas, mesmo após a entrada de alguns dos participantes cuja ordem de partida os situava na calha virtual.


 Haveria de ser intensa a prova, um pouco à imagem do que tem vindo a acontecer na generalidade das provas dos campeonatos que neste clube têm decorrido, já que a vitória haveria de ficar definida pela diferença mínima de 0,1segundos.
 E a surpresa era protagonizada por Augusto Amorim, já que haveria de ser por um triz que não levava à vitória o fantástico Saleen, um modelo de uma geração anterior que se bateria com verdadeira honra com os mais actuais conceitos trazidos ao mundo dos slot car.
Mas com menos uma volta do que os dois primeiros, estiveram Luís Azevedo e David Azevedo, cuja luta deixava também ambos com um diferencial de 1,7 segundos, o que bem demonstra o espírito de verdadeira luta aqui vivido.Mais para trás haveria de ficar Marco Silva, a liderar um lote de bons pilotos
Nuno Mendo marcaria também um interessante ritmo de prova, acabando mesmo por bater o conterrâneo Luís Pinto. Miguel Carvalho ver-se-ía penalizado ao soltarem-se os fios do motor na ligação ao patilhão, o que o atiraria para a cauda da classificação. Mas Jonathan Barbosa, o estreante, não se intimidaria com as prestações dos consagrados, tendo-se mantido muito seguro no seu processo de aprendizagem. Muitos parabéns a este piloto.

O pódio dos pilotos demonstra o grande equilíbrio existido entre os vários modelos participantes, vendo-se nos três degraus um Black Arrow, um Atrrow Slot e um Sideways. Parece não existir para já nenhuma supremacia, muito embora estejamos para vêr as póximas prestações de David Azevedo e o seu fantástico Ferrari, que na verdade, terá sido o melhor dos modelos presentes.
Realçar também a forte adesão dos pilotos a este campeonato, que muito parece prometer. O nível dos pilotos em presença é elevado, mas é igualmente elevado o nível de preparação das máquinas que registaram presença. E conhecendo a garra destes participantes, só poderemos esperar uma próxima jornada em que as surpresas possam ainda ser maiores.
Força, a próxima é já no dia 23.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Campeonato Raid TT Entre Douro e Minho

 Nas instalações do Clube Slot do Minho decorreu a prova de arranque do Campeonato Raid TT Entre Douro e Minho, o maior e mais prestigiado campeonato do norte de Portugal destinado a este tipo de modelos.
 A competição dividia-se entre três classificativas, cujos modelos T2, T3 e T5 admitidos para esta competição, as deveriam cumprir por duas vezes, cumprindo um total de cinco voltas em cada uma das duas passagens.
 A organização esteve a cargo deste clube, mas trata-se de um campeonato cuja organização pertence aos três clubes aderentes, sendo portanto também, da responsabilidade do Slot Clube do Porto e Guimarães Slot Clube.


 E claro, a prova contou com os maiores aficionados de cada uma das entidades organizadoras e as máquinas encontravam-se no geral, com um nível de preparação bastante elevado.







 Houve luta intensa em cada uma das três classes, mas houve também modelos que acabariam por ceder, fruto das exigências de uma competição cujas ratoeiras acabam sempre por ser uma realidade.


 A competição foi pura e dura e cada um dos praticantes teve que se aplicar e saber tirar partido do melhor dos seus argumentos, ser rápido, mas também denotar alguma ciência e saber na gestão das suas provas.

 Um parque de excepcional qualidade foi reunido, onde sobretudo as máquinas da categoria T5  demonstraram um andamento verdadeiramente excepcional. Nuno Godinho conseguiria mesmo levar o seu camião de três eixos, um verdadeiro regalo à vista, ao pódio da sua categoria.


 A tabela da classificação final, onde não cabe no monitor a totalidade das classificações.

          Pódio dos pilotos por categorias          

                   Categoria T2                    

 3º - David Azevedo

 2º - Augusto Amorim

1º - António Carlos Miranda 



                    Pódio Categoria T3                    

 1º Bruno Magalhães / 2º - Damião Castro / 3º - Rui Castro

                    Pódio Categoria T5                    

3º - Nuno Godinho 

2º - Luís Faria  

1º - Bruno Magalhães 


Uma excelente tarde dedicada a uma das vertentes dos slot car, onde os praticantes expressam para além do verdadeiro domínio das suas máquinas, saberes de outro nível no que toca às preparações destas máquinas cujos padrões nada têm que ver com as restantes da mesma modalidade.
Parabéns a todos que com a sua presença marcaram mais uma edição desta modalidade e cuja dedicação fez desta participação, mais uma festa em que os apaixonados pela modalidade sentiram uma vitoriosa união.